Aviação Reviews 

Review: 1/48 Typhoon Mk.Ib – Eduard #11117

A aeronave,

A versão definitiva do Hawker Typhoon seria Mk IB, as seis metralhadoras da versão anterior foram substituídas por 4 canhões de 20mm. Outra modificação é o canopy, o canopy com porta lateral foi substituído por um totalmente transparente em formato de gota. A maior modificação foi no motor, a nova versão agora tem um motor Sabre II com hélice quadripá, uma combinação mais confiável e potente. Estas modificações permitiram que o modelo não só pudesse entrar em combate com os velozes e ágeis aviões alemães mas também realizar missões de ataque ao solo, aliás as missões que o tornaram reconhecido.

Uma versão noturna também foi desenvolvida, chamada de Nf. Mk IB e também uma versão de reconhecimento FR.Mk Ib.

Foram produzidas cerca de 3300 unidades nas mais variadas versões.



Referências,

A Valiant Wings Publishing produz o que considero a fonte de referência definitiva sobre o Hawker Typhoon. O livro da série Airframe & Miniatura, The Hawker Typhoon and Tornado, fiz um review dele tempos atrás aqui no Blog, para ver clique aqui.

O kit,

Composto de 15 sprues, duas folhas de photoetched, máscaras e detalhes em resina, este certamente é um ótimo kit multimídia. No total são aproximadamente 123 peças injetadas. O molde do kit não é produzido pela Eduard, é um molde Hasegawa lançado no final dos anos 90. A injeção é totalmente limpa, sem rebarbas ou peças tortas, e as linhas de rebaixo são adequadas para a escala. É um kit padrão Hasegawa dos anos 90.

O interior é bem detalhado, e com os acessórios em photoetched, fica tudo mais legal. A Eduard lançou neste kit uma nova tecnologia para os painéis de instrumentos, colocando uma lente nos mesmos, ver fotos, ficou ótimo! Porém a Eduard ainda está um pouco longe de conseguir  uma qualidade nos painéis como os da Yahu. Se você quiser um painel mais detalhado para o seu Typhoon, sugiro usar o painel da Yahu.

A Hasegawa partiu a fuselagem para que fosse possível fazer a versão “car door” e a “bubble top” utilizando apenas uma fuselagem, para isso, ela separou a parte superior da fuselagem. Foi uma solução inteligente em economia para o fabricante, porém para nós, teremos um pouco mais de trabalho para selar a emenda e refazer as linhas de painel corretas. Esteja atento para esse detalhe!

O trem de pouso é bem detalhado e já vem com os pneus representando o peso da aeronave, isso é muito bom. Algumas outras peças em photoetched ajudam a incrementar os detalhes destas partes.

O kit possui os estabilizadores horizontais totalmente em resina, com formato correto e ainda com os profundores separados, algo que sempre gosto. Também em resina a hélice quadripá com pás separadas, e não se preocupe com o alinhamento delas, a Eduard fornece um gabarito para facilitar na montagem, sensacional não é? O kit vem sem bombas mas com a opção de ser armado com foguetes.

Para completar máscaras para as rodas e o canopy, algo que julgo primordial hoje em dia, afinal é muito chato perder tempo mascarando…

Os decalques são impressos pela cartograph, de qualidade já reconhecida, compreendem os stencils, e 6 opções de pintura, sendo elas:

O manual do kit pode ser visto aqui (em pdf).

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por cerca de 3o Euros + frete (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 130,00 Reais (cotação abril/2019). Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review: 1/48 Typhoon Mk.Ib – Eduard #11117”

  1. Claudio

    Lucas, fiz uma experiência com um BF 109 da Zvezda comprado na Russia e espero que chegue até o final do mês, só tem de tomar o cuidado de registrar o endereço do compra fora no paypal.
    A loja pode ser confiavel e a Modelimex deve ser, porem nossos correios não o são. 🙁
    Chegando o Gustav vou colocar aqui a minha avaliação do Compra Fora.
    Abraços e parabéns pela iniciativa do site

  2. Claudio

    Caro Lucas, a Modelimex parece ser bem organizada, porem tenho uma duvida, eles enviam o invoice (NF internacional) juntamente a mercadoria?
    Pretendo utilizar este novo sistema dos correios, o Compra Fora, e ele exige o invoice na mercadoria, sei que a pagarei com certeza o imposto de importação porem não quero perder meus modelos depois de chegarem ao Brasil como já aconteceu com um 911 e um 356 Enthusiast Model, raros e caros. 🙁
    Parabéns pela ótima pagina.

    1. Oi Cláudio, obrigado pelo seu comentário e pelos elogios!

      Pelo que entendi essa nova modelidade dos Correios (Compra Fora) é disponível apenas para compras nos USA não é?

      A modelimex fica na República Tcheca. O envio é com rastreio e seguro, a entrega depende da nossa gloriosa Receita Federal, que as vezes libera a mercadoria com 30 dias, às vezes com 90 dias. É sempre uma surpresa.

      Mas fique tranquilo, sou cliente da Modelimex há mais de 10 anos, nunca perdi um pacote sequer, o Petr, dono da loja é meu amigo pessoal, até já visitei ele lá (tem o link da visita aqui no Blog).

      Pode comprar sem problemas! E quanto ao invoice internacional ele vem com a mercadoria, pois é uma exigência da Rep. Tcheca que o pacote acompanhe o invoice.

      Grande plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.