Dioramas Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

F-14A Tomcat Iranian Air Force 1/144 – Parte I

Vamos iniciar mais um projeto, dessa vez será um F-14 Tomcat. Mas vou fazer a versão utilizada pelo Irã.

A história

Em 1972 uma carta do Shahanshah (Rei dos Reis) Mohamed-Reza Pahlavi chegou ao Pentágono nos Estados Unidos da América. A carta trazia a intenção de visita aos Estados Unidos para avaliar o novo caça a entrar em serviço na US-Navy o F-14A Tomcat.

O Shahanshah também planejava ver uma desmonstração da nova aeronave, pois tinha intenção de comprar novos caças para a IIAF (Imperial Iranian Air Force – Força Aérea Imperial do Irã). Aquela era a primeira vez que os americanos aceitavam vender alta tecnologia para países estrangeiros. Esta compra representava também um grande avanço tecnológico para a IIAF.

O projeto batizado de Persian King no valor de 2 Bilhões de Dólares incluía uma base aérea, uma grande quantidade de peças sobressalentes, 80 caças F-14A Tomcat e aproximadamente 714 mísseis AIM-54 Phoenix. Na época foi considerada  a maior venda de armamentos já realizada pelos Estados Unidos.

Um fato intreressante sobre essa venda é que quando a Grumman estava produzindo o primeiro lote de aeronaves para a US Navy e o Irã, o Congresso Americano bloqueou a verba para o projeto e a Grumman se viu próximo da falência financeira, o Shahanshah mandou que o Banco Iraniano Melli emprestasse o dinheiro à Grumman para que ela fizesse a entrega dos Tomcats da IIAF.

As entregas para a IIAF começaram em 1974 (30 unidades), e o treinamento dos pilotos e RIO´s foi fornecido pela US Navy em Miramar, os pilotos da IIAF já estavam acostumados à voar o F-4 e precisavam apenas se familiarizar com os comandos do F-14, pois alguns eram semelhantes aos F-4 e outros não.

Os F-14A da IIAF foram entregues com um padrão de camuflagem de deserto, e algumas publicações dizem que eles tinham os sistemas de ECM e ECCM com downgrade, ou seja trabalhavam abaixo da capacidade, entretanto no Livro de Tom Cooper um dos pilotos diz que seus processadores eram centésimos de segundo mais lentos que os instalados nos Tomcat da US Navy.

Os Tomcats provaram seu valor durante a Guerra Irã – Iraque, quando abateram muitas aeronaves, incluindo MIG´s 21, 23 e 25, Mirage´s F-1, Su-20 e Su-22 entre outras aeronaves, não se sabe oficialmente quantas aeronaves foram abatidas pelos Tomcats da IIAF entretando acredita que este número foi em torno de 160 e 200 aeronaves. A grande maioria através do sistema radar AWG-9 e míssil AIM-54 Phoenix.

Entretanto a operação do Tomcat no Irã seria cheia de controvérsias e problemas, pois com a queda do Shahanshah Reza Pahlavi durante a revolução de 1979 e a subida ao poder do  Ayatolla Khomeini o novo governo cancelou os contratos seguintes do Phoenix e outras armas Ocidentais. O Presidente Carter impôs um embargo de armas ao Irã (não entregando mesmo os esquipamentos que já haviam sido pagos, 1 Tomcat deixou de ser entregue).

Este embargo permanece até os dias atuais, sem o contrato de manutenção e peças sobressalentes as operações com os Tomcats começaram a sofrer problemas, e para piorar a situação, pilotos, oficiais e pessoas ligadas ao Shahanshah sofreram perseguição e tiveram de abandonar o país.

Há rumores que dizem que todos os 77 Tomcats que serviam  a IIAF (2 foram perdidos em treinamento) quando foi dado o golpe alguns foram sabotados e não podiam mais operar os mísses Phoenix, entretanto não se sabe se essa informação é verdadeira, e se for, não se pode afirmar quem possa ter feito este tipo de trabalho, pois exigia conhecimento técnico dos sistemas de hardware e software que somente os americanos possuíam (no contrato a manutenção destes equipamentos só podia ser realizada nos Estados Unidos pela Grumman)

Atualmente não se sabe exatamente quantos Tomcat ainda estão em condições de vôo (foram encomendadas 80 unidades e 79 foram entregues).  Atualmente algumas fontes dizem que foi realizada engenharia reversa nos Tomcats Iranianos e que alguns estão voando com turbinas fabricadas na Rússia ! O mesmo ouve-se falar sobre os AIM-54 Phoenix, que podem ter sofrido algum tipo de melhoria. Veja vídeo sobre o vôo de um Tomcat em agosto de 2009.

