Aviação Reviews 

Review 1/72 DH. 100 Vampire FB.6 “Pinocchio Nose” – Special Hobby SH72391

O Vampire,

O DH. Vampire é um caça à jato utilizado pela RAF (Royal Air Force). Sua história tem início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a RAF encomendou um novo avião à jato para entrar em sua frota. O primeiro voo do Vampire aconteceu em 1943, e ninguém menos que Geoffrey de Havilland estava nos comandos do protótipo.

O Vampire foi a segunda aeronave com motores deste tipo a entrar em operação com a RAF, sendo o primeiro o Gloster Meteor. O modelo serviu de 1955 até 1966 como treinador. Outros países também utilizaram esta fantástica aeronave que teve muitas variantes incluindo uma naval (Sea Vampire) sendo esta a primeira aeronave com motores à jato a ser utilizada em porta aviões em toda a história. No total cerca de 2368 unidades foram construídas em diferentes versões.

Me lembro de na adolescência ter lido o livro “O Pastor” de Frederick Forsyth que conta a história de um piloto de Vampire que é ajudado por um “avião fantasma” vale a pena ler este livro.

A força aérea da Suiça equipou os seus Fb.6  com assentos ejetáveis e também com um nariz mais alongado, dando a ele o apelido (não oficial) de Pinocchio.

Abaixo algumas fotos que fiz quando visitei o Museu Kbely em Praga no ano de 2011:



O kit,

Para os fãs dessa pequena aeronave este kit é um “must have”. São 4 sprues, 22 peças em resina e uma folha de photoetched. No total são 77 peças injetadas, sendo que algumas delas não serão utilizadas, pois pertencem a versões diferentes da aeronave.

Este kit já faz parte da nova tecnologia de injeção que vem sendo utilizada pela Special Hobby, veja mais  neste post aqui sobre a visita que realizei na fábrica da Special Hobby, portando o nível de detalhamento é superior.

O que chama mais a atenção são as linhas de painel, todas muito finas e adequadas para a escala, em alguns locais até as marcas de rebites estão presentes. Os detalhes externos da fuselagem e das asas são melhores que os do kit da Airfix, mais finos e mais detalhado. A montagem da fuselagem também achei mais inteligente, uma vez que ela é feita em partes superior e inferior.

O interior é simples, com assento, painel de instrumentos e manche. Não há painéis laterais. Os instrumentos e os cintos de segurança são fornecidos em forma de decalque. Isso é suficiente para quem pretende montar o kit com o canopy fechado, mas para os modelistas que pretendem montar o canopy aberto, recomendo um set de aftermarket ou resina para complementar.

Falando em resina, o kit vem com alguns detalhes externos, como tanques e foguetes, além de mais algumas pequenas peças. O trem de pouso é um show à parte, detalhado e com o centro das rodas separado, algo que sempre ajuda um bocado na montagem do modelo.

Quanto aos decalques são impressos pela cartograf, então de ótima qualidade, e compreendem 4 pinturas diferentes (ver abaixo). Na folha de decalques também estão inclusos os stencils.

As transparências são de ótima qualidade e permitem montar o modelo como canopy aberto ou fechado. O manual de instruções é impresso em tamanho A5, colorido e em papel couché, melhor qualidade impossível. As tintas recomendadas

Este é um kit totalmente recomendado se você é fã de aviação Inglesa. De longe o melhor Vampire na 1/72 que já vi.

Onde comprar,

Onde comprar,

Este kit do Vampire pode ser comprado diretamente na Special Hobby, e custa cerca de 393 Kč, aproximadamente 70  Reais + Frete. Para comprar clique aqui.

Este kit foi gentilmente cedido pela Special Hobby durante a visita que fiz em sua fábrica.

Meu muito obrigado para a Special Hobby!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.