Aviação Reviews 

Review: 1/48 Yakovlev YAK-52 – Hobby Park #48101

A aeronave,

O Yakovlev YAK-52 foi um treinador primário desenvolvido na união soviética na década de 70 e produzido na Romênia até 1998. É uma aeronave de excelente performance acrobática e atualmente é adota para a competição One Design da FAI (Federação Aeronáutica Internacional). As versões atuais do modelo contam com muitas modificações do projeto original, como aumento da área do estabilizador vertical, e a homologação para voo noturno.

O modelo é equipado com motor radial de 9 cilindros Vedeneyev M14P de 360hp, curiosamente este motor também equipa os acrobáticos Su-26, Su-29 e Su-31, além do PZL-Wilga e outros.

Depois da queda do bloco soviético muitas aeronaves foram adquiridas por operadores civis e permanecem em voo ao redor do mundo. É uma aeronave bastante conhecido pelos fãs de acrobacia aérea.


 


O Kit,

Este kit do Yak-52 é um verdadeiro kit short-run, injeção simples, sem rebarbas, mas com detalhes que precisam ser um pouco trabalhados. Sendo assim não recomendo para iniciantes. No total são 4 sprues totalizando apenas 90 peças. O kit também inclui uma folha de photoetched para ajudar a melhorar o nível de detalhamento. Este kit não é injetado pela Park Hobby, mas sim pela Ark Models, ou seja é um rebox com um extra de decalques. A Hobby Park é uma empresa de modelismo Romena.

As peças tem detalhes em baixo relevo, e as superfícies que possuem cobertura de tela estão bem representadas e separadas, como o leme e profundores.

O interior do modelo é simples, e os detalhes são melhorados com as partes em photoetched como os cintos de segurança e o painel de instrumentos. Aliás o painel de instrumentos deverá ser melhorado, pois as peças injetadas não são muito boas, e o painel em photoetched representa apenas os instrumentos sem os mostradores, faltou ao fabricante adicionar uma pequena folha de acetato com os mostradores.

No geral os detalhes do kit são bem interessantes, porém será necessário retrabalhar algumas peças para deixá-las mais delicadas para a escala. O intradorso inferior deverá ser bem lixado, pois ali foi onde encontrei mais problemas de injeção (ver fotos)

O manual é uma folha A4 impressa dos dois lados e não trás indicações de cores das peças/partes, embora um código com uma letra esteja presente em alguns lugares.

Um encarte especial colorido é fornecido com as indicações de pintura e aplicação dos decalques, bem como fotos de referência, mas novamente não há indicação de cores de pintura.

Os decalques trazem o stencils e roundels da Força Aérea da Romênia e os números permitem fazer qualquer aeronave presente no inventário de sua Força Aérea. Eles me pareceram bem impressos e acredito que não haverá problemas ao utilizá-los. Embora a Hobby Park produza um set de decalques para a aeronave, neste kit o set não está completo, faltando as listras laterais.

As transparências são um pouco grossas por assim dizer e devem ser polidas e utilizados algum material para ajudar a melhorar o brilho como o Gauzy agent da AK Interactive ou mesmo cera de chão Future.

Aftermarkets

Existem alguns aftermarkets disponíveis para o Yak-52, como máscaras para o canopy e rodas em resina, para ver clique aqui.

Como o Yak-52 é uma aeronave utilizada por todo o mundo não faltará pinturas disponíveis para a imaginação do modelista.

Este é um kit bem diferente para adicionar à coleção, bem no estilo que gosto de montar,  e que certamente ficará muito bonito na estante.

Onde comprar,

Este kit custa US$21,70 + frete (cerca de 80 Reais – cotação Setembro/2019). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 200,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/48 Yakovlev YAK-52 – Hobby Park #48101”

  1. sergio

    Lucas, fiquei com uma enorme dúvida! Você não está de férias?
    Que tal desligar um pouco? Plastiabraço

    Sergio

    1. Opa, eu estava, os posts ficaram programados para publicação automática 🙂

      Já estou de volta às terras Tupiniquins.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.