Militaria Reviews 

Review 1/72 Phänomen Granit 25H – Attack Kits – #72922

O veículo,

O Phänomen Granit 25 foi desenvolvido de acordo com as especificações do engenheiro Alfred Haesner como um caminhão de uso leve para a Reichswehr, sua produção em série foi iniciada entre os anos 1930 e 1931 na fábrica de automóveis Zwickau.

Depois do início da guerra Espanhola em 1936 o modelo, agora convertido para o serviço de ambulância, foi utilizado pela Legião Condor e eram facilmente reconhecidos por ser um veículo que não havia porta para o motorista. E nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, o modelo ambulância era utilizado pela Wehrmacht. O veículo continuou sendo utilizado em diversas variantes até 1941.

O kit,

O kit representado pela Attack traz o Phänomen Granit na versão “Mannschaftstransportwagen” (transporte de tropas) muito utilizado pela polícia militar Alemã e também pela Luftwaffe para transporte de tripulações. Este kit foi duramente criticado quando do seu lançamento inicial devido a ter o seu chassis incorreto, porém isso foi corrigido recentemente com um “new tool” para o kit.

O kit é composto de 3 sprues, sendo dois para as peças em cinza e um com a transparência, também inclui o kit um folha de photoetched e decalques.

No total são 37 peças injetadas e mais 21 peças em photoetched totalizando 58 peças no total. O kit me parece ser produzido no estilo “short-run” porém o nível de detalhes é bom para a escala. Os pneus estão bem representados e felizmente não são de borracha, o chassis tem bons detalhes no interior e é complementado por peças que compõem a suspensão e sistema de tração.

A carroceria tem detalhes como volante e coluna de direção, e os pedais estão injetados diretamente na peça que compõe o chassis. O parabrisas pode ser montado utilizando a peça transparente ou uma folha de acetato e uma peça de photoetched, que so meu ver, fica bem melhor devido a escala reduzida do modelo.

A parte traseira da carroceria não possui muitos detalhes sendo complementada apenas com bancos laterais para o transporte das tropas, um excelente convite para compor um pequeno diorama ou vinheta.

Quanto as marcações e pintura o kit permite a construção de dois modelos sendo eles:

  • Phänomen Granit 25H Kfz.31 – Pol. 95382, unknow unit, Military Police, Ukraine, 1942, Eastern Front
  • Phänomen Granit 25H Kfz.31- WL-312456, Lutfwaffe, France, 1942

Ambos são pintados em Panzer Grey, o manual faz referência a coras da marca Agma, Tamiya, Revell e Humbrol.

O kit se mostrou bastante promissor na montagem e acredito que não haverá problemas com ele na bancada, em breve farei um post com o passo a passo da montagem aqui no Blog.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente com o pessoal da Attack Kits e custa 14,71 Euro, cerca de 67 Reais + frete. Para comprar clique aqui.

Deixo aqui registrado meu mais sincero agradecimento ao casal proprietário da Attack Kits por me receber em sua loja durante o E-day e por gentilmente oferecer esse kit par review.

Muito Obrigado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 Phänomen Granit 25H – Attack Kits – #72922”

  1. sergio

    Oi, Lucas. Parece ser muito bom sim. E para quem pretende fazer um diorama na escala 1/72 será ótimo.
    Acho que deverá ser uma montagem gostosa.
    Plastiabraços
    Sergio

    1. Sim Sérgio, aquelas montagens rápidas que nos anima.

      Vou começar a montagem em breve:)

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.