Aviação Reviews 

Review – 1/48 C-2A Greyhound – KNETIC #48025

A aeronave,

Você já parou pra pensar como a tripulação de um porta-aviões faz para receber cartas de suas família ? Afinal ele está em uma cidade flutuante, dezenas de milhas longe de casa…. pois é caro leitor, essa tarefa é cumprida por uma aeronave projetada para a função COD (Carrier On board Delivery).  Esta aeronave é especialmente projetada por trazer a tripulação e o correio a bordo dos porta-aviões da US Navy.

O COD nasceu na década de 60, com o C-1 Trader, que era uma variação da aeronave de vigilância S-2 Tracker, entretanto a capacidade de carga do C-1 era bastante limitada, devido ao seu tamanho. Então a US Navy testou várias aeronaves que poderiam substituí-lo, inclusive um C-130 Hércules ! (veja vídeo) que fez vários pousos (sem a necessidade do gancho de freagem) e decolagens, mas o tamanho do C-130 estava muito próximo dos limites de segurança operacional, então foi decidido tentar encontrar outra aeronave.

A resposta veio da Grumman, com o C-2 Greyhound, que é a versão cargueira do E-2 Hawkeye (retornando ao mesmo conceito que deu origem ao C-1 Trader).

O C-2 possui as mesmas asas  e os motores do E-2 Hawkeye, duas turbinas Allison T56, que curiosamente, são as mesmas utilizadas no C-130 Hércules. A diferença entre eles é a fuselagem mais larga do C-2.

Os dois primeiros protótipos voaram em 1964, e a produção iniciou-se no ano seguinte, sendo a substituição do C-1 Trader realizada de maneira graudual. No ano de 1984 a US Navy fez uma encomenda de 39 aparelhos para já substituir os antigos C-2A pelo modelo C-2A(R) que na verdade possuía apenas aviônicos melhorados.

Uma das características mais marcantes do C-2 é a sua cauda com 4 estabilizadores, isso se deve ao fato de que um único estabilizador seria muito grande e impossível de armazenar nos hangares dos porta aviões, então a área necessária para a estabilidade da aeronave foi divida em 4 pequenos estabilizadores. Como dois deles estão alinhados com a zona de tração das hélices, são extremamente eficientes, mesmo em velocidades muito baixas.

Atualmente todos os 36 C-2A(R) estão em processo de reestruturação de células, devido ao grande nível de stress sofrido pelas aeronaves inclusive os limites de pouso jã estão chegando próximo ao fim em alguns aparelhos, todos vão passar pelo SLEP (Service Life Extension Program  – Programa de Extensão de Vida em Serviço) o projeto irá durar até o ano de  2015 e irá aumentar a vida útil das aeronaves até o ano de 2027. O SLEP inclui melhorias estruturais,  a adicação de uma nova hélice com 8 pás (NAP2000),  melhoria nos sistemas de navegação com a inclusão do sistema CAINS II, e até um sistema de alarme de aproximação do solo.

Fontes:

STRIKE, Carrier, EVANS, Andy –  SAM Publications 2011 – ISBN 978-1-906959-29-6
Youtube Channel – CODGuy75
Youtube Cannel – Aviationvids.com

O kit,

Este kit mostra o amadurecimento que a Knetic vem tomando em cada novo lançamento, e com certeza muitos bons kits ainda estão por vir…

Composto de 17 sprues, sendo 16 injetados em cinza e um para as transparências, o kit é muito bem detalhado. Com as superfícies móveis como flaps e aileron destacadas das asas. Outra coisa interessante do kit é a possibilidade de montá-lo com as asas dobradas. O modelo é bem grande e depois de montado ficará com 513mm de envergadura e 360mm de comprimento.

No total são cerca de 200 peças, entretanto são apenas duas opções de montagem, uma aeronave que ainda não passou pela modernização e outra já modernizada, sendo a diferença entre elas as hélices e algumas antenas.

Falando em antenas, o kit possui uma série enorme delas, além de muitas opções de montagem, como a porta traseira,  a porta lateral, além de excelentes detalhes no interior.

As linhas de painel são em baixo relevo e bem reproduzidas, os detalhes do trem de pouso são bons, e uma coisa que achei interessante neste kit são os pneus já injetados simulando o peso da aeronave, entretanto para os mais puristas, tal representação está um pouco digamos “exagerada”.

Os decalques são impressos pela já conhecida Cartograph, com qualidade já reconhecida, portanto sem marcas ou excessos de verniz. As marcações são para duas aeronaves:

  • C-2A(R), 162161, VRC-30, USS Ronald Reagan, 2010
  • C-2A(R), 162166, VAW-120, 2009

Outros detalhes presentes nos decalques é uma boa quantidade de estencils e também detalhes das hélices

Os detalhes do interior também são muito bons, e existe inclusive dois cockpits, um já moldado com o assoalho da aeronave e outro separado, do qual não é utilizado na montagem e não consegui entender muito bem qual a finalidade desta peça (será que outras versões estão por vir ?). Alguns detalhes ficaram faltando a cabine e aos assentos, mas acredito que em breve isso será revolvido por alguns sets de aftermarkets.

Segundo o manual o modelista deverá adicionar 50g de peso, entretanto devido as superfícies adicionais na cauda da aeronave, acredito que este peso não seja suficiente… aliás o manual apresenta 17 passos de montagem, e as indicações de cores das tintas são para as marcas Gunze Sangyo e Vallejo além dos códigos Federal Standard (FS).

As naceles dos motores estão bem representadas, embora alguns pinos de encaixe fiquem visíveis após a montagem.

Em um teste a seco a fuselagem encaixa muito bem, exceto pela parte superior do cockpit que apresenta um pequeno desalinhamento, mas nada muito difícil de resolver na hora da montagem.

Somando todos os detalhes de as possibilidades de montagem com certeza este é um kit que ficará muito bom mesmo montado diretamente da caixa. Totalmente recomendado.

Como o C-2A utiliza as mesmas asas e motores do E-2 Hawkeye, acredito que a Knetic poderá lançar este kit muito em breve…

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas US$59,99 (cerca de R$103,00) na Luckymodel, para comprar clique  aqui.

Se você não sabe como comprar da Luckymodel, leia este tutorial em português.

Para  fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos a Luckymodel por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review – 1/48 C-2A Greyhound – KNETIC #48025”

  1. Bruno Magalhães

    Opa Lucas…

    Belo review…uma ótima opção para montar…queria monta-lo pois no ano de 2010 estive a bordo do USS Carl Vinson e voei no C-2 !

    Abs !

    1. Legal Bruno,

      Esse kit é show de bola e fica lindão depois de montado…

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.