Aviação Reviews 

Review: 1/72 TT-1 Pinto – Special Hobby – #72206

O TT-1 Pinto

O TEMCO TT-1 Pinto foi desenvolvido de acordo com uma requisição da US Air Force (Força Aérea dos Estados Unidos) em Abril de 1952 para uma aeronave de treinamento. Esta requisição viria a ser ganha mais tarde pelo Cessna T-37.

Um dos projetos concorrentes foi justamente o modelo apresentado pela TEMCO que consistia em um treinador com motor à jato. O primeiro protótipo voou em março de 1956, o modelo também foi apresentado para a US Navy que encomendou 14 unidades. Curiosamente estas aeronaves foram utilizadas para treinamento de cadetes que nunca tiveram nenhum contato com aeronaves à reação.

Como o modelo tinha baixa performance de motor, e seu tamanho era pequeno, os pilotos o apelidaram de “Tinkertoy”, em alusão aos brinquedos de montar no estilo lego.

O TT-1 Pinto serviu na US Navy até os anos 60 e depois foram aposentados ou vendidos para operadores civis, e alguns exemplares estão operacionais ate hoje.

O kit

Certamente esse é um modelo bastante incomum, bem ao estilo dos kits produzidos pela Special Hobby. O único kit que conheço deste modelo é um da antiga Aurora na estranha escala 1/42.

Apesar do seu nome sugestivo a “piadinhas de mau gosto” por parte dos modelistas aqui no Brasil, o TT-1 Pinto é uma aeronave bastante charmosa e representa muito bem as aeronaves da década de 50/60, uma das minhas preferidas.

O kit é simples e de fácil montagem, são apenas 3 sprues, dois injetados em cinza, e um para as transparências. No total são cerca de 53 peças.

Os detalhes para a fuselagem são bons, com baixo relevo fino e adequado para a escala e não há pinos aparentes. O único problema que encontrei foi uma marca na fuselagem, mas com um pouco de putty será fácil de resolver. Lembrando que este é um kit no estilo short-run, portanto sua montagem é um pouco mais difícil que o habitual.

Um detalhe importante: para as asas será necessária para que colá-las com o diedro correto, uma vez que esta informação não está no manual. Segundo um folheto da TEMCO que encontrei para download o diedro era de 6º. Para baixar esse folheto clique aqui. Para as entradas de ar do motor há marcações de onde se deve colá-las.

 O cockpit é simples e não há muitos detalhes, porém os que estão presentes são adequados para o modelista menos exigente. Não há decalques representando os instrumentos, portando eles deverão ser pintados ou utilizar um aftermarket. Os assentos são ultra simples e certamente necessitam uma melhoria.

Detalhes como o trem de pouso são simples, porém justos para a escala e o tipo utilizado para este modelo.

A única coisa que me deixou um pouco desapontado com o kit foi o canopy, embora sua transparência seja boa ele está moldado em uma única peça única, e para ser montado aberto, deve ser cortado em dois lugares. Sempre fico com muito medo de cortar essas peças. Talvez se usar um pouco de Gauzy Agent da Ak Interactive já seja suficiente para deixá-lo bem transparente e mostrar os detalhes.

Algo que chamou a atenção no kit é a presença de tanques auxiliares, estes tanques equipavam apenas a versão  T-610 “Super Pinto”. Embora esta opção não seja mostrada no kit, será fácil para o modelista montá-la caso deseje. Achei isso interessante, porém seria legal se essa opção estivesse como opcional no kit sendo mostrada no manual. Dei uma pesquisada na internet e a Special Hobby não lançou nenhuma versão do T-610, talvez isso seja feito no futuro.

Os decalques são bem impressos e contemplam uma grande parte de stencils e marcações para 4 aeronaves, todas pintadas em amarelo e apenas para a US Navy (Marinha dos Estados Unidos). Sendo elas:

  • TT-1 Pinto BuNo 14428, Naval Air Test Center, Patuxent River, Maryland, 1958.
  • TT-1 Pinto BuNo 14423, the first of fourteen produced TT-1s, 1957
  • TT-1 Pinto BuNo 144234/404-2S, used for experimental pilot training in TT-1s, Saufley Field, NAS Pensacola Florida, 1960.
  • TT-1 Pinto BuNo 14426, Naval Air Test Center, Patuxent River, Maryland, 1958

O manual é simples, e consiste em 10 páginas impressas em colorido no tamanho A5. A montagem me pareceu bem simples e sem complicações. As cores indicadas para a pintura são da marca Mr Hobby.

Aftermarkets

A MPM produz uma excelente, e ao meu ver, necessária folha em photoetched com alguns detalhes que melhoram bastante o kit. Este acessório contem detalhes para os assentos, como cintos de segurança, painel de instrumentos, console laterais e detalhes para as entradas de ar e trem de pouso.

Este review teve o patrocínio de minha carteira com a ajuda do meu cartão de crédito!

 

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review: 1/72 TT-1 Pinto – Special Hobby – #72206”

  1. Vlamir FІЯЭFФЖ Bueno

    Para os mais veteranos como eu, devem lembrar do XJ-7, anv desmontável, na série “O Homem de Seis Milhões de Dólares”…

    1. Caramba Vlamir nem eu lembrava mais! e é mesmo!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.