História & Modelismo Museus walkaround 

SprueMaster Visita: LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte I

Sim caro leitor, dando continuidade sobre os meus artigos da República Tcheca,vou mostrar para vocês uma dos mais importantes e maiores Museus de Aviação da Europa o LETECKÉ MUZEUM KBELY (Museu de Aviação Kbely).

Fundado em 1968, na área do histórico do aeroporto militar de Praga-Kbely, o museu ocupa a base aérea construída após a constituição da Checoslováquia em 1918 e devido a quantidade e a qualidade de sua coleção, é considerado um dos maiores museus de aviação da Europa. Atualmente, a sua coleção conta com 275 aeronaves, 85 das quais são exibidos em quatro salas interiores, 25 são exibidos ao ar livre, 155 estão armazenadas em depósitos, e 10 aviões, em pleno funcionamento, ainda estão em serviço. Muitos aviões são únicos no mundo. (o museu tem na sua coleção o único exemplar restante do modelo Avia S.92, o Me 262 Schwalbe de construção Tcheca, além claro, do próprio Me 262 Schwalbe).

A exposição está intimamente relacionada com a história da aviação da Tchecoslováquia e  da República Tcheca, especialmente no ramo militar. Outros tipos de aeronaves estrangeiras importantes também fazem parte da coleção bem como  motores, peças de fuselagem, armamento, uniformes, bandeiras, distintivos e outras relíquias relacionadas com a história da aviação do país.

Vou apresentar a visita em duas partes, pois são muitas fotos que eu gostaria de mostrar para vocês, neste dia eu o Nando_z que me acompanhou nesta aventura fizemos mais de 2 mil fotos, vou colocar uma parte do que vimos lá aqui no Blog.

Me acompanharam nesta visita o Nando_z, o Sr Petr Buchar, da CMR Models (publiquei a visita a fábrica da CMR  aqui), o Sr Dick Hourigan (uma das mais importantes personalidades na área de restauração de aeronaves da Austrália e proprietário da Red Roo Models) e o Sr Miroslav Kleol (diretor do museu).

Visitar este museu para mim é a realização de um sonho de infância e por os pés naquele lugar foi um dos momentos mais importantes dos quais já vivi, a primeira coisa que veio a minha mente foi o quanto de história há ali preservada.

Hangares da época da inauguração do aeródromo ainda estão lá, totalmente preservados, sim, eles tem quase 100 anos de idade…. lá dos idos de 1918… aliás a área toda do museu ainda é uma base militar e totalmente operacional, mas não se pode fotografar do “lado de lá” da cerca. Tive inclusive a oportunidade de conhecer um dos pilotos da Força Aérea Tcheca, que estava em missão voando para a OTAN.

Iniciamos a vista guiados pelo Sr Miroslav que nos levou a área de restauração do museu, que não é aberta ao público, então a visita teve um gostinho ainda melhor :D. Ah o cheiro de dope da oficina… aquilo lá tem feromônios de aviação rsrsrs

Logo em seguida entramos no primeiro hangar, os hangares externos são originais, e dentro deles está a coleção de aviões históricos da primeira e segunda guerra mundiais.

Logo no primeiro hangar, ao entrar e olhar para a direita, sob uma meia luz está ele, todo imponente e muito maior do que eu imaginava, um Me 262 Schwalbe, a lenda da aviação a jato, neste momento não pude conter as lágrimas de emoção, pois veio na cabeça aquele garoto do interior que sonhava com os aviões da segunda guerra através de fotos recordadas das revista e que corria para janela ao ouvir um barulho de avião sonhando um dia poder ver de perto estas “avis raras”,   foi um filminho de tudo o que eu já havia sonhado até ali, poder vê-lo, ali, na minha frente, foi simplesmente um momento mágico, tal qual o voo de planador que eu havia realizado dois dias antes…

Após observar longamente aquela grande ave me viro para a esquerda e vejo um Lavochkin La-7, com a pintura ainda original… confesso que foi uma emoção atrás da outra, até ver o Avia 534, aí meu pobre coração quase parou !!!  não há palavras para descrever o que eu vi e senti naquele museu.

A coleção de aviões clássicos é simplesmente fantástica, dioramas compõem cenas com as aeronaves, dando um aspecto muito legal a exposição, a conservação dos hangares e das aeronaves é primorosa, não dá pra acreditar que existem aviões ali com quase 90 anos de idade. Simplesmente sensacional.

Mas chega de papo e vamos as fotos (3 galerias – 185 fotos):

Esse é o final da primeira parte deste artigo caro leitor, na segunda parte vou mostrar a ala externa onde ficam os helicópteros e o hangar que abriga as aeronaves modernas.

É isso aí, plastiabraço e até a próxima !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

12 Thoughts to “SprueMaster Visita: LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte I”

  1. Anthony Bell

    Lucas,belíssima cobertura e muito boas as informações sobre o museu!

  2. Rommel Nóbrega

    SENSACIONAAAAAALLLL!!!!!!

  3. Marcel Regis

    Olá preciso de ajuda, como faço pra comprar os decais do Gloster Meteor 1/72, feito pela RAF Decais (Rafael)?

    1. Oi Marcel,

      Tente localizá-los em uma das lojas que patrocinam o blog, aqui mesmo no blog na área de tutoriais (o atalho está lá em cima no menu) existem alguns tutoriais explicando como comprar dos patrocinadores, bem como fazer compras no exterior…

      Qualquer dúvida é só chamar !

      Plastiabraço !

  4. Pitoco

    Lucas, tô sem palavras…

    Aquela Avia S-92 e o Yak-17, que show!!!

    Belíssimas fotos, obrigado por compartilhar conosco.

    Grande abraço!

    Pitoco.

    1. Pois é Pitoco e ver tudo isso “ao vivo” é mais emocionante ainda !!!

      Obrigado pelos elogios,

      Plastiabraço,

  5. Eduardo Faria

    A riquesa de detalhes das fotos é fanstastica,

    Obrigado por nos dar esta viagem virtual

    Parabébns

    Edu

    1. Opa ! Obrigado Edu !

      A ideia era essa mesmo ! poder mostrar mais detalhes para o pessoal 😀 😀

      Fico contente que gostou das fotos 😀 😀

      Plastiabraço !

  6. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Mais uma excelente viagem virtual. Obrigado por dividir conosco. Abç.

    1. Eu é que agradeço Vlamir !!

      Plastiabraço !

  7. oswaldo antonelli

    Wow,wow, wow!!!!!

    Lucas, que show! Que oportunidade fantástica vocês tiveram, ver tudo isso de perto, imaginar que muitos desses combateram nos ceus da Europa, coisa mais chique!

    Valeu mesmo por trazer as fotos pra gente.

    Abraços.

    1. Eu é que agradeço Oswaldo !

      Poder compartilhar isso com vocês torna a viagem ainda mais legal !

      Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.