História & Modelismo Visitas 

Visitando a Fábrica da MPM/CMK

Como já comentei anteriormente aqui no SprueMaster, entre os meses de Setembro e Outubro de 2011 estive na República Tcheca para conhecer os patrocinadores do Spruemaster, visitar meus amigos, os museus, o E-day, as fábricas de kits, enfim, foi uma viagem voltada ao plastimodelismo.

E como não podia deixar de ser continuarei a publicar matérias sobre essas incrível experiência, para quem ainda não viu, eu publiquei um artigo sobre minha visita à fábrica da Eduard, se você ainda não viu, clique aqui.

Mas vamos falar da MPM/CMK que é um dos mais antigos e tradicionais fabricantes de kits da República Tcheca. Fundada em 1990, primeiramente eles distribuiam e fabricavam kits em vaccum forming, e com alguns detalhes em injeção, o primeiro kit fabricado por eles foi o Bücker Bu181 nas escala 1/72, utilizando totalmente a tecnologia short-run.

A MPM é um grupo que envolve as seguintes marcas/séries:

  • MPM – A fabrica de série principal, utiliza moldes de metal galvanizado, que tem vida mais longa que os moldes de kits short-run, é dedicada a produção de kits de aeronaves.
  • SPECIAL HOBBY – Os kits sob este nome são produzidos com a tecnlogia de moldes short-run  e possuem detalhes em resina e photoetched. Um molde short-run desta série por exemplo, tem vida útil de apenas 3 anos.
  • SPECIAL ARMOUR – Série produzida com moldes galvanizados e é voltada para kits de militaria (AFV)
  • SPECIAL NAVY -Outra série produzida com a tecnlogia de moldes short, possuem detalhes em resina e photoetched e é voltada para submarinos na escala 1/72.
  • BEST CHOICE – Uma série exclusiva, dedicada a modelistas experientes, com produção limitada, cada kit vem com peças injetadas, photo-etched, resina e outros acessórios, cada kit é numerado e vem com certificado de autenticidade.
  • HML – Esta marca é dedicada a moldagem em resina de acessórios feita a mão, com adição de detalhes em peças de metal e photo-etched, são produzidos nas escalas 1/48, 1/24, 1/18 e 1/15.
  • HPH – Série de produtos em alta qualidade, com detalhes em resina, fuselagem em fibra de vidro e vacum forming, produzidos em diversas escalas.
  • ELF – Kits produzidos exclusivamente para clientes Tchecos.
  • AZUR – Série produzida em parceira com a a Francesa, também utiliza tecnologia short-run, com vida últil dos moldes de três anos.
  • CONDOR – Série de kits dedicada a aeronaves e utiliza moldes galvanizadas de grande vida útil
  • CMK 1/35 – Série totalmente focada na escala 1/35, e também utiliza moldes de metal galvanizado

A CMK que também faz parte do grupo fundada em 1992, compreende as seguintes séries/marcas:

  • CMK Detail set 1/48 – Acessórios em resina  na escala 1/48 para aeronaves
  • CMK Detail set 1/32 –Acessórios em resina na escala 1/32 para aeronaves
  • CMK Detail set 1/72 –Acessórios em resina na escala 1/72 para aeronaves
  • CMK Detail set 1/35 –Acessórios em resina na escala 1/35 para militaria (AFV)
  • CMK Guns & Rifles – Replicas em tamanho natural de armas, produzidas em resina
  • CMK Zimmerit 1/35 – Corpo de tanks moldados já com os detalhes em zimmerit, escala 1/35
  • Planet Models Aircraft – Kits altamente detalhados totalmente produzidos em resina nas escalas 1/32, 1/48 e 1/72. Dedicado a aeronaves.
  • Planet Models Military Vehicles – Kits totalmente produzidos em resina na escala 1/72, dedicado a militaria (AFV)
  • Planet Models Naval Series – Submarinos na escala 1/200, moldados em resina.
  • CMK Resin Armor – Kits totalmente produzidos em resina na escala 1/35, dedicado a militaria (AFV)
  • CMK Conversion Sets 1/72 – Sets de conversão na escala 1/72 para militaria (AFV)
  • CMK Conversion Sets 1/48 -Sets de conversão na escala 1/48 para militaria (AFV).
  • STAR DUST – Pigmentos para aplicação de weathering.
  • NAVY Series 1/72 – Acessórios em resina para detalhamento de submarinos na escala 1/72
  • CMK Figures – Figuras em resina produzidas nas escalas 1/35, 1/32, 1/48 e 1/72 .
  • CMK Help Yourself Set – Acessórios em resina.
  • CMK Hot barrels 1/35 – Barris de metal torneados par detalhamento para militaria na escala 1/35.
  • CMK Barrel equipment 1/72 –Barris de metal torneados par detalhamento para militaria na escala 1/72.
  • CMK Quick and easy sets – Detalhamentos para aeronaves, nas escalas  1/48 e 1/72 .
  • CMK Foto Hobby Manual – Livros contendo a história, desenhos, e fotos detalhadas de aeronaves.
  • CMK Maritime – Série limitada de acessórios navais em resina.

