Reviews wargames 

Cruel Seas – Jogo de batalha com plastimodelismo!

O que acontece quando você junta um ótimo RPG com Plastimodelismo? Nada mais nada menos que MUITA diversão garantida! É essa a proposta da Warlord Games com esse novíssimo jogo de batalha.

O Cruel Seas é um jogo de batalha naval ambientado na Segunda Guerra Mundial e tem seu modo de jogar baseado nos jogos da série Bolt Action.

A caixa que recebi permite que dois jogadores (ou times) possam combater entre si, neste caso em específico o jogo vem com embarcações Inglesas e Alemãs para montar e pintar na escala 1/300. A caixa básica (starter set) que recebi vem com os seguintes itens:

  • Livro de regras no tamanho A4
  • Guia rápido e manual de pintura das embarcações no tamanho A4
  • 6 x Vosper Motor Torpedo Boats
  • 4 x E-boats
  • 1 x set de marcadores de torpedos plásticos
  • 1 x set de marcadores de fumaça (para danos)
  • 1 x base imitando o mar no tamanho A0
  • 3x die-cut punchboards – artes em papelão representando aeronaves, ilhas, faróis, etc.
  • Data-cards para os Vosper MTBs, E-boats e um navio mercante
  • Marcadores de onda (tiro)
  • Cartões de dados das frotas (eixo e aliados)
  • Set de dados de jogo (D10 & D6)

Ao abrir a caixa confesso que fiquei um pouco assustado com o tanto de coisas que se tem que aprender para poder jogar, mas conforme fui lendo o manual percebi que não é assim tão difícil, não posso esquecer de dizer que tudo está em Inglês, sendo esta uma ótima oportunidade pra treinar o seu Inglês.

Um game set para jogar irá precisar de um espaço de pelo menos 120cm x 120cm para o nível básico, para frotas maiores deverá ter pelo menos 180cm x 120cm. A base imitando o mar que vem no set é realmente linda, gostei muito, é uma pena ser impressa em um papel um tanto fino e como é muito grande, acredito que deve estragar um pouco rápido devido ao processo de sempre dobrar, seria muito bacana se ela fosse impressa em tecido. Esse é o único ponto que achei que poderia ser um pouco melhor.

Sobre o jogo, o manual vem com três cenários de missão básicos para se aprender a jogar:

Ships in the Night – Seus navios estão retornando para a base no amanhecer, a noite foi sem intercorrências até que você vê uma unidade de navios não identificados emergindo da escuridão…
– Torpedo run – Todas as nações movimentam seus navios e homens mercantes para um sistema de comboio, com os navios mercantes geralmente no meio das embarcações militares, sua missão é defender seu comboio até a morte.
– To the rescue – Um sinal foi detectado e um dos seus navios está com problemas, foi danificado e está a deriva. A tripulação manteve o barco à tona até o momento, o navio precisa ser rebocado de volta ao porto. Tudo se parece com mais uma missão rotineira, porém o inimigo sentiu o cheiro de sangue e está se movendo para matar…

Além dos três cenários propostos, o manual também apresenta regras avançadas que permitem um controle ainda maior da sua frota, é possível inclusive determinar o tipo de tripulação de cada uma das suas embarcações, determinar danos e reparos, ter um radar, luzes de busca e muitas outras opções para deixar o seu jogo ainda mais real.  Além dos cenários básicos que falei, o manual tem ainda mais 5 cenários avançados para jogar, além de  outras possibilidades uma vez que é virtualmente possível recriar qualquer batalha naval da Segunda Guerra Mundial.

Além dos navios, ainda dá para controlar submarinos, aeronaves, balões de proteção e outros tipos de armas, inclusive pequenas embarcações.

Com tudo isso à mão, a diversão ainda está em montar e pintar os modelos do jogo, que são muito bem injetados e com um excelente nível de detalhamento. Fala sério se isso não é demais!

Quem é que não quer poder jogar usando um kit? E dá pra fazer isso com o jogo! Incrível hein?

E o que mais existe para complementar?

A Warlord Games comercializa alguns sets de expansão e itens adicionais para o seu jogo. São navios, submarinos, miniaturas, livros históricos e muito mais. Para ver os itens clique aqui.

Onde comprar

O Starter Set pode ser comprado diretamente no site da warlord games custa 350 Reais e com frete grátis! Para comprar clique aqui.

Comecei a montagem dos navios, porém devido a uma série de imprevistos ainda não terminei, assim que terminar vou fazer um post aqui no Blog!

Meus muito mais do que sinceros agradecimentos ao pessoal da Warlord Games por ter gentilmente enviado esse jogo para mostrar aqui no Blog!

E você está esperando o quê para comprar o seu?

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

9 Thoughts to “Cruel Seas – Jogo de batalha com plastimodelismo!”

  1. Rodrigo Carbonieri

    Lucas,

    Esse tipo de Boardgame é muito legal.

    Bora fazer um Game play pra colocar no blog?
    Se precisar de um parceiro só chamar

    Abraço

  2. Rogerio 77

    Penso que seria muito bacana há uns vinte anos, atualmente você pode se divertir muito mais com jogos de computador ou video-game.

    1. Rodrigo Carbonieri

      Rogerio

      Por incrivel que pareça os boerdgames estão crescendo em numero de jogadores e o numero de luderias (os bares para jogar) cresce todo ano.

    2. Pelo contrário Rogério, o mercado de board games é maior do que você imagina…

  3. Fabricio Cerqueira Leite

    Legal mesmo, quem sabe não seria o inicio ou uma forma de difundir o plastimodelismo para outros segmentos.

  4. José Moi

    Joguei muito WAR e DIPLOMACIA e esse jogo me parece tão bom e empolgante quanto aqueles…se não…melhor! Sem contar a possibilidade de montar e pintar as peças do jogo! Essa foi uma grande sacada do fabricante. Parabéns pelo post Lucas!

    1. Com certeza meu amigo, achei isso sensacional!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.