História & Modelismo Museus 

Museu Asas de um Sonho TAM ! visitamos !

Um homem sem sonho é um homem sem futuro”
Comandante Rolim

Ontem estive no Museu Asas de um Sonho da TAM situado na cidade de São Carlos – SP, que após alguns anos fechado reabriu suas portas de maneira magistral.

Confesso que fiquei impressionado com a experiência da visita, um acervo diversificado e um espaço extremamente bem cuidado e planejado.

O museu não perde nada para outros museus do mundo quanto a organização, pelo contrário, muitos museus por ai tem uma excelente coleção, mas com aeronaves amontoadas umas sobre as outras, dificultando até mesmo a visualização do acervo. O que não é o caso do Museu TAM, pois o espaço entre as aeronaves foi bem planajedo, tanto que é possível fotografá-las sem que outras apareçam para “sujar” a foto.

A iluminação ambiente é muito boa e valendo-se da luz natural, para os apaixonados por aviação como eu é um prato cheio para excelentes fotos, entretanto devido ao horário, muitas fotos são “contra luz”, mas nada que não se possa resolver com alguns ajustes na câmera e mudança de ângulo.

Chegando ao museu o visitande deve ir até uma bilheteria parecida com a de aeroporto, onde um mock-up de um Me-109 está pendurado no teto, e a decoração conta até com uma esteira de bagagem.

Ao entrar no Museu TAM o visitante passa por um túnel que conta através de vídeos, painéis e maquetes a linha do tempo de evolução da história aeronáutica mundial. Ao fim do túnel o visitante passa por uma pequena sala que fecha suas portas a cada 5 minutos, ao estilo das visitas na Disney, neste vídeo é exibido um pequeno histórico da evolução da TAM, ao final do vídeo as portas se abrem e o visitante é levado ao museu. A sensação de sair do vídeo e dar de cara com o acervo é muito bacana, apaixonados por aviação vão perder o fôlego.

Além do acervo com diversas aeronaves, o Museu também possui veículos e motores, possui um auditório para palestras, áreas multimídia que contam a história da TAM e do Cmte Rolim, há também o “Cantinho da Corrosão” (Corrosion Corner) onde um pouco do trabalho de restauração das aeronaves é mostrado ao público, além de um simulador do caça F-18 Hornet (o ingresso para o simulador é vendido à parte e custa R$20,00, são 15m de treinamento e 15m de vôo).

Outras atrações também estão presentes como uma exposição de uniformes das atendentes de bordo ao redor do mundo, as principais aeronaves da história da empresa, enfim são muitas aeronaves para se ver, cada uma com sua história. Um Mirage IIID, foi recentemente doado ao Museu pela FAB, esta aeronave foi voada por Ayrton Senna em 1989. Veja vídeo ao lado.

O valor do ingresso é R$25,00, estudantes e crianças de 7 a 12 anos pagam meia, o horário de funcionamento do museu é de quarta à domingo das 10h às 16h, sendo permitida a entrada  até às 15h.

Existe a previsão de funcionamento de uma lanchonete no local, mas que ainda não está atentendo, portanto se for levar a garotada, não se esqueça de levar o lanche, entretando ele deve ser feito fora do museu, pois dentro da área do museu não é permitido o consumo de alimentos.

Veja aqui como chegar ao Museu Asas de um Sonho da TAM

Aqui o website do Museu com mais informações

A experiência da visita é inesquecível, confesso que me senti muito emocionado ao ver de perto  alguns “warbirds”, a visita vale pra quem é amante da aviação e pra quem não é também.

Pra quem gosta de aviação e quer fotografar as aeronaves minha dica é que peça um dia de folga no trabalho e visite o Museu durante a semana, pois o público é muito menor (ontem estavam eu, meu amigo e um grupo de umas 15 pessoas no museu todo). Aos finais de semana o público é bem grande e fotografar as aeronaves pode acabar não sendo muito fácil. Fica aqui a dica.

Fotos da visita, (clique nas fotos para ampliar e ver as legendas)

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de mais essa matéria !

