História & Modelismo Montagens & Tutoriais 

Entrevista: Wilson `Shepard´ Filho

O Blog Spruemaster teve a honra de conhecer a caverna modelística de Wilson “Shepard” Filho, um dos modelistas mais premiados do Brasil. Estive em sua casa na cidade de São Carlos – SP e fui muito bem recebido pelo amigo que vive com sua esposa, um cão e uma filha que esta à caminho.

Fiz umas perguntas no estilo bate e volta, vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho de nosso amigo.

Fale um pouco sobre você, sua profissão, família, amigos..

Sou graduado em Direito, especializado em licitações e contratos, há alguns anos na área de informática, tecnologia da informação, projetos em  infra estrutura, cabeamento metálico e óptico. Servidores, e rede.

Na correria do dia a dia e do trabalho, talvez pela própria profissão, muitos de meus amigos hoje são os virtuais, de trabalhos anteriores e do próprio modelismo, fóruns e grupos.

Wilson_Shepard-006

Há muito tempo, quando tinha uns 6 anos eu acho, vi montagens de meu tio na casa de minha avó materna…. na estante meio escura e empoeirada…. lá estavam alguns modelos navais montados por ele…. imponentes…. dali por diante não parei….montei muita coisa, militaria, navios, caravelas…. tudo que você pode imaginar…

Quantos kits já montou?

Nem sei…Parei como todos, quando a vida chamou, faculdade, namorada outros interesses. A falta de dinheiro e tempo para o hobby… que depois percebi que só ficou adormecido….retornei há uns 10 anos…. perdi tudo que havia montado, inclusive ferramentas e kits na sequencia de mudanças de casa…. tive que começar do zero… fui há alguns eventos só para olhar e ver o nível do pessoal…acho que se somar os dessa “nova fase” com certeza algo próximo a uma centena de modelos montados por mim… claro que antigamente,  com muita dificuldade porém muito prazer, sem muito compromisso com o exato, a busca da perfeição, que nos afasta com certeza do intuito do hobby que é a diversão, só com os box arts… tintas revell ou depois um pouco mais burilado, com tintas e ferramentas adquiridas na casa aerobrás na major Sertório em SP. Com certeza muitos conhecem e sabem do que estou falando…principalmente os modelistas de São Paulo…

Conte alguma história engraçada relacionada ao plasti

tem várias…Não lembro exatamente, se era o primeiro ou um dos primeiros com certeza… montei um jato… tudo em menos de uma hora e colei todos os decalques que tinha na folha….. ficou bacana…. tipo multi país…..todas as versões da folha em um kit só….depois descobri que deveria ter escolhido uma versão somente…. vivendo e aprendendo..

Diga o que o plasti já proporcionou para você, no sentido pessoal e profissional

O plastimodelismo me ajudou bastante numa fase de minha vida muito difícil, com a perda de minha mãe e outros problemas pessoais e profissionais… me ajudou a focar naquilo que importava mesmo…ainda ajuda…uma fuga….como digo sempre, mesmo sendo um hobby individualista por natureza, a internet aproxima, grupos, fóruns fiz amizades sólidas mesmo na distância…. tenho amigos hoje no plasti, muito mais presentes do que aqueles da época de faculdade ou de minha cidade.

Acho interessante isso pois as vezes é até difícil explicar…

Qual é o seu principal objetivo quando está montando um modelo, você sempre usa aftermarkets ou monta OOB (direto da caixa) às vezes?

Hoje me considero realizado, não pelos prêmios que recebi mas sim pelo reconhecimento e amizade de muitos modelistas…com os quais procuro aprender sempre. Tenho passado por dificuldades pra comprar um modelo e montar OOB…. na verdade não consigo… reconheço….quando vejo na prateleira de uma loja, ou na internet, já imagino ele alterado….

Sempre fui muito de estudar a fundo referências. Scratch puro, 100%, mas depois que comprei photoetched´s , sets de resina e decalques novos, realmente fiquei viciado….por vezes compro os aftermarkets antes mesmo do próprio kit.

Às vezes o kit está caro, então vou garimpando os extras…. quando acho o kit por um preço razoável, ai eu compro…. Levo mais de um ano em projetos maiores dependendo da escala. Meu Arado da Revell por exemplo levou quase 2 anos….

Tenho como escala preferida 1/32, porém ultimamente tenho começado a migrar para escalas menores, pois conseguir o mesmo nível de detalhamento nestas escalas não só é possível, como mais desafiador.

Olhando pela história do plastimodelismo, o que você vê para o futuro do hobby?

Fui radioamador como meu pai, na época da telegrafia onde não existiam computadores… era tudo no “manipulador” primeiro o de madeira e depois o eletrônico, que já foi uma baita revolução… isso quando tinha 14 anos…digo PY não os PX de hoje, faixa do cidadão…. o romantismo daquela época não existe mais… porém, existem muitos radioamadores que ainda sustentam a bandeira pelo que sei.

O modelismo pra mim não vai morrer nunca…. nem com as impressoras 3d ou tecnologias impensadas há bem pouco tempo…. acho que serão complementares…. pois o prazer da montagem, ninguém tira…

Qual conselho você daria para aqueles que estão iniciando no hobby?

Sempre digo pra todos “o melhor será sempre o próximo…” pois desanimar num primeiro erro, ou por olhar o mesmo modelo montado por outro modelista fantástico, acreditando não ter como chegar naquele resultado é errado.

Não existe nenhum modelo montado da mesma maneira por mais de um modelista…. cada um tem seu jeito, sua assinatura…. escolas…. e por ser uma montagem… tentativa e erro é o carro chefe…humildade sempre…. resultado é consequência…

É isso aí e até a próxima!!!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Entrevista: Wilson `Shepard´ Filho”

  1. Luis de Almeida

    O Shepard é uma pessoa única. Além de ser um modelista excepcional, capaz de obras incríveis e que servem de referência para qualquer um que monte, independente da área, é uma pessoa humilde, que trata todos com atenção e respeito, capaz de, com a mesma eficiência, montar modelos extremamente complexos e realistas e também orientar um novato nas tarefas mais básicas do hobby. É muito bom ver uma entrevista dele sendo divulgada.

    Ao Lucas nossos cumprimentos não só pela entrevista mas pelo continuo trabalho em prol do hobby e uma sugestão: já pensou em entrevistar um outro modelista incrivel chamado Alexandre Rezende ?

    Um abraço !

    1. Obrigado pelos Elogios Luis, o Shepard realmente é um cara incrível.

      Quanto as entrevistas, tem muitos modelistas que eu gostaria de entrevistar, o único problema que tenho é que moro no interior de São Paulo, e muitas vezes me deslocar até os modelistas tem custos um pouco altos, o Blog Spruemaster é um blog sem fins lucrativos, portanto todos os custos saem do meu bolso, dái já viu nem sempre dá hehehe mas sempre que possível farei estas entrevistas..

      Um grande plastiabraço!

  2. Guacyr Soares

    Acho que era ele que trabalhava em uma loja aqui em Araraquara a alguns anos.

  3. Gui Tavares

    Ótimos modelos e ótimas fotos.

    Parabéns ao Shepard por tanta dedicação e ao Lucas pelo ótimo trabalho de divulgar.

    Abraços

    Agnaldo

  4. Fabricio Cerqueira Leite

    Show de bola. Meu grande amigo Shepard.

    Abs

  5. luiz ZACCARO

    Muito legal a entrevista.
    Parabéns
    L.ZACCARO

  6. Lussari

    Parabéns a vocês dois, Lucas e Sheppard, um pela entrevista e outro pela pessoa e modelo a outros modelistas.
    A qualidade de seus trabalhos são classe internacional.
    Uma verdadeira fonte de inspiração a qualquer plastimodelista.
    Muito obrigado.

  7. Hary Herbert

    Grande Mestre Sheppard!!!!!!Fazem uns 2 anos que voltei para o Plasti, depois de mais de 30 anos afastado. Uma das primeiras montagens que vi no Fórum, e que fiquei impressionado, foi a do Arado AR 196 do Shep….É isso que eu quero!!! Esse é o resultado que quero atingir!!! Acho que li todas as etapas daquela montagem umas 15/20 vezes. Fiz até uma apostila com o processo da montagem….hehe. Um dia vou montar esse Arado e tentar seguir os passos do Mestre. Cada montagem do Sheppard que se inicia no fórum é aquele alvoroço…todos querem pegar lugar na fila…haha. Esse é o Cara. Parabens ao Sheppard e a Spruemaster pela escolha desse Master perfil.

  8. Andre Ferro

    Parabéns ao Lucas pela entrevista!
    ‘Shépa’ é um cara do bem e merece cada troféu que tem, pois além de talento ele tem HUMILDADE!
    Me ajudou muito no meu ‘retorno’ ao hobby!
    Abraço
    AFerro (SID)

  9. Paulo Henrique (kogyro)

    Boa Lucas, o Shep merece.

  10. Oswaldo Antonelli

    Eba! Consegui ser o primeiro a comentar, o que muito me honra!

    Sou fã desse rapaz, um grande amigo, um modelista de excelência, muito acima da média. Não consigo entender como modelistas brasileiros veneram os modelistas gringos tendo aqui alguém como o Sheppard. Quem o conhece e já viu de perto suas montagens sabe que ele pode ser considerado como uma referência no modelismo, em nível internacional, inclusive. Além da qualidade e da capacidade técnica que ele tem, há que se destacar sua boa educação, companheirismo, amizade, alegria e principalmente sua humildade. Sendo o modelista que é e fazendo o que faz, poderia ser um dos mais festejados e, pelo contrário, age como se fosse um mero e simples mortal, coisa que não é. Em síntese, é um orgulho danado poder tê-lo como amigo, poder ter visto de perto seus kits, admirar e tentar aprender um mínimo inspirado nos seus trabalhos.

    Já tô imaginando aquela B-25 na 1/32, esse bicho vai voar sozinho. E cantar “What a Wonderful World” em no mínimo sete linguas diferentes.

    Parabéns pela matéria, Lucas. Valeu a pena.

    Longa vida ao Spruemaster, e ao Sheppard!!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.