Juntas  a MPM/CMK compreendem 32 marcas/séries diferentes de produtos, o que faz dela a mais diversificada fábrica de kits e acessórios de resina.

Situada na cidade de Praga, na República Tcheca, a MPM/CMK possui hoje um quadro de cerca de 90 funcionários, e ainda mantém 18 lojas na República Tcheca, onde não somente os seus kits podem ser comprados, como também o de muitas outras marcas.

Visitei a empresa acompanhado de meus amigos Petr Buchar da CMR (farei uma matéria sobre a CMR mais adiante), Fernando “Nando_z” Zavarelli, Dick Hourigan da Red Roo Models  e Collin “Flying” Picket, da revista SAM Publications.

Chegamos a fábrica e fomos atendidos pelo Sr. Alfred Riedel, gerente de produção da empresa, que nos acompanhou por toda a visita e mostrou as dependências da fábrica, que aliás é grande. Depois fomos apresentados para o Sr. Jiri Silhanek, Diretor Executivo da empresa.

Um dos hobbies do Sr Silhanek, é colecionar artigos militares, portanto por toda a fábrica pode-se ver partes originais de aeronaves, peças de canhões, e até vestimentas de todas as épocas da guerra. Um prato cheio para um apaixonado como eu. Inclusive o Sr. Silhanek me disse que produz réplicas de hélices, cones de hélices e até painéis de aeronaves para venda, além de claro, negociar artigos de surplus e peças de militaria.

O processo de produção e desenvolvimento de um kit é muito grande e eles fazem praticamente tudo por lá, e como não podia deixar de ser, prestam serviços para outros fabricantes também.

Algumas fotos da fábrica e os itens de coleção do Sr. Silhanek:

Tanto a MPM como a CMK tem sites para vendas internacionas, para acessar basta clicar nos logotipos:

Bom pessoal, em breve publicarei mais artigos pra vocês sobre a minha viagem.. por enquanto é isso espero que vocês tenham gostado de mais esta matéria e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Visitando a Fábrica da MPM/CMK”

  1. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Putz, que inveja. Só não é maior por você nos presentear com as fotos e descrição detalhada da visita e funcionamento. Obrigadão, cumpadi, pela matéria.

    1. Obrigado Vlamir 😀

      Eu não poderia deixar de partilhar uma visita como esta com vocês do Blog…

      Muito obrigado !

  2. Ronaldo

    Gostei da matéria. Esclarece bem o segmento de atuação de cada marca. Atualmente, o leste europeu tem se destacado pela grande variedade de marcas. Quem não domina o assunto acaba ficando confuso.
    Vendo as fotos da sala de estoque, fiquei pensando o que se passa na cabeça do modelista quando vê tanta caixa junta. Deve desejar ouvir uma voz dizer: “pegue o que quiser”.
    Não pude deixar de notar que no momento da visita, embalavam kits do Brewster Buffalo, kit que planejo como minha próxima aquisição. Fiquei pensando se é uma daquelas caixas que vai acabar na minha mão.

    Abraços,
    Ronaldo

    1. Opa, Obrigado Ronaldo,

      Pois é cada marca tem um segmento diferente, quanto ao Buffalo, já está a venda e é na 1/32 😀 isso da caixa eu também fiquei pensando é legal né ?

      Essa questão de ver o estoque, realmente é um sonho para nós modelistas, e andar naqueles corredores, faz a cabeça da gente girar um bocado viu rsrs

      Só uma observação, jamais diga para um Tcheco que seu país fica no Leste da Europa, porque eles se ofendem de verdade. A República Tcheca fica na Europa Central 😉 – mas essa é uma confusão que muita gente faz e que provoca algumas saias justas de vez em quando…

      É isso aí Plastiabraço e um feliz 2012 !!

  3. Geraldo Ribeiro

    Muito bacana, Lucas! Ótima matéria!
    Os caras são uma potência!

    Abraços,
    Geraldo Ribeiro

    1. Valeu Geraldo ! fico contente que tenha gostado.

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.