Militaria Reviews 

Review 1/35 Trumpeter MAZ-537 # 01006

O Veículo

O projeto do MAZ-537 teve início na década de 1960, embora algumas fontes citem que seus primeiros desenhos surgiram em meados da década de 50, com o objetivo de iniciaar a produção de um veículo de transporte pesado e para utilização em construções, em áreas remotas e em condições adversas de terrenos.

A produção do MAZ-537 começou em 1963 e em 1964 começou a ser utilizado. Todas as suas variações foram produzidas na Fábrica de Veículos Mink. A maioria dessas versões foi utilizada como transportador de tanques. Apesar da sua idade, este veículo ainda se encontra em serviço em vários países e na própria Rússia.

O MAZ-537 pode atrelas semi-reboques para os principais tanques e outros veículos de combate, com peso máximo de até 50 toneladas, tanto em estradas como fora delas. A cabine tem capacidade apra o motorista e mais três tripulantes.

É equipado com um motor dieses de 12 cilindros, com 525 hp de potência, mas com curta vida útil, o que requeria constante manutenção. Tração integral nas oito rodas, e direção assistida nas quatro rodas dianteiras. Ainda incluí um mecanismo de pré-aquecimento, para auxiliar a partida do motor em climas muito frios, além de um poderoso aquecedor para a cabine.  Um sistema central de calibragem dos pneus equipava o veículo para proporcionar uma melhor tração em terrenos mais arenosos ou macios.

Detalhes técnicos:

– Peso: 22 toneladas

– Capacidade de carga no reboque: 50 toneladas

– Comprimento: 9,13 m

– Largura: 2,88 m

– Altura: 2,89 m

– Motor: Diesel V12 D12A de 38,9 litros e 525 hp

– Velocidade máxima: 60 km/h

– Autonomia: 650 km

Fontes:

– Wikipedia.org

– military-today.com

– oldrussiancars.com

– carsbase.com

  O Fabricante

A Trumpeter é uma das maiores e mais antigas fabricantes de kits plásticos. Seu catálogo é impressionante, contando com centenas de kits nas mais variadas escalas, além de ferramentas e acessórios. Ultimamente vem lançando muitos kits, a exemplo dos outros fabricantes. Aviação entre escalas 1/24 até 1/700, veículos militares entre 1/16 até 1/144, embarcações de 1/60 até 1/700 e carros entre 1/12 e 1/25. Fornece também acessórios como armas, esteiras link-by-link e figuras. E na maioria desssas áreas, oferece kits WW II e modernos. A Trumpeter ficou famosa por produzir kits grandes, com muitas peças. Um exemplo são as suas locomotivas e os transportadores de tanques, como o MAZ e o Faun. Com uma excelente qualidade de injeção e preços acessíveis a Trumpeter é uma das principais companhias produtoras de kits. Sediada em Hong-Kong, está constantemente lançando novos modelos. Seu site é www.trumpeter-china.com.

O Kit

É um kit bem grande, que depois de montado vai chegar perto dos 40 cm de comprimento. Sua injeção é excelente, com poucas marcas e sem nenhuma rebarba, injetado em plástico cinza. São 348 peças, uma folha de PE, árvore com transparências, uma folha com os decais e uma folha com máscaras para a pintura do kit.

É muito bem detalhado. O painel de instrumentos de plástico pode ser substituído pelo de PE, bem mais detalhado. Os pneus são de vinil, mas trazem uma marca de injeção, na forma de uma linha bem no centro, que vai dar um certo trabalho para ser retirada. E como são oito pneus…

A única falha que encontrei no kit, e isso pode até ser uma opinião pessoal minha, é a falta do motor. A Trumpeter poderia ter investido um pouco mais nesse detalhe, principalmente que as portas de inspeção do compartimento do motor podem ser montadas abertas ou fechadas. Não sei se existe algum aftermarket dele.

Nenhuma das peças maiores está torta ou empenada, o que promete uma montagem tranqüila e sem maiores problemas, o que possibilita ao modelista se preocupar com a pesquisa e o acabamento do kit. O manual é muito bem planejado e acompanha o kit a tradicional folha colorida, com as indicações de cores e colocação dos decais.

Finalizando, o o MAS-537 da Trumpeter é um excelente kit. Posso tranquilamente recomendar a sua montagem para todos os níveis de modelistas. Diversão garantida.

Agradeço a Hobby Easy que gentilmente nos enviou o kit para avaliação e produção deste review. Seu preço fica por volta de R$ 82,00, mais o frete e eventuais taxações. Para adquirir o kit, basta clicar AQUI.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
   

Written by 

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/35 Trumpeter MAZ-537 # 01006”

  1. Marcel Regis

    to surpreso em ver a excelente qualidade. Nada de rebarbas e pelo que vejo as transparencias sao finas e bem acabadas.

    1. Marcel:

      Já faz um certo tempo que os kits da Trumpeter surpreendem. Detalhes, escala e acabamento. Tudo excelente. Esse kit do MAZ superou as expectativas, mesmo se tratando de um kit grande, o que é especialidade da Trumpeter. Outra coisa são os preços. Bem legais pra esse nível de kit. Dá uma olhada na Hobbyeasy. Vc vai achar os kis mais antigos da Trumpeter por preços que chegam a 30 reais. Vale a pena.

      Abração !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.