História & Modelismo Visitas 

Visitando a fábrica da Czech Master Resin (CMR)

 

Dando continuidade a minhas matérias sobre a República Tcheca, agora apresento um dos melhores fabricantes de kits de resina do mundo, a Czech Master Resin. Se você não viu, recomendo ver os posts sobre minhas visitas, clique aqui.

A empresa,

A história da CMR começa no ano de 1973, os homens por trás da marca original de kits Czech Master Resin ou CMK era formado por um grupo de modelistas entusiastas de aviação nos arredores de Praga. Alguns destes modelistas haviam trabalhado na Kovozavody Prostejov (KP ou KoPro), o maior fabricante de kits da Tchecoslováquia naquela época.

Utilizando e refinando métodos de cópia dos seus kits em resina, eles obtiveram excelentes resultados na moldagem de silicone. Como a borracha de silicone RTV (room temperature vulcanizing)  e a resina de poliuretano, como a epoxy, não precisam de calor e pressão para moldar um modelo, o processo se tornou bastante popular, pois permitia que qualquer modelista com um mínimo de investimento fosse capaz de produzir uma pequena quantidade de modelos. Aconteceu um pequeno mercado onde os modelistas vendiam entre si os modelos.

Depois de 1990, o grupo original CMK se partiu em dois e o logo CMK foi vendido para uma empresa “profissional”, sim aquela que publiquei a visita alguns dias atrás…. entretanto a produção de kits em resina não terminaria, mas agora ficaria sobre a bandeira CMR, somando atualmente mais de 30 anos de experiência na produção de kits de resina de alta qualidade.

Instalada na cidade de Praga, República Tcheca, a CMR é formada por um pequeno grupo de entusiastas, cerca de 6 pessoas que trabalham em todos os processos, desde a pesquisa e escultura dos Masters até a moldagem em resina propriamente dita.

A empresa é pequena, ocupando algumas salas no andar superior de uma estação de aquecimento de água no subúrbio da cidade.

Fiquei surpreso ao ver que a produção dos kits é extremamente simples, coloca a resina em um molde de silicone, depois em uma câmara de pressão para retirar as bolhas e pronto, é só esperar secar, que pode levar de 10 a 30 minutos dependendo do tamanho da peça.

A CMR além de produzir os seus próprios kits também presta serviços de moldagem, fazendo peças em resina para muitos fabricantes na República Tcheca, a parceria entre as empresas por lá é algo que impressiona.

Algumas fotos das intalações:

Já fiz alguns reviews e montagens de kits desta marca aqui no SprueMaster, para ver clique aqui.

Novos Rumos,

A partir de Janeiro de 2012 a CRM  funde-se com a Mark I Ltd, para quem não sabe a Mark I Ltd é a responsável pelas publicações e monografias da 4+ Publications e também venda e distribuição de kits de muitas marcas para lojistas e consumidores finais. Portanto o lojista que tive interesse em importar kits para revenda a Mark I Ltd poderá dar todo o apoio

Com essa fusão o controle da CMR para a ser da Mark I, ficando meu amigo Petr Buchar, fundador da CMR, como conselheiro consultivo.

Desejo boa sorte aos amigos !!!

A CMR no Brasil,

A empresa Nova Mania Hobby em breve terá todo o catálogo da CMR a disposição dos modelistas brasileiros, e a preços muito convidativos.

É isso aí meu amigos, espero que tenham gostado de mais esta matéria e até a próxima !

   

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “Visitando a fábrica da Czech Master Resin (CMR)”

  1. Rogerio Paiva

    Excelente!!! Adoro quando vemos empresas movidas exclusivamente pelo entusiasmo e paixão das pessoas. Gostaria de ver mais isto, pois hoje muitos só pensam no lucro. Abraços

    1. Rogerio, pode ter certeza que são essas as grandes empresas de sucesso, pois ser apaixonado pelo que se faz é 90% do sucesso…

      Plastiabraço !

  2. tchuba

    Cara assustei com o gato!Achei que era de resina…o loko!
    Muito bacana a matéria(Inveja………)Brincadeira…Um abraço e parabéns por mais essa…

    1. heheh obrigado !!

      Ela tem namorado, chama garfield ! hahahah

      que bom que gostou, plastiabraço !

  3. Rogerio 77

    Muito bom, mais uma matéria de visita à fábricas que nos faz babar. Parabéns ao site !
    Ah sim, e a mascote é simpática mesmo hehehe…

    1. Obrigado Rogerio !!

      Sim a Lisa é uma gatinha, literalmente 😀 😀 😀

      Plasrtiabraços !

  4. Marcel Regis

    Muito bom. tentei entrar no site deles e dá erro.

    Outra duvida, esse T 22 que voce ganhou eles que fazem? e vem na versao FAB tambem??

    Como adquirir um?

    1. Oi Marcel, o site está entrando normal aqui pra mim, clique no logotipo deles.

      Sim esse T-22 já vem com os decalques para fazer FAB, inclusive estou montando este kit fazendo um tutorial sobre montagem de kits em resina.

      Se tiver interesse em comprá-lo, a Modelimex vende por 24 Euros, já com desconto para compradores do Brasil. O que dá aproximadamente 54 Reais + frete.
      http://www.modelimex.com/1-72-fokker-s-11-t-22-brazilian-version

      O kit é de excelente qualidade, e vem inclusive com umas 10 páginas só com fotos de referencia… inclusive da versão brasileira.

      Valeu !

  5. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Opa, mais um artigo que nos leva a “viajar” (divagar). Obrigado, Lucas, e apesar da falta de fotos do processo produtivo, que acredito não lhe foi permitido a divulgação, está sensacional. Parabéns.

    1. Obrigado Vlamir !!

      Sim, mas nada demais, moldes de silicone no modo que já conhecemos, e processo de moldagem a vácuo para eliminar bolhas…

      O segredo mesmo é na produção dos Masters…

      é isso aí,

      Plastiabraço !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.