História & Modelismo Visitas 

SprueMaster Visita: Oswaldo Antonelli

Caro leitor, inauguro a partir deste post uma nova série de reportagens onde pretendo mostrar mais de perto os modelistas brasileiros.

A ideia é abrir um espaço para os modelistas mostrarem seus trabalhos, sua bancada, além de conceder uma entrevista  e fazer um bate-bapo, dessa forma podemos aproximar mais os modelistas e conhecer um pouco mais os que só conhecemos através dos fórums e opens de modelismo. A coluna será patrocinada pelos parceiros do SprueMaster que oferecerão um presente para cada modelista visitado. E a visita de hoje é patrocinada pela PAVLA Models.

Quem vai estrear a coluna é nosso amigo Oswaldo Antonelli, figura já conhecida do fórum de modelismo Webkits, e dos Opens de modelismo.

Vamos lá:

O  Oswaldo é Engenheiro Civil, e vive na cidade de Batatais no interior de São Paulo, casado com Adriana, pai de Bianca e Victor Hugo. Fora o Victor Hugo que ainda é pequeno, a Adriana e a Bianca também já se aventuram pelo plastimodelismo, claro que por influência do maridão e papai coruja. Uma das coisas que o Oswaldo acha mais interessante no plastimodelismo é a facilidade de fazer amizades, trazer os amigos para casa e fazer aquele churrasco.

Iniciado no plastimodelismo no ano de 1993, Oswaldo conta que só começou no hobby por influência de um amigo que trabalha na Prefeitura da cidade e por incrível que pareça não monta kits! Em uma de suas viagens a São Paulo, eles visitaram a loja HTC e foi lá que o Oswaldo comprou seus dois primeiros modelos: um Spitfire e um Hurricane ambos na escala 1/72 (fiz algumas fotos dos modelos).

De lá pra cá ele não parou mais, já foram mais de 300 kits montados, inclusive ele é conhecido nos meios do modelismo como montador a jato, devido  grande rapidez com que monta seus kits.

Normalmente a maioria dos plastimodelistas se dedicam a padronizar sua coleção de kits, seja em uma única escala, tipo de modelos, período histórico ou país de origem, mas Oswaldo é um dos poucos modelistas que monta de tudo, navios, aeronaves, militaria, e nas mais diversas escalas, isso confere a ele um bom domínio das técnicas de montagem.

Posso atestar que a coleção dele é bastante diversificada e a sua evolução é notável, dos primeiros modelos aos últimos, perguntei qual era o seu modelo preferido e ele me disse que todos são especiais….

E como não podia deixar de ser, também visitei seu ateliê onde os kits ganham vida, e por incrível que pareça até que a pilha de kits não é grande !!! Acho que devido a sua velocidade de montagem rsrsr As tintas preferidas do Oswaldo são duco e sintéticas, e dão com certeza um excelente acabamento ao modelo.

Perguntei  o que o plastimodelismo já trouxe de bom para a vida pessoal e essa foi a resposta:

“Costumo dizer que o plastimodelismo é uma terapia, desestressa, acalma, te dá um tempo a sós consigo mesmo, te leva a pensar ou a não pensar, porém vicia. Acredito que no sentido pessoal me traz um alívio enorme das tensões do dia a dia, além, é claro, da oportunidade de interação, de fazer novas amizades e reforçar as antigas. No profissional, como minha coleção fica no meu escritório, muitos clientes vão até lá e admiram, voltam, trazem pessoas para ver, e graças à recepção que procuro dar a todos que se interessem pelo plasti alguns já voltaram, não mais como observadores, mas como clientes em minha área de atuação profissional.”

Bom pessoal, acho que é isso, assim vocês puderam conhecer um pouco mais do Oswaldo Antonelli, esse modelista famoso por aí….

Este artigo teve o apoio da PAVLA Models, que ofereceu um kit do Curtiss AT-9 Jeep, meus agradecimentos a PAVLA Models !