Entretando não há provas de que nada disso possa ter sido feito, pois mesmo que estejam voando, a capacidade de combate terá de ter sido reparada.

Bom pessoal, para quem quiser mais detalhes sobre esta história recomendo o Livro: Iranian F-14 Units in Combat, da Osprey Publishing, este livro conta como foi esta história, através de relatos de pilotos que a vivenciaram. Vale a pena a leitura com certeza. Para comprar clique aqui.

Algumas fotos de referência.

  
  

Fontes:

COOPER, Tom – BISHOP, Farzad, Iranian F-14 Units in Combat, Osprey Publishing, ISBN 978 1 84176787 1

Azhir 1979 Youtube Channel

Uma fonte interessante de informações e fotos é este fórum no Irã: http://www.irandefence.net/index.php

Nota: Após o golpe a IIAF (Imperial Iranian Air Force – Força Aérea Imperial do Irã) passou a se chamar IRIAF (Islamic Republic of Iran Air Force – Força Aérea da República Islâmica do Irã).

O projeto

Vou utilizar os seguintes kits:

– Revell F-14A Tomcat #04021 1/144 – Para comprar clique aqui

– F-14 Detail Set 1 – Goffy Model #14401 – 1/144 – Para comprar clique aqui

– Livro:  Iranian F-14 Units in Combat, da Osprey Publishing – Fontes de referência. – Para comprar clique aqui.

– Decalques FCM 144-28 – 1/144 – Para comprar clique aqui

O kit

O kit da Revell é excelente, com linhas de rebaixo bem finas e definidas, o nível de detalhes é muito bom também, até dentro do porão de rodas há detalhes, um kit que realmente merece ser bem detalhado, mesmo para uma escala tão pequena os detalhes não deixam a desejar. Indicado !

 Os decalques

Estes decalques seguem uma nova linha de decalques da FCM, pois são impressos nos Estados Unidos pela já reconhecida MicroScale.  Há ainda no mercado uma outra versão mais antiga desta mesma folha de decalques, que inclui decalques para uma versão americana.

O set de decalques permite fazer até duas aeronaves completas e tem opções para 4 versões de pintura, 3 com camuflagem de deserto, sendo uma da IIAF e duas da IRIAF e 1 com camuflagem de superioridade aérea.

Nãohá  filme “sobrando” e a qualide é excelente.

As instruções dos decalques são bem claras e o manual colorido. As intruções de cores seguem o padrão de cores Federal Standard.

O set de detalhamento

Produzido pela Goffy Model este Set, faz parte de uma série de 3 sets lançados para o Tomcat, o SET 1 é composto por 9 peças em resina, 1 em vaccum e 9 peças em Photoeteched, além de uma folha de decalques para os instrumentos do painel.

As peças em resina estão bem moldadas e incluem assento, manche, painés externos além do cockpit completo e porão do trem de pouso dianteiro.

As peças em PE incluem o frame do canopi, a escada de acesso e alguns painés externos também.

Bom pessoal, feitas as devidas apresentações, em breve postarei o andamento de mais esta montagem, espero que gostem !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “F-14A Tomcat Iranian Air Force 1/144 – Parte I”

  1. Daniel

    Se é F-14 Tomcat já é sensacional. Na 1/144, com o Lucas mantando e usando Revell, Goffy e FCM iranianos… então vai ficar perfeito! Também estou de olho, e sem lupa… por enquanto! hehe

    1. Obrigado Daniel !!

      O kit já está 80% pronto, em breve postarei as fotos 😀 😀 Valeu !

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Cabra bão de zóio esse ai!

    Depois quero ver de perto esse kit.

    Abraços.

    1. hehhehe está na bancada.. em breve postarei novidades…

  3. M3mourph3us

    Cááááspita, tu e tuas “micro-machines-Plastis” kkkkk

    Muito bacana a parte Histórica de origem do modelo, bem como a designação para o deserto e a crise que pos fim à continuidade ( via Suporte Americano, lógico).

    Parabéns e segue a “Romaria”.

    Abraço

    Guy

    1. eheeeh não tem jeito, sou apaixonado por essa escalinha…

      Fique ligado !

      Lucas

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.