Aviação Reviews 

Review: 1/72 Piper Pawnee – Kovozávody Prostějov #125

O Piper Pawnee,

Com a sua produção datada do início dos anos 60 o Piper Pawnee é uma das aeronaves agrícolas mais conhecidas e utilizadas ao redor do mundo. Ele esteve em produção por mais de 20 anos e mais de 5 mil aeronaves foram construídas.

Algumas variantes foram idealizadas e construídas porém a maioria delas propunha com hélices e motores diferentes, uma versão  para o reboque de planadores também foi produzida.

No Brasil o Pawnee ao lado do Embraer Ipanema são as aeronaves mais conhecidas com a função agrícola,  na região onde moro é bastante comum vê-los voando, aliás tenho alguns amigos que voam essa belezinha.


Algumas fotos:

O kit,

Fiquei bastante supreso ao ver essa linha de aeronaves agrícolas que a KP está fazendo, já foram dois modelos, este do Pawnee e tabém o Let Z-37 que também farei review em breve.

Quando vistei a fábrica no ano passado, se você não viu clique aqui, falei com o Sr Muzikant sobre produzir um Ipanema e ele me pareceu bastante animado com isso, aliás até enviei para eles várias fotos que fiz do Ipanema de um amigo meu, quem sabe teremos novamente um kit do Ipanema em breve!

Sobre este kit do Pawnee ele é bastante simples, apenas um sprue com 34 peças e mais uma peça transparente compõem o kit.  A tecnologia utilizada para a injeção é a short run portanto um pouco de experiência do modelista será necessária. Os detalhes da injeção são bons, baixo relexo e até mesmo rebites, suficientes para a escala.

O manual é simples consistindo em apenas uma folha A4 dobrada ao meio com 15 passos de montagem, as instruções são coloridas e as indicações de cores são para as marcas Agma e Humbrol.

O kit vem com 4 hélices diferentes, porém não há indicação no manual sobre qual utilizar, apenas diz que deverá ser de acordo com a pintura, mas na pintura não indica 🙁  um pouco de pesquisa nesse caso será necessário, achei interessante uma hélice de 4 pás presente no kit (e no manual) encontrei uma foto de uma aeronave equipada com ela, mas não achei mais informações sobre isso.

O interior é bem simples, apenas com assento, manche e painel de instrumentos, não há cintos de segurança e nem painel de instrumentos, nesse ponto o modelista deverá fazer por conta própria se quiser mais detalhes.

O motor consiste em uma única peça que trás os primeiros cilindros, para essa escala é mais do que suficiente, um ponto importante é a parte de baixo do cowling que deve ser aberta, no kit ela está fechada, mas isso não será nada muito difícil de se fazer.

Os detalhes do trem de pouso são bons e não vi problemas, as asas devem ser montadas de acordo com o manual, e acredito ser tranquila a montagem.

Este kit trás 3 marcações de aeronaves australianas sendo elas:

  • Australian Air Force Cadets’ PA-25, VH-TOJ;
  • PA-25, VH-SPA Caboolture Gliding Club, Australia;
  • PA-25, VH-SCT from Acricultural Aviation, Australia.

Um ponto que é importante notar é que destas aeronaves, apenas a VH-SCT possuía o sistema de spray nas asas, portanto o modelista deverá fazê-las se quiser mais detalhes na montagem. As outras aeronaves faziam apenas serviço de reboque de planadores e tiveram o sistema de spray retirado. Ver fotos abaixo. Uma curiosidade o VH-SCT foi completamente perdido em um acidente enquanto rebocava planadores em uma forte térmica no ano de 1992.

Os decalques tem boa impressão, porém me pareceram um pouquinho só sem definição mas nada que desabone a montagem do kit de maneira geral. Eu escolheria o VH-SCT para a montagem por ser um padrão mais bonito, porém o capô quadriculado me dá um pouco de medo na montagem (risos).

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente no site da KP na República Tcheca e custa 11,49 Euro (sem o VAT) o que dá cerca de 53 Reais (cotação janeiro/2020). Para comprar clique aqui

Meus agradecimentos para o Sr Muzikant por ter gentilmente cedido este kit para review!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/72 Piper Pawnee – Kovozávody Prostějov #125”

  1. Carlos

    Olá Lucas,

    Esse é o tipo de kit que eu mais gosto de montar, diversão garantida!
    Lembra do concurso do EMB-202 Ipanema?

    Parabéns pelo trabalho.
    Forte abraço.

    1. MARCELO ANTONIO ALBUQUERQUE E SOUZA

      Eu tirei o terceiro lugar

      1. POis é Marcelo, foi muito bacana o concurso!

    2. Nossa me lembro muito bem! foi muito legal né, quem sabe a gente não repete.

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.