Aviação Reviews 

Review: 1/72 JA-37 Viggen Fighter – Special Hobby #SH72384

A história do Viggen,

O JA-37 Viggen (Trovão em Sueco) foi uma aeronave muito à frente do seu tempo, o seu desenvolvimento foi iniciado nos anos 50 e fez seu primeiro voo em 8 de fevereiro de 1967.

Muito do seu design único com sua asa em delta e sua configuração canard, fez com que o Viggen fosse consideraço o caça mais avançado do continente Europeu até meados da década de 80.

O Viggen é equipado com um motor VOLVO RM8, produção sob licença do Pratt&Withney JT8D com a adição de reverso e afterburner, combinado com sua asa única o modelo tem capacidades de pouso e decolagens extremamente curtas. O modelo também teve algumas variantes, como a de treinamento, reconhecimento e anti navio.

O último Viggen foi retirado de serviço em 2005, sendo todos eles substituído pelo Gripen. Principalmente por razões políticas o modelo nunca foi exportado. Foram produzidas 329 unidades. Atualmente apenas uma aeronave ainda está em condições de voo um AJ-37 s/n 37098 e é mantido pela Swedish Air Force Historic Flight.

Uma das coisas mais incríveis do Viggen é que suas equipes eram altamente treinadas para operar de rodovias, fazendo com que o tempo de reação caso necessário fosse extremamente baixo, uma equipe de cinco pessoas era capaz de remuniciar e abastecer um Viggen para o combate em cerca de 10 minutos.

 Na década de 80 foram registrados 322 interceptações de voo de SR-71 Blackbird voando sobre o mar Báltico, principalmente sobre águas internacionais, e em alguns casos o radar chegou a ser travado para disparo de sidewinders no SR-71, o primeiro encontro ente um JA-37 e um SR-71 aconteceu em 26 de outubro de 1982. Essas operações eram usadas como treinamento de resposta a invasão do espaço aéreo Suéco. Algo que considero sensacional no Viggen é sua razão de subida de incríveis 40 mil pés/minuto, ou seja, conseguia chegar na altitude dos SR-71 em menos dois minutos.


 O kit,

Nada menos do que 9 sprues estão dentro da caixa totalizando 163 peças. Algumas destas peças não serão utilizadas nesta versão (JA) pois pertencem a versão biplace (SK-37).

A injeção é boa, com muitos detalhes pequenos e baixo relevo bem fino, isso vem acontecendo com os kits da marca, pois eles estão deixando de usar moldes no estilo short-run e passando a utilizar de metal, que permitem justamente ter mais detalhes na injeção.

A fuselagem devido ao seu formato diferenciado vem dividida em duas partes no sentido horizontal, ao contrário que estamos acostumados no sentido vertical, e isso ajuda muito no acabamento final do modelo. Os detalhes em baixo relevo estão finos e adequados para a escala. Inclusive em alguns pontos além das linhas de painel também há rebites.

O trem de pouso é detalhado, as pernas e os pneus tem bom nível de detalhamento, e as portas dos porões tem os detalhes internos, algo que nem sempre se vê em modelos nesta escala.

O painel de instrumentos tem detalhes em alto relevo, e me parecem bem adequados para a escala, na folha de decalques é fornecido um decalque para os instrumentos.Caso o modelista deseje há um set de detalhamento em photoetched. Também há consoles laterais e assento, todos com um bom nível de detalhes. Recomendo apenas substituir o assento do kit por um de resina que tenha os cintos de segurança, pois esse detalhe não está presente no kit.

Os detalhes da turbina são excelentes, e tem tanto a entrada de ar do turbofan, novamente algo que nem sempre se vê, bem como os detalhes do escapamento do motor e também os reversos, que são bem característicos do modelo. E o duto de ar de admissão do motor também está no kit!

A asa tem todos os paineis e está bem injetada, facilitando bastante a montagem, ótimos detalhes estão presentes no wheel bay do trem de pouso principal.

Quanto as transparências a qualidade delas e ótima, e o canopy pode ser montado aberto ou fechado. Também estão inclusas as luzes de navegação.

O modelo tem alguns opcionais, como as portas do trem de pouso que podem ser montadas abertas ou fechadas, freios aerodinâmicos e também o gerador de energia de emergência (RAT) que pode ser montado estendido. O reverso também pode ser montado aberto ou fechado.

O manual diz que não há necessidade de colocar peso no nariz, a não ser que seja colocado armamento nas asas, que aliás achei o único ponto negativo do kit, pois não há nenhum armamento disponível, apenas tanques de combustível. Se você tiver curiosidade e quiser dar uma olhada no manual, você pode fazer o download na página do produto neste link.

Ainda sobre o manual ele é do tamanho A4 e tem impressão colorida e em papel couché de ótima qualidade. As indicações de cores são para as tintas da marca Mr Color. Os decalques permitem a construção de 3 aeronaves diferentes sendo elas:

  • JA 37 s/n37410, Red 10, Wing F16, Uppsala, August-October 2003.
  • JA 37 s/n 37386, Black 54, Wing F4, Östersund-Frösön, 1986.
  • JA37 s/n 37332, Red 12, Wing F16, Uppsala, 1992.

Além de todos os decalques necessários para as versões acima, a folha de decalques ainda possuiu os stencils! E quanto a qualidade dos decalques eles são impressos pela empresa Italiana Cartograf.

Acessórios,

A Special Hobby já tem alguns acessórios à venda como rodas, cockpit, assento, RAT, reversos e freio aerodinâmico, para ver a lista completa de acessórios para o Viggen na 1/72 e 1/48  clique aqui.

Referências do Viggen,

Um ótimo livro sobre a aviação Sueca é o Swedish Jet Fighter Colours publicado pela MMP Books, aqui no Spruemaster fiz um review dele, para ver clique aqui.

Um outro livro que recomendo é o SAAB Viggen da H.M.H. Historical Military Heritage, para ver clique aqui

Alguns modelos estão preservados em museus ao redor do mundo e tive a sorte de fotografar  AJSF 37 s/n 37957 c/n 56-21 no museu Kbely, em Praga, República Tcheca.

Algumas fotos que fiz no museu, infelizmente não consegui fazer muitas fotos pois estava chovendo no dia que visitei.

 

Onde comprar,

Este kit do Viggen pode ser comprado diretamente na Special Hobby, e custa cerca de 617 Kč, aproximadamente 107 Reais + Frete. Para comprar clique aqui.

Este kit foi gentilmente cedido pela Special Hobby durante a visita que fiz em sua fábrica, em breve irei publicar aqui no Blog.

Meu muito obrigado para a Special Hobby!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/72 JA-37 Viggen Fighter – Special Hobby #SH72384”

  1. sergio

    Ótima matéria. Muito interessante foi ver no filme o Viggen manobrando, dando marcha ré para se posicionar para a nova decolagem. Um uso do reverso não muito corriqueiro.
    O avião voava maravilhosamente e eu abismado com o desempenho dele na terra. hahaha.
    A ascensão dele é impressionante.
    O kit parece ser de excelente qualidade.
    Parabéns! Plastiabraço
    Sergio

    1. Pois é Sérgio! Ele era um monstro de aeronave!

  2. Jose Luiz Dalmiglio

    Excellent reportagem Lucas!!!

    1. Oi José Luiz, muito obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog.

      Fico feliz que tenha gostado do review 🙂

      Obrigado!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.