Até a próxima,

[.” align=”alignnone” width=”160″ caption=”Lucas Rizzi SprueMaster”][/caption]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

29 Thoughts to “SprueMaster Visita: Oswaldo Antonelli”

  1. Silverio

    Rapaz, eu andava pipocando de um site de modelismo a outro, garimpando um pouco aqui, um pouco ali, mas o spruemaster tá num nível superior: LIMPO, OBJETIVO E CHEIO DE DICAS E ORIENTAÇÕES. E uma curiosidade: numa das fotos do Osvaldo Antonelli, rolou uma caixa com umas acrilex? ou foi impressão minha?

    1. Oi Silverio,

      Fico muito contente quando leio palavras como as suas, pois isso me motiva ainda mais a continuar o trabalho com o Bloq, que embora árduo, é muito gratificante !! muito obrigado pelos elogios.

      E sim, eram tintas acrilex !!! o Oswaldo usa muitas soluções digamos “alternativas” e com bons resultados inclusive …

      Um grande plastiabraço e continue visitando o Blog !

  2. Cristian Zarichta

    Muito legal sua iniciativa Lucas. Seu blog tem evoluído muito e servido de ferramenta para nós modelistas. Parabéns!
    E parabéns para o Oswalov, figuraça conhecida da Webkits!

    Abraços!!!

    1. Muito Obrigado Cristian !

      Fico muito contente em saber que o Blog agrada e tem sido útil.

      Plastiabraço !

  3. Haroldo

    Parabéns pela iniciativa em entrevistar os modelistas, Lucas, e principalmente pela primeira, o Oswaldo, a quem não tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente, quem sabe em Maio, em Pirassununga, na festa dos 60 anos da Fumaça, e a coleção do cara é fantástica.
    Parabéns mais uma vez e ao Oswaldo também.
    Abraços a todos.

    1. Obrigado pelos elogios Haroldo !

      Plastiabraço

  4. Fernando Galdiano

    Bom, eu achei fantástica a sua ideia de mostrar as coleções particulares dos plastimodelistas. Foi muito legal mesmo.
    Para mim, foi muito legal participar desta visita inicial, na casa do Oswaldo. Além de uma coleção de kits montados maravilhosa, tivemos eu, minha esposa e meus filhos, o prazer de conhecer a linda família que ele tem.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa Lucas !! Um abração.

    1. Obrigado pelos elogios Fernando !!

      Plastiabraços

  5. Marcio Oliveira (Rio Preto)

    Grande Lucas,
    realmente nao poderia ter iniciado melhor, ja tive a grata satisfação de conhecer o Oswaldo pessoalmente e realmente tai grande pessoa e de um astral incrivel, parabens tambem Oswaldo pela belissima coleção e dedicação ao hobby.

    1. Eu é que agradeço pela oportunidade e pela acolhida Oswaldo !!

      Plastiabraço !

  6. oswaldo antonelli

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que pra mim foi uma satisfação imensa receber o Spruemaster, representado pelo Lucas e a Ludmila, pessoas incríveis, aqui na minha casa. Foi um dia muito especial para todos nós aqui, e que espero se repitam muitas outras visitas. Gostaria também de agradecer as palavras de todos os amigos. Como disse, são vocês que fazem desse hobby uma paixão, essa interação, troca de experiências, brincadeiras, enfim, amizades sinceras, coisa difícil de se ver hoje em dia e aqui temos. Minha coleção tem em torno de 350 ou pouco mais de kits montados. Acredito que uns 10% disso são de kits montados por outros amigos que comprei ou ganhei, e ocupam lugar especial na prateleira também. Gosto de todos os kits. Duas coisas importantes a destacar: Uma, minha casa vive aberta aos amigos. Estejam todos convidados. Bate papo, churrasco, boas risadas, podem contar que teremos. Outra: alguém tem um kitinho ai? Sacanas! Me chama de pidão! rsrsrs.
    Lucas, obrigado pela visita, obrigado ao Spruemaster e à Pavla pelo presente (já está na bancada) e pela oportunidade de ser o primeiro nessa série e pela bela matéria. Valeu mesmo!
    Abraços, pessoal!

  7. José Claudio "Pitoco" Lunkes Jr.

    Primeiramente gostaria de publicamente dar os sinceros parabéns ao Lucas por mais essa “novidade”…o Spruemaster vem inovando com matérias sempre interessantes ora sobre técnicas, ferramentas, visitas, reviews e coberturas de eventos, um verdadeiro diferencial para os plastimodelistas que acessam a web.

    Quanto a visita, sinceramente não poderia ter sido dado o ponta-pé inicial com um afamado plastimodelista…nosso amigo Oswaldo Antonelli!, melhor, amigo dá garotada…kkk…que nada, pessoa ímpar, muito gente fina, excelente plastimodelista e como foi dito, sua evolução é notável…também pudera, o cara é o maior “pidão” de modelos que conheço!!!!…kkk, Oswaldo, falta um modelo meu na coleção, assim que me convidar para um churrasco aí, levo um, ok!?

    Brincadeiras a parte, parabéns para o amigo Oswaldo, notável coleção, pessoa e plastimodelista.

    Abraço!

    Pitoco.

  8. Parabéns pela iniciativa Lucas, nada melhor para divulgar o nosso hobby do que mostrar quem são os “homens” por trás dos modelos.

    Parabéns pela coleção Oswaldo, excelentes modelos.

    1. A ideia é essa mesmo Anderson, nada melhor do que mostrar as caras por trás dos modelos 😀

      Plastiabraço !

  9. Claudio Moura

    Parabéns pela entrevista! Além de boa pessoa o Oswaldo é um modelista que tem o PRAZER de ajudar aos que recorrem a ele! Não o conheço pessoalmente mas admiro muito o Alto Astral deste cara!

    Um grande abraço a você, Lucas, e ao Oswaldo.

    1. Isso mesmo Cláudio,

      Eu acho que esse é o espírito do verdadeiro modelista, compartilhar. E o Oswaldo faz isso com muita alegria, com certeza é um modelista de verdade.

      Plastiabraço !

  10. Geraldo Ribeiro

    Lucas, parabéns por mais uma ideia bem sucedida!

    Ao Oswaldo, meus parabéns pela belíssima coleção, tanto pela diversidade, quanto pela quantidade e qualidade! Muito bacana ter conhecido a sua coleção.

    A ambos um forte abraço,
    Geraldo Ribeiro

    1. Obrigado Geraldo !

      Fico muito contente em saber que o trabalho aqui no Blog agrada 😀

      Plastiabraço !

  11. Sérgio Penna

    Cara o OSwaldo é bem mais velho do que eu imaginava esse Cherokee e o Lumina da Price, é coisa que sobrevoou a Arca durante o dilúvio, foi Noé quem projetou, não via eles desde o século passado… Véio…

    1. Hahaha boa Sergio, pois é, e eu sou beeemmm mais antigo do que isso da época que a Prince ainda era Amano, acho que sou da pré história do aeromodelismo 😀 😀

      Plastiabraço,

  12. Fala Lucas!

    Parabéns pela ideia desta matéria. Muito legal mesmo!

    Parabéns ao Oswaldo pela bela coleção.

    Abraço!

    1. Obrigado Álvaro !! fico feliz que tenha gostado.

      Plastiabraços !

  13. Angelo Catarim

    Muito boa a entrevista! Parabéns ao Oswaldo pela coleção lindíssima e ao Lucas pela entrevista e iniciativa.

    1. Muito Obrigado Angelo !!

      Plastiabraço !

  14. Marcel Regis

    eu acho que no dia que ele morrer, a casa deve ser transformada em centro de visitação pra plastimodelistas do mundo interiro!!! A coleção dele é belissima!!! Me deu ate vontade de retomar o Hobby!!!!

    Parabens Oswaldo!!!

    Obs: quem é o maior plastimodelista do mundo? falo em quantidade de kits montados

    1. hahahah boa Marcel !!!

      Sinceramente não sei dizer quem é não… 🙁

      Plastiabraço

  15. Marcelo

    Legal, se vier mesmo para o Open de Fortaleza fique à vontade para conhecer minha modesta coleção.

    1. Obrigado Marcelo !

      Por enquanto está tudo ok que irei…

  16. Marcos Garcia

    Aeee Oswaldo, agora ja esta na hora de doar kits, e não pedir… não quer me incluir na lista de herdeiros??!!!hehehe. Figura inusitada nos eventos!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.