História & Modelismo Museus walkaround 

SprueMaster Visita: LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte II

Dando continuidade a minha visita do LETECKÉ MUZEUM KBELY em Praga, (a parte I está aqui) irei mostrar a área externa bem como o segundo hangar que abriga aeronaves civis e modernas.

Na ala externa estão os helicópteros militares, bem como aeronaves de transporte e de ataque, algumas aeronaves que não voaram pela Força Aérea Tcheca também estão em exposição como um F-4 Phanton, Saab Draken e Viggen e até um F-5, estas aeronaves chegaram ao museu através de trocas realizadas entre os próprios museus.

Na ala interna estão presentes aeronaves importantes para a história da aviação Tcheca, como por exemplo os protótipos dos planadores L-13 Blanik e do jato L-39 Albatros. Algumas coisas são bem curiosas como a versão biplace do Me-109 (S-199) e também uma cápsula espacial Soyuz 28, além do motor de um FW-190!

Na área de entrada do hangar principal, também há uma exibição de material bélico e partes de aeronaves históricas da Segunda e Primeira Guerra Mundial. Nesta exposição também é possível ver os uniformes dos pilotos originais das épocas. No final do corredor há uma parte de um hangar que foi conservado da Segunda Guerra Mundial, ele está todo danificado por fragmentos de bombas lançadas por bombardeiros aliados.

Mais detalhes:

O Museu fica aberto de Maio a Outubro de terça a domingo das 10h até as 18h. A entrada é grátis.

Para chegar pegue o metro no centro da cidade, linha C (vermelha) até a estação Letňany (cerca de 20 minutos) e depois qualquer um dos ônibus: 185, 259, 280, 302, 375 ou 376, todos partem da estação de metro e demoram cerca de 10 minutos para chegar ao museu. Clique aqui para ver no mapa

Existe uma lanchonete (bem simples) e uma loja de souvenirs na área interna do Museu, recomendo levar água e se preparar pois uma visita completa deve durar no mínimo duas horas.

E agora vamos a mais fotos(280 fotos – 5 galerias)

Após a visita o  Sr Miroslav Kleol (diretor do museu) convidou eu e o Nando_z para visitarmos a área da administração do Museu (que é uma zona militar) e tivemos o prazer de assinar o livro de visitantes VIP! Acredito que fomos os primeiros brasileiros a fazer isso.

Visitar este museu foi a realização de um dos meus sonhos aeronáuticos e posso afirmar para vocês que esta visita foi inesquecível…

Bom pessoal é isso aí, e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “SprueMaster Visita: LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte II”

  1. gregozmods

    Second last photo: Dick Hourigan! Small world! Regards to you from back home in Australia.

    1. Yes he is! I visited this museum with him, Mr Hourigan is a great aviation expert. It was so enjoyable to stay with him.

      Best regards,

  2. wilson "shepard"

    Lucas… gostei do Mil Mi-4…impressionante meu amigo.. parabéns por mais estas fotos espetaculares….

    Shep

    1. Legal Wilson!

      Fico contente que tenha gostado, e obrigado por comentar por aqui.

      Plastiabraço!

  3. Pitoco

    Lucas, boa tarde!

    Meus sinceros parabéns pelas fotos, consigo imaginar o sentiu ao ver todos esses aviões de perto…
    Só nos resta agradecer por compartilhar!

    Obrigado!

    Abraço,

    Pitoco.

    1. Sim Pitoco, dá pra ficar sem palavras no meio de tantas aeronaves históricas.

      Literalmente você respira a história. Vale a pena cada segundo da visita!

      Plastiabraço

  4. Marcio Oliveira (Rio Preto)

    Poxa Lucas sem palavras……
    E eu daqui fico enrolando para ir no Museu da Tam…….
    Sei o que vc sentiu e senti daqui lendo e vendo as fotos também, na infancia não saia do extinto museu no Ibirapuera onde hoje chamam de oca, realmente num museu vc respira a historia.
    Parabens

    1. Pois é Márcio,

      Tive o prazer de conhecer pessoalmente e entrevistar o Sr João Amaro, o post com a entrevista e a visita ao Museu TAM está aqui no Blog e posso admitir a você que o Museu TAM não perde em nada para os Museus no exterior do país, aliás em alguns aspectos ele é até melhor do que alguns que visitei, não espere mais e vá lá pois vale a pena!!!

      Quanto a emoção de visitar um museu destes como o Kbely, olha somente nós que temos os vírus aéreus no sangue podemos explicar, quando eu vi o Me-262 ali, parado na minha frente, um arrepio do pé até a cabeça tomou conta de mim e não pude conter as lágrimas, pois um pobre garoto do interior como eu jamais imaginou poder ver uma avis rara daquelas um dia assim frente a frente ao alcance do toque, eu sabia que era falta de educação, mas eu não me contive e tive que tocá-lo (mas foi só nesse, temos que ser educados quando estamos na casa dos outros rsrsrs) olha não dá pra descrever o que senti não, só estando lá para enteder. Me senti como o pequeno Jim do filme Império do Sol, naquela cena que ele simplesmente abraça um avião….

      É uma emoção inesquecível e inigualável, para mim foi muito legal, e como você disse, em um museu desses você respira a história literalmente.

      Um outro momento muito emocionante desta viagem, foi uma visita que fizemos a Catedral de São Vito, e lá dentro há um memorial em homenagem aos pilotos Tchecos que lutaram pela RAF na Segunda Guerra Mundial, neste memorial há uma vela que não se apaga, foi um outro lugar que me emocionei bastante, fiquei ali, parado, com os olhos cheios de água e imaginando o quanto estes pilotos não sofreram, suas alegrias e derrotas, a angústia de suas famílias, são coisas que mexem com a gente…. e ainda me emociono quando me lembro.

      Dividir isso com vocês leitores para mim é muito importante também, e fico muito contente em saber que matérias assim agradam.

      É isso aí e até a próxima visita!

      Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.