Aviação Reviews 

Review: 1/72 FH-1 Phantom – Special Hobby #SH72297

O FH-1 Phantom

Embora ofuscado pelo sucesso do Phantom II, o FH-1 Phantom foi o primeiro caça com esse nome e também a primeira aeronave com motores à reação a operar em um porta aviões. O modelo serviu como testes para o uso de jatos em porta-aviões e foi a base para o desenvolvimento do F2H Banshee.

O FH-1 Phantom vou pela primeira vez em Janeiro de 1945, era uma aeronave biplace impulsionada por dois motores à reação Westinghouse J30 que permitiam ao modelo voar a velocidade máxima de 810km/h e um alcance de 1100km.

Seu armamento constituía de quatro metralhadoras .50 montadas no nariz e mais o pontos nas asas para foguetes de 5 polegadas.

Foram construídas apenas 64 unidades do FH-1 Phantom, que foram utilizadas por diversos esquadrões da US Marina Corps, inclusive um de demonstração aérea, conhecido como Gray Angels, em alusão ao recém formado grupo da US Navy, o Blue Angels.

O modelo nunca foi usado em combate, sendo seu sucessor, o F2H Banshee usado como muito sucesso na Guerra da Coreia.



O kit,

São 4 sprues, 3 injetados em cinza e um para as transparências e mais uma folha de photoetcheds. No total são 105 peças. A qualidade da injeção é o que mais chama a atenção neste kit, os detalhes são muito bons, finos e precisos para a escala. As linhas de painel são em baixo relevo e de profundidade adequada para a escala, e embora o fabricante seja conhecido por fabricar kit short-run, este kit não tem qualidades de short run.

Os detalhes que mais me chamaram a atenção são os do trem de pouso, as rodas estão bem detalhadas assim como o os wheel bays e pernas do trem de pouso, todos bem detalhados.

O cockpit tem bons detalhes, o painel de instrumentos é fornecido em forma de decalques, porém a Eduard fabrica um set de photoetched para o interior que recomendo. (SET EDU-73642). Na folha de photetched que vem inclusa no kit são fornecidos os cintos de segurança.

O manual de instruções é muito claro, com instruções em Tcheco e Inglês, e colorido, o que ajuda bastante sobre qual cor pintura durante a montagem.  Sinceramente um excelente modelo para a escala. As cores indicadas no manual são para a marca Gunze, tanto as aqueous quanto as acrílicas.

Quanto as marações a folha de decalques permite 4 versões e ainda inclue todos os stencils. Eles são impressos pela cartograph, portando de excelente qualidade. As marcações são as seguintes:

  • FH-1 Phantom, 750 (Bu.No. 111750) NATC (Naval Air Test Center), Naval Air Station, Patuxent, River.
  • FH-1 Phantom, 108 (Bu.No. 111779) Naval Air Reserve, Naval Air Station, Grosse Ile, 1951.
  • FH-1 Phantom, 108 (A-FH-1, Bu.No. 111761), Marine Aerobatic Display Team (unofficial name: The Flying Leathernecks), VMF-122, US Marine Corp, National Air Races, Cleveland, Ohio, 1949. Pilot: 1st Lt. “Mac” McManus.
  • FH-1 Phantom, N2482A (Bu.No. 111769), Aircraft used for civilian jet training at the Teterboro School of Aviation, 1960s.

Aftermarkets

A Eduard tem um ótimo set para detalhamento do interior (SET EDU-73642).

Se recomendo o kit? Definitivamente que sim!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.