Aviação Reviews 

Review: 1/48 Seversky J9 (RASF) – Dora Wings – #DW48042

O Seversky J9

Desenvolvido pelo fabricante americado Republic-Seversky e tendo voado pela primeira vez em 18 de junho de 1935 o então projeto SEV-2XP  decolou, em seu primeiro voo o modelo sofreu avarias no pouso e foi forçado a voltar para a fábrica para reparos. Durante os reparos o seu projetista Alexander Kartiveli (que mais tarde também seria o projetista do famoso P-47 Thunderbolt) adicionou um trem de pouso retrátil, uma vez que o modelo inicial possuía trem de pouso fixo.

Também durante os reparos foi adicionado um motor Wright R1820-65 com 860hp de potência, com essas novas melhorias esperava-se que o modelo atingisse a marca dos 300km/h. O segundo protótipo recebeu o nome de SEV-1XP e voou em agosto de 1935, porém o a aeronave não alcançou a performance esperada e o modelo foi levado de volta à fábrica onde teve o seu motor novamente substituído. Dessa vez o motor implantado seria o Pratt & Whitney R-1830-9 Twin Wasp com 950hp de potência, este motor equipou aeronaves como o Douglas DC-3, B-24 Liberator, Grumman Wildcat entre outros.

Finalmente sobre a designação Ap-1 a USAAC encomendou 77 unidades que foram batizadas de P-35. O modelo era armado com uma metralhadora .50 e uma .30 montadas sobre o cowling. Em Julho de 1937 o P-35 entrou oficialmente em serviço. Durante esse período houve uma nova troca de motor, desta vez para um Pratt & Whitney R-1830-19 com 1200hp de potência sendo então designado como XP-41.

Em 1939 a Serverky adotou o nome Republic Corporation e recebeu uma encomenda do governo Sueco para 15 P-35, que para exportação era designado EP-1, essa versão se diferenciava do modelo anterior por ter um motor Twin Wasp ainda mais potente e duas metralhadoras adicionais instaladas nas asas sendo equipado então com duas metralhadoras .50 e duas .30. Mais tarde o governo sueco encomendaria mais 45 aeronaves, e depois mais 60 totalizando 120 unidades.

Devido à explosão da guerra, o governo norte americano embargou 60 unidades que seriam enviada para a Suécia, e somente 60 unidades foram então entregues. Vinte unidades foram despachadas por navio até a Noruega e de lá para a Suécia. E as unidades restantes para o porto de Petsamo na Finlândia no mar ártico, porém após a guerra no inverno de 1940 com a Rússia o noroeste da Finlândia estava devastado. Depois de um grande esforço e cooperação entre os dois países a Suécia conseguiu realizar um comboio de caminhões e transportou as unidades restantes para Haparanda, de lá seguiram de trem até Malmen onde foram montadas e em Junho de 1940 todas as 6o unidades estavam operacionais e receberam a designação de J9.

O J9 substituiu o então obsoleto J8 Gloster Gladiator na tarefa de defesa de Estocolmo.  O modelo permaneceu em serviço até 1946, embora algumas unidades modificados com câmeras permaneceram em serviço até 1952.



 

O kit do Seversky J9,

Seversky J9Os kits da Dora Wings são difíceis de classificar, pois se encontram no meio termo entre kits “short-run” e os produzidos de maneira mais tradicional, com pinos de encaixe, moldes de longa vida, e tudo o mais.

Gostei do tamanho da caixa, a Dora Wings escolheu um tamanho adequado para as peças, nada de caixas enormes com sprues pequenos se debatendo durante o transporte. Aliás tudo vem bem embalado e protegido por plástico bolha dentro da caixa.  A ilustração do Seversky J9 foi realizada pelo artista polonês Marek Ryś, seu trabalho é conhecido pelas publicações da MMP Books, um pouco da arte de Marek pode ser vista aqui.  E também aqui mesmo no Blog.

O kit é composto de 8 sprues, sendo um para as transparências. Também inclui um set de photoetched e máscaras para pintura e manual impresso em tamanho A5 com ilustrações coloridas. No total são 167 partes injetadas e 29 em photoetched. Com tudo isso incluso creio não ser necessária a compra de aftermarkets uma vez que todo o material para a montagem já está na caixa.

Embora à primeira vista a injeção apresente algumas marcas de usinagem do molde, e isso pode assustar alguns modelistas, elas estão presentes apenas em partes internas e não serão visíveis, portanto não há com o que se preocupar. A qualidade de injeção é boa, praticamente não há rebarbas e não encontrei marcas de pinos de ejeção que atrapalham a montagem. A numeração das peças se encontra no próprio sprue, e às vezes fica um pouco difícil a leitura das mesmas, mas nada que atrapalhe a montagem em si.

Os painéis são em baixo relevo e perfeitamente adequados para a a escala. Porém não existem pinos para o alinhamento, portanto durante a montagem alguns testes de encaixes serão bem vindos. Este é um tipo de kit recomendado para quem já tem alguma experiência com a montagem de modelos.

A asa é dividida em 3 partes sendo o dorso moldado em única peça, isso facilita bastante o correto alinhamento do diedro. Ailerons podem ser montados em qualquer posição, assim como o profundor e o leme.

O motor do J9 é detalhado e o cowling vem dividido de forma que é possível montar o capô aberto para exibir os detalhes do motor. Gostei do fabricante enviar os cow flaps em forma de photoetched, assim eles ficam delicados e na escala correta.

O cockpit é altamente detalhado, com painéis laterais em separado permitindo ao modelista trabalhar os detalhes mais facilmente.Consoles laterais e cilindros de oxigênio fazem parte do interior, o painel de instrumentos é um mix de partes injetadas, decalque e photoetched ficando bem convincente. Os cintos de segurança também são em photoetched. Existe a presença de um segundo assento onde na versão original era instalado uma câmera, acredito que essa tenha sido uma modificação realizada pela RSAF (Royal Swedish Air Force). A qualidade de injeção das transparências é excelente, totalmente cristalinas e com a ajuda das máscaras presente no kit sua pintura será sem problemas.

O trem de pouso é retrátil e possui umas das características mais marcantes do J9 pois as carenagens para o pneu ficam sobressalentes no dorso. As pernas do trem de pouso principal são bem injetadas e acrescentaria apenas a tubulação da linha de óleo do freio  que é algo que geralmente os modelistas já fazem em praticamente todos os modelos.

O manual é em A5 e possui ilustrações coloridas indicando cores e peças em photoetched de maneira clara. Alguns passos da montagem estão um pouquinho fora de ordem como, por exemplo, a parte interna do trem de pouso, passo 12 do manual essa peça montada só será usada novamente no passo 17, não é nada que atrapalhe o processo de montagem, apenas recomendo a leitura e entendimento de todo o manual antes de iniciar. A última página do manual contem informações para as cores indicadas para Mr Hobby, Tamiya, AMMO MIG, Hataka e Lifecolor.

Os decalques são bem impressos, finos e sem verniz desnecessário, a empresa responsável pela impressão é a também Ucraniana Decograph. Os decalques permitem a construção de 4 versões de aeronaves sendo elas:

1. Seversky J9, No. 8, 1st Division F8, 1942
2. Seversky J9, No. 35, 3rd Division F8, summer 1942
3. Seversky J9, Yellow F, 3rd Division F11, late 1944
4. Seversky J9, No. 15, F8, spring 1940

Onde comprar,

Este kit do Seversky J9 na escala 1/48 pode ser comprado diretamente no site da Dora Wings, e custa 29.00€ (cerca de R$179,00 – cotação de junho/2021) + frete (que fica em torno de 10 Euros). Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Dora Wings por gentilmente ter enviado este exemplar para review.

Em breve irei postar o passo a passo da montagem aqui no Blog, fique ligado!

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review: 1/48 Seversky J9 (RASF) – Dora Wings – #DW48042”

  1. The first colour image shows a Reggiane 2000 (J 20 in the Swedish Airforce), not a J 9.

    1. Hi Stellan,

      You’re right! I’ve already removed the image.

      Thank you very much for your message.

  2. Wilson Shepard

    Acabou já Lucas? hehehe

  3. Luiz Eduardo Barbaro

    E ai Lucas!!!
    Belo kit!!! Como diria o outro, “Kit Chuchuzinho”!!!
    E excelente review!!!
    Quero ver esse montado em!!!
    Plastiabraço!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.