História & Modelismo Museus walkaround 

Visitando o Museu do Exército em Praga – Army Museum Žižkov

O Museu:

O Museu do Exército Žižkov (Army Museum Žižkov)  esta localizado nas instalações históricas do Monumento Nacional de Libertação. A exposição é dividida em três áreas, sendo a primeira dedicada a primeira grande guerra, a segunda é dedicada ao exército da Checoslováquia no período entre guerras e a terceira parte é dedicada ao envolvimento do povo Checo e Eslovaco na Segunda Guerra Mundial.

O museu mostra os períodos desde o primeiro até o terceiro movimento anti-comunista, além de documentos, uniformes, bandeiras, e  outros artigos relacionados ao exército Checo.

A visita,

Estive neste museu em setembro de 2011, juntamente com meu amigo Fernando “Nando_z” Zavarelli. Ele ficava localizado apenas algumas quadras de distância do Hostel que ficamos hospedados, e foi possível chegar lá a pé.

Ele fica no topo de uma colina (Vítkov Hill), em um distrito chamado Žižkov, chegando ao museu a primeira coisa que se vê é um T34/85, o Nando_z publicou uma walkaround dele aqui.

Como já falei anteriormente o museu é divido em três grandes sessões, e muito do que vemos nos livros está lá, ao vivo, ali na sua frente. As áreas do período da primeira guerra e do período entre guerras são bem organizadas e o museu tem uma excelente iluminação e um espaço bem amplo.

O espaço destinado para a Segunda Guerra Mundial impressiona, logo na entrada em uma escadaria há várias placas de bronze ao lado da escada, com os dizeres “Aqueles que deram a vida por nossa liberdade” e o nome dos soldados Checos mortos em combate. No primeiro hall há o documento de rendição da Checoslováquia à Alemanha em Março de 1939, assinado por Adolf Hittler (veja fotos).  Ao lado do documento há um estandarte do Reich, e outros artigos alemães.

Nessa parte digamos que a coisa “engrossa”, muito do que vemos sobre a guerra em livros e documentários estão ali, bem à sua frente, e posso afirmar para vocês que a experiência não é digamos agradável.

Dioramas em escala, 1/35, aviões 1/48 e 1/72 compõem alguns cenários de batalha, assim como dioramas em escala real, com bonecos vestindo uniformes reais e tudo o mais.

Há também a parte dedicada aos campos de concentração onde uma parede inteira está preenchida com o nome das pessoas mortas…. além das vestimentas da resistência Checa, que aliás ainda possuem marcas de sangue….

É uma visita forte, para nós que estamos distantes e só conhecemos a história pelos meios acