Aviação Reviews 

Review: 1/72 X-47B – PLATZ- AC-7

A Aeronave,

O UCAS-D, Unmanned Combat Air System Demonstration program, programa de Demonstração de Systemas Aéreos de Combate não tripulado foi projetado pela DARPA, USAF e US Navy. O projeto consiste em uma aeronave totalmente não tripulada capaz de de operar a partir de porta aviões. O projeto prevê inclusive a capacidade de reabastecimento em voo totalmente automática.

O primeiro voo de prova de conceito do X-47A aconteceu em fevereiro de 2003, e os projeto começou a tomar a tomar forma desde então. O projeto teve uma interrupção devido a restrições de orçamento do governo, e que levou ao desligamento da USAF do projeto. Em agosto de  2007 a DARPA e a US Navy retomaram o projeto, o primeiro protótipo voou em 2009 e o segundo ficou pronto em 2011.

O primeiro aparelho para demonstração realizou o seu primeiro voo em  fevereiro de 2011 na base aérea de Edwards. O modelo prevê total operação a partir de um porta aviões, reabastecimento em voo, capacidade de carga de 2 toneladas e a capacidade de realizar ataques de precisão também estão incluídas no projeto. O X-47B é equipado com duas turbinas P&W F100, dois porões de armas e desenho stealth (invisível ao radar).

O primeiro voo completo a partir de um porta aviões está previsto para acontecer em 2013, e o primeiro reabastecimento aéreo completamente autônomo está previsto para ocorrer em 2014.

Mais informaçães podem ser obtidas diretamente na página da Northrop Grumman. Clique aqui.

O kit,

Composto por apenas 2 sprues injetados em cinza, o kit tem apenas 53 peças. A qualidade da injeção é muito boa, no padrão de qualidade PLATZ, excelente plástico com detalhes bem finos em baixo relevo. Os detalhes estão bem reproduzidos, e o que chamou um pouco a atenção foi o cuidado em produzir uma superfície um pouco rugosa, exatamente como é a superfície das aeronaves stealth.

O porão de bombas estão muito bem reproduzidos e o kit complementa-se com duas GBU-32, permitindo montá-lo armado. Não há interior, visto que esta é uma aeronave autônoma, o que torna a montagem muito simples, fácil e rápida, tornando este um kit excelente para quem está iniciando no hobby.

As asas podem ser montadas dobradas garantindo um charme a mais no modelo final. Os freios aerodinâmicos também podem ser montados abertos ou fechados, garantindo um charme ainda maior ao modelo.

Os decalques são da já conhecida Cartograph, com qualidade muito boa. Estão disponíveis 3 versões diferentes de marcações,  1 com as marcações do protótipo e duas que acredito sejam para esquadrões fictícios uma vez que a aeronave ainda não está operacional.  É bastante grande a quantidade de stencils presentes nos decalques, o que mostra todo o cuidado que a PLATZ teve ao reproduzir o modelo.

A PLATZ agora envia os manuais em Japonês e Inglês o que facilita em muito a montagem que, aliás, se dá em apenas 11 passos. As indicações de cores são para as tintas Gunze Sangyo, Testors Model Master e FS.

Em um teste a seco o encaixe da fuselagem é perfeito, demonstrando que quase não haverá a necessidade de muita massa putty para finalizar o modelo. Ponto mais que positivo.

Este é um modelo diferente, simples e fácil de montar, com certeza deve estar nas mãos de qualquer iniciante no hobby ou de qualquer modelista que goste do tema protótipos.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 2,594JPY cerca de 67Reais + Frete, para comprar clique aqui. Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/72 X-47B – PLATZ- AC-7”

  1. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Achei caro pra um modelinho tão pequeno, mas…
    …modelo muito interessante sobre os novos UAVs/UCAVs, nesse caso, UCAS.
    Obrigado por “noticiar” mais esse lançamento. Abração a todos.

    1. Pois é Vlamir, isso de deve ao fato do Real se desvalorizar frente ao Yen.

      Cerca de um ano, um ano e meio atrás, um Real valia 55 yens, atualmente vale apenas 37 Yens, daí realmente encarece um pouco o valos dos kits..

      Infelizmente. 🙁

      Mas é isso aí, uma coisa não podemos negar, não deixa de ser uma aeronave bacana para se montar 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.