Aviação Reviews 

Review: 1/72 TS-11 Iskra Bis DF – Arma Hobby #70001

O TS-11 Iskra,

O TS-11 Iskra (faísca) é um jato treinador biplace desenvolvido na década de 60 pela PZL Mielec. O modelo foi o primeiro jato a ser desenvolvido na Polônia e atualmente é o mais antigo em serviço na PAF – Polish Air Force – Força Aérea Polonesa. O modelo teve diversas variantes produzidas, incluindo uma versão armada single seat, chamada BR-200. No total mais de 420 unidades foram construídas, firmando a tradição Polonesa em produzir excelentes aeronaves.

O TS-11 Iskra foi vendido a operadores civis ao redor do mundo, como warbird, e alguns encontram-se totalmente operacionais. A Força Aérea Polonesa ainda opera algumas unidades, mas estão sendo substituídas pelo Italiano M-356.

O grupo acrobático Biało-Czerwone Iskry (faíscas brancas e vermelhas) opera um total de 10 TS-11 Iskra, e fazem apresentações por toda a Europa.

O TS-11 Iskra conta com um motor turbojato PZL Rzeszów SO-3 capaz de levar a aeronave a velocidade máxima de 720km/h. Tem autonomia de 1200km e teto máximo de 36mil pés. Pode ser armado com canhões de 23mm, foguetes não guiados e bombas do tipo cluster.


O kit,

Sou um pouco suspeito para falar do TS-11 Iskra, pois ele é uma das minhas aeronaves preferidas, e posso afirmar sem sombra de dúvidas que a Arma Hobby fez um excelente trabalho em reproduzir o modelo.

Esta versão luxo da Army Hobby consiste em dois kits na mesma caixa, cada kit acompanha detalhes em resina, photoetched e máscaras de pintura.

Abrir esta caixa me provocou uma pequena surpresa, pois as peças em resina vieram embaladas em uma pequena caixa e assim ficaram protegidas, esse tipo de cuidado do fabricante é muito bom e mostra o compromisso deles em vender produtos com boa qualidade.

Junto com o modelo veio uma pequena carta em A5, infelizmente com o texto apenas em polonês, utilizei um pouco do google tradutor e meu (pequeno) conhecimento em polonês para traduzir o texto que basicamente diz que este é o primeiro modelo deles, e posso afirmar que estão no caminho certo!

Também na carta eles contam que tiveram um grande apoio dos modelistas poloneses na construção do modelo, e que fizeram o máximo que a tecnologia permitia para reproduzir os detalhes do modelo mais fielmente possível, bem como na engenharia para que a montagem ficasse o mais fácil possível. Alguns pequenos erros foram cometidos no processo de produção na China que podem ser facilmente corrigidos usando como referência o documento que está neste link.

O kit do TS-11 Iskra é composto por 71 peças injetadas divididas em 3 sprues, sendo dois injetados em cinza e um para as transparências. Uma folha de detalhes em photoetched e mais peças em resina (assentos e pneus). A qualidade de injeção é boa e as linhas de painel lembram um pouco os kits da nova fase da Airfix.

Os detalhes são bons para a escala, como o centro das rodas e as pernas do trem de pouso, bem como da parte interna do cockpit. A fuselagem tem bons detalhes porém internamente tem alguns pinos de injeção, mas creio que não ficarão visíveis.

Uma coisa que e chamou um pouco a atenção é que o sprue que vem as partes das asas veio um pouco empenado, nos dois kits da caixa, um um pouco mais do que o outro, não sei se isso será um problema durante a montagem, mas será importante ficar de olho (ver foto). Duas marcas de injeção em cada flap bem visíveis e deverão ser removidas antes da montagem caso o modelista decida montar o modelo com os flaps estendidos.

O kit fornece uma boa gama de detalhes em photoetched, que vão desde os detalhes do cockpit, como também interior do porão de rodas, pilones e até mesmo os wheel chocks. Um outro detalhe presente em photoetched é o freio aerodinâmico das asas, que pode ser montado aberto. No kit esta peça já vem injetada no lugar, portando será necessário abrir a asa caso o modelista deseje montar o freio aberto. Detalhes como a proteção da entrada de ar também estão presentes na folha de photetched. O painel de instrumentos é completado por uma pequena folha de acetato.

Quanto as peças em resina, os assentos tem ótimos detalhes e com a adição dos cintos em photoetched ficarão sensacionais. O mesmo vale para os pneus em resina, que são ainda melhores que os injetados no kit.

As transparências são boas, e tem uma boa forma, porém podem ficar ainda melhores com um pouco de Gauzy agent da AK Interactive ou mesmo cera de chão Future. Uma pequena folha de acetado substitui uma das peças que deverá estar presente no cockpit.

O manual de instruções é impresso em tamanho A5 e consiste em um pequeno livreto com 16 páginas coloridas impressas em papel couché. As instruções são bem claras e estão em Polonês/Inglês. Não há indicações de cores em nenhuma marca, porém as cores são indicadas nos padrões Federal Standard.

É importante notar que o manual pede para lixar várias peças antes da montagem, portanto estudo-o muito bem antes de montar para evitar complicações durante a montagem.

Os detalhes do cockpit parecem muito bons, e são complementados pelas peças em resina, uma folha de acetato e photoetched. As peças presentes no kit achei um pouco simples demais então os aftermarkets nesse caso se fazem bem necessários.

Para completar todo o kit, máscaras de pintura para as rodas e o canopy são fornecidas, valorizo demais esse tipo de coisa em um kit pois garante um bom acabamento e facilita muito a vida do modelista.

Os decalques são bem impressos e compreendem 6 aeronaves, também incluem stencils . A impressão é boa e a camada de verniz adequada para a escala. Creio que não haverá problemas ao utilizá-los. Abaixo as versões disponíveis. Essa versão de tubarão me encheu os olhos!

 

Se eu recomendo? claro que sim!

Referências

A série de livros Kagero Topshots aborda os Walkarounds incluindo dezenas de fotos coloridas. São fotos de todos os detalhes, porões de rodas, painel de instrumentos, trem de pouso, e tudo o que uma aeronave ou veículo militar possui e que possa ser detalhado. Os livros também incluem bônus, que podem ser máscaras de pintura para as transparências, posteres, ou até decalques. Os livros são impressos em papel couché e encadernados em formato brochura. As fotos são claras e acompanham legendas em Inglês e Polonês.

Estes pequenos livros são fontes de referência obrigatória para qualquer modelista. E tem um custo extremamente baixo, em média €3.00 (cerca de 15Reais) + frete. Para ver todos os itens desta série, clique aqui.

TS-11 Iskra TOPSHOTS #11044
Páginas: 44
Fotos: 165
Texto: Inglês/Polonês
Bonus: Poster TS-11
Para comprar, clique aqui

Pintura

A HATAKA possui sets especiais com todas as cores exatas para o Iskra, que aliás foram criados em conjunto com o pessoal da Arma Hobby. Para comprar aqui mesmo no Brasil, na Plastic Kits, clique aqui.

 

Onde comprar,

Este kit versão de luxo custa US$71,20+ frete (cerca de 275Reais – cotação junho/2019). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 200,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.