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

13 Thoughts to “Museu Asas de um Sonho TAM ! visitamos !”

  1. Lincy

    Nossa esse museu é incrivel, tenho apenas 17 anos e desde pequena sou apaixonada por aviões, meu pai trabalhou na aeronautica, e sempre me levava pra ver as maravilhas de aviões que la tem, quando cheguei no museu me emocionei, eles colocaram tudo desde as maquinas voadoras de Leonardo da Vinci ate os mais modernos, realmente é incrivel!!!
    Parabens pelo Blog Lucas, muito sucesso com suas materias…
    -Lincy, São Carlos!

    1. Sim, não há adjetivos para dar a este museu, simplesmente fantástico…

      Obrigado pelas palavras Lincy, fico muito feliz que tenha gostado do meu blog SprueMaster…. volte sempre por aqui 😀

      Até mais !

  2. Wiliam Rady

    Realmente o verniz brilhante aplicado sobre os aviões expostos tem uma razão prática: facilitar a limpesa dos mesmos. Tem havido muitas críticas sobre esse procedimento, mas sabemos que normalmente os aviões militares tem a pintura fôsca.O que é importante é que aeronaves históricas estão lá preservadas, muitas delas tendo sido salvas da destruição: O Gloster Meteor, T-33, P-47, Spitfire e Corsair.
    Estou a disposição para outras informações.
    Quanto ao FW 190: estamos montando-o, tendo que resolver ainda alguns problemas tecnicos. Êle deverá voar. Trata-se de uma réplica perfeita, construida a partir dos desenhos originais da fábrica. O responsável por esse projeto é o sr. Claus Colling, da cidade de Gammelsdorf, na Alemanha, que visitei há 1 ano, junto com o sr. João Amaro, Presidente do Museu TAM. O motor radial tambem foi construido com base nos desenhos originais da BMW.

    Wiliam Rady
    Diretor
    Museu TAM

    1. Boa noite Sr Wiliam,

      Primeiramente gostaria de agradecer sua visita ao meu Blog, me sinto honrado com sua visita. Realmente o Sr. esclareceu uma dúvida que “pairava” no ar, e o pessoal do modelismo realmente é exigente, entretanto, preservar o acervo deve ser a prioridade do Museu, e neste sentido toda e qualquer atiude é válida e deve ser apoiada por nós modelistas e amantes da aviação. Não posso deixar de elogiar o fabuloso trabalho realizado por vocês no museu TAM, e coloco a disposição de vocês este espaço. Um grande abraço. Lucas Rizzi.

      1. Lucas:

        Estive no museu antes dele ser reformado/reformulado. Já foi emocionante. Imagino agora com todas essas novidades como deve estar bacana. Não vejo a hora de poder voltar lá.

  3. Já conhecia alguns destes, uns daqui do antigo museu da Oca, outros da Tam mesmo.

    Aliás o Spit e o Corsair, são “velhos conhecidos”, pois participamos “visualmente” da sua reforma em detalhes.

    Algumas surpresas, o Constelation, o Jahu que tinhamos dado por perdido, só faltou o antigo T6 da Fumaça que era do Braga.

    O caso mesmo, Lucas, foi sua boa vontade em colocar aqui estas lindas fotos, isso vale mais que mil visitas ao museu.

    Cebola

    1. Obrigado Cebola !, fico muito feliz em saber que gostou das fotos !

      O T-6 está no “Corrosion Corner”, creio que em breve já estará em exposição 😀

      Valeu !

  4. LUCAS meu veio!

    + uma excelente materia, e um o album de fotos parabens veio!

    Abs veio

    1. Obrigado !!! Que bom que gostou, faço o possível para sempre trazer boas matérias para quem frequenta meu blog. Valeu !

  5. Excelente matéria e ótimas fotos. Parabéns.

    Estou louco de vontade ir lá tb…

    1. Obrigado !! Olha, vale a pena a visita !!

  6. NIGHTRIDER

    Muito bacana as fotos Lucas!! Parabens, Só nao gostei do aspecto de brinquedo da maioria dos avioes, os comerciais passam, mas os militares… nem quando eram zero bala nao eram brilhantes assim….

    1. Pois é Night, mas eu creio que eles devem ser assim por questões operacionais, pois a pintura fosca acumula mais poeira que a brilhantes, portanto a manutenção com as aeronaves pintadas na cor brilhante deve ser mais fácil….

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.