Aviação Reviews 

Review: 1/72 JASDF F-15J EAGLE – PLATZ #AC-29

A aeronave,

O F-15J Eagle é o caça principal da JASDF (Japan Air Self-Defense Force). Ele foi desenvolvido para a USAF (US Air Force) durante a década de 70 e continua até hoje como o principal vetor de combate.

O primeiro voo do F-15 aconteceu em 1972, e começou a ser utilizado pela USAF já em 1976. O F-15J é uma variação da versão F-15C, diferenciada apenas pelos motores e sistemas de radar.

Foram produzidas 139 unidades do F-15J, sendo 137 delas construídas sob licença no Japão pela empresa Mitsubishi. O F-15J foi avaliado em 1975 pelo governo Japonês com a finalidade de substituir os F-104 e Phantoms utilizados até então. A McDonald Douglas produziu dois modelos e enviou para avaliação. O primeiro modelo F-15J foi produzido em 1980 e o primeiro modelo operacional começou a voar em 1981. A variação biplace é denominada F-15DJ.

Em 1999 o governo Japonês iniciou um processo de modernização das células, e o modelo passou a ser conhecido como J-MSIP  (Japan-Multi-Stage Improvement Program).

Atualmente estes são os esquadrões que operam o F-15 na JASDF


O kit,

Este na minha opinião é o melhor kit do F-15J na escala 1/72 já produzido, ultrapassando facilmente o bom e velho Hasegawa. O nível de detalhamente dele é fantástico, e a montagem muito fácil, se você não viu já montei um destes aqui no Blog, clique aqui para ver o passo a passo da montagem.

São 206  peças!! divididas em 6 sprues injetados em cinza e 1 sprues para as transparências. Os detalhes para o interior são bons, com botões e painéis laterais bem detalhados, o painel de instrumentos também é bem reproduzido, mesmo assim a empresa em parceria com a Eduard criou um set de detalhamento em photoetched para o interior e exterior do modelo, quando lançou o F-15J pela primeira vez em 2015. Esse set ainda está disponível para venda

Um dos detalhes desse kit que me chama mais a atenção são as “pétalas” da tubeira que estão todas desmontadas, os porões de rodas possuem marcas de rebites dentro das portas, um detalhe que nem sempre é encontrado em kits até de maiores escalas.  Os detalhes internos das turbinas também são muito bons, não faltando nada que seria visível nesta escala.

O assento é montado em três partes, duas laterais e uma central, neste ponto o kit peca por não ter os cintos de segurança, embora eles sejam encontrados na folha de photoetcheds que deve ser comprada em separado.

As asas tem bons detalhes destacando novamente as linhas de rebites e os painéis em baixo relevo, o mesmo vale para a fuselagem que tem inclusive a possibilidade de ser montada com o freio aerodinâmico aberto.  Achei interessante o disco do freio do trem principal vir em separado da roda, um detalhe interessante, porém as rodas poderiam vir separadas dos pneus também, pois sempre facilita o trabalho de acabamento.

Um erro que cometi quando montei esse kit foi ter colocado peso no nariz, por medo dele ficar um “tailsitter” porém o peso que coloquei acabou por forçar o trem de pouso dianteiro que é bem delicado, entortando a roda. Alguns detalhes são minúsculos, especialmente os do trem de pouso e as antenas e tubos de pitot, tudo isto está injetado no kit.

A montagem se dá em 10 passos, o manual está em Inglês e Japonês porém nem tudo do Japonês está traduzido para o Inglês, portanto um pouco de atenção e olho nas referências será necessário durante a montagem para não perder ou montar algo errado. Infelizmente este é um problema da marca, porém explicável uma vez que a mesma visa mais o mercado interno que o externo para vendas.

As transparências são boas porém possuem um problema, uma grande marca de injeção na bolha principal, isso pode ser removido com polimento usando aquelas lixas de manicure, mas que dá um grande medo de polir tenho que admitir que dá (risos)

O armamento consiste em :

4 x AAM-4 (versão Japonesa equivalente ao AIM-7 Sparrow) sob a fuselagem
3 x tanques extras que podem ser colocados nos pilones centrais ou nas asas.
4 x AAM-3 (versão Japonesa equivalente ao AIM-9 Sidewinder) sob as asas

Os decalques são impressos pela Italiana Cartograph de qualidade já reconhecida e compreendem uma única aeronave com pitura comemorativa. Prepare-se para colar literalmente centenas de stencils da aeronave.

  • 306th Squadron 2018 Komatsu Base Air Festival Commemorative paint machine “Shinshin-book”

Esta pintura trás desenhos dos personagens de uma peça tradicional do teatro Kabuki chamada KanJinCho.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 4,298JPY cerca de 149Reais + Frete (cotação Julho/19), para comprar clique aqui. Também pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ. Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí e até a próxima ….

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review: 1/72 JASDF F-15J EAGLE – PLATZ #AC-29”

  1. RICARDO AUGUSTO DOS SANTOS

    Apesar de não ser minha escala de preferência, achei fantástico o Kit e sem dúvida teria um em minha coleção.
    Valeu Lucas pelo post.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.