Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

F-14A Tomcat Iranian Air Force 1/144 – Parte II

Bom pessoal, vamos  a parte II de mais este projeto, se você não viu a parte I clique aqui.

Eu iniciei a montagem abrindo os pontos onde serão colocados os photoetcheds da escada e do apoio aos pés, esta na minha opinião foi a parte mais dificil de toda a montagem, pois as aberturas medem menos de 5mm, eu abri um pequeno furo no meio e depois com uma pequena lixa fiz o restante da abertura.

Depois de tudo certo, colei um pedaço pequeno de plasticard pela parte de dentro das aberturas menores e o photoetched na abertura maior.

O kit de detalhamento da Goffy trás um painel em resina, portanto o moldado do kit deve ser removido, um pouco de lixa aqui e ali e Mr Surfacer como putty e tudo ficou certinho no lugar.

O detalhamento do interior neste set da gofyy realmente é muito bom, com decalques para o painel, além dos painéis laterais em resina, o interior não fica devendo em nada para os modelos de escalas maiores.

O kit da revell monta muito bem, sem maiores problemas, apenas o alinhamento das asas não fica muito certo devido ao mecanismo que colocaram para que se movessem, foi preciso remover este mecanismo para que ficassem alinhadas por igual. A junção da parte do cockipt com a fuselagem também precisou de um pouco de putty para que desse um acabamento melhorado. Entretanto este foi o único lugar que foi necessário aplicar putty, parabéns à revell pelo excelente molde do modelo !

A pintura seguiu sem problemas, utilizei tintas Gunze e Tamiya para a montagem, os decalques foram aplicados sem problemas, pois a tinta gunze deixa um acabamento semi brilho, o que evita o silvering, a aplicação foi super tranquila, sem contratempos, sinal da qualidade dos decalques impressos pela Microescale.

Para o armamento utilizei uma parte da que é fornecida no kit e outra retirei de um set de armamentos da ARII, na 1/144.

Realmente o maior desafio do modelo é a montagem dos detalhes em PE, principalmente a escada, que demandou bastante cuidado e paciência.

Para finalizar fiz um wash não muito carregado com tinta óleo, e depois selei tudo com verniz acrílico fosco da acrilex (diluído com água).

Para a base utilizei tinta acrílica da acrilex, a base é de madeira em mdf, e o tarmac foi feito somente passando um scriber sobre a madeira.

Foram 3 meses de trabalho para terminar o modelo, que ficou assim:

Bom pessoal, é isso aí, espero que tenham gostado de mais esta montagem e até a próxima !

 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “F-14A Tomcat Iranian Air Force 1/144 – Parte II”

  1. Jeferson

    Belo trabalho lucas! Agora vou aproveitar sua experiência e tirar umas dúvids. Tenho planos de fazer um alicat mas na 1/48 já possuo os decalcs da FCM e com eles as referências quanto as cores a serem usadas, posso me basear nelas? É que já perguntei a outras pessoas e as indicações nem sempre coincidem com as que estão nas folhas de decal. Quanto a camuflagem, elas devem ser feitas com mascaramento(linha dura)ou livre(na mão)? E por último, os armamentos quais devo usar, já que a confuguração deles deva mudar um pouco. Desculpe o interrogatório e obrigado!

    1. Obrigado Jeferson, pelo elogio, e por comentar.
      Quanto as suas dúvidas, pode ficar tranquilo que as indicações de cores do Felipe estão corretas, ele sempre faz uma extensa pesquisa antes de fazer qualquer lançamento. A primeira pintura dos Ali Cats foram realizadas nos USA então seguem o padrão Federal Standard, não tem erro.
      Quanto a camuflagem, dê uma olhada neste post aqui no Spruemaster, há muitas fotos que podem tirar suas dúvidas. Em algumas fotos, elas parecem ser linha dura e em outras não. Entretanto acredito que eram livre. Quanto ao armamento, eles utilizavam a princípio o mesmo armamento americano, depois do embargo passaram a utilizar armamento com desenvolvimento próprio. O livro que eu indiquei no post é perfeito como fonte de referência.

      Valeu !

  2. Carlos

    Parabéns pelo trabalho, simplesmente sensacional.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.