Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

Build Review – 1/48 SAAB SK-60 – PILOT Replicas

O kit do SAAB SK-60

Fiz o review deste kit recentemente aqui no BLOG se você não viu, por favor acesse este link.

Fiz a montagem do SK-60 seguindo as instruções do manual, a intenção desta montagem é ser totalmente OOB (Out Of the Box), ou seja sem a adição de acessórios que não estão presente na embalagem do kit.

Iniciei pelo interior fazendo uma base de preto e depois aplicando uma camada de tinta na cor Grey (Gunze Aqueous H51). Fiz um pequeno wash e apliquei alguns detalhes. Para o painel de instrumentos decidi usar o decalque que vem na folha do kit, o resultado foi bom. Quanto aos assentos eles foram pintados utilizando tintas da Vallejo Air e as cores foram seguindo algumas fotos de referência que encontrei na internet. Existe uma chapa de proteção logo atrás do encosto da cabeça refiz toda a furação dela para que os detalhes ficassem um pouco mais visíveis.

Logo acima do painel do SK-60 existe uma lona de proteção, para simular esta lona utilizei um pedaço de papel vegetal e depois pintei e fiz um pouco de wheatering, este é outro detalhe que dá um pouco mais de realismo para o interior, e é fácil de fazer.

Depois de finalizado o interior do cockpit, fiz alguns testes à seco dos encaixes do canopy e das asas, alguns ajustes foram necessários em ambos embora a todo o “fit” do kit seja muito bom. Foi necessário apenas um pouco de putty na junção da tampa superior do motor direito (ver foto), na parte frontal das asas e no nariz onde ficou um gap um grande mas nada que não possa ser resolvido com um pouco de putty e lixa (ver fotos).

Em seguida mascarei todo o kit e fiz um pre-shadding com um cinza bem escuro, não quero representar este kit muito usado então não vou carregar demais nos envelhecimentos. Para as cores do SK-60  foram aplicados o seguinte:

Parte Inferior da fuselagem e asas: – Blue Grey – Gunze Aqueous H335
Camuflagem
      Verde – Gunze Aqueous Olive Drab I H52 + 10% Gunze Aqueous Green (FS34092) H302
      Azul – Gunze Aqueous Midnight Blue H55 + 20% Gunze Aqueous Olive Drab I H52

A finalização do kit se deu sem maiores problemas, exceto por dois pontos, ambos por erros meus. Mascarei os decalques para aplicar a cor metálica nos bordos de ataque dos estabilizadores horizontais e a fita arrancou o decalque! foi necessário bastante paciência para resolver, mas consegui remover o decalque da fita e coloquei novamente no lugar.

O outro problema foi a janela que fica bem na entrada de ar do motor esquerdo, não colei muito bem e quando fui remover a máscara ela descolou e foi parar dentro do kit! usei bastante paciência e um pouco de silly putty presa a um palito para conseguir colar novamente a janela no lugar (ver foto).

Um ponto de um pouco dificuldade são os locais onde devem ficar as antenas, no manual não fica muito claro qual antena usar e em que lugar exatamente ela deve ficar, recorri a fotos de referência para colocá-las nos lugares corretos. Cada versão tem suas antenas, então fique atento!

O trem de pouso é um pouco complicado de entender e o manual pede para que seja instalado logo no início da montagem, algo que sempre evito pois é a parte mais delicada do kit. Deixei para o final porém é muito importante entender bem como ele é colocado pois são várias peças e elas não podem ser trocadas de lado para não comprometer o alinhamento das rodas.

Atenção para os passos

11 – a peça que o manual faz referência é a número 31, mas na verdade é a peça 30, assim como a peça 35 é na verdade a 33.
12 – a a peça que o manual faz referência é a número 30, mas na verdade é a peça 31

Quanto os decalques não houve problemas para aplicá-los, exceto pelos fluorescentes que precisam de uma camada a mais de tinta para que que fiquem brilhantes e consequentemente mais grossos, para lidar com eles utilizei amaciante de decalques Solvaset e o problema foi resolvido

O kit do SK-60 finalizado,

O resultado final foi este, o e kit ganho até uma medalha no Open de Catanduva!

Quero deixar meus mais profundos agradecimento à Pilot Replicas por gentilmente ter enviado este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Build Review – 1/48 SAAB SK-60 – PILOT Replicas”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Grande Lucas!!!
    Parabéns!!! Realmente ficou muito show!!!
    MEDALHA MEDALHA MEDALHA!!!! KKKKKKK
    Grande plastiabraço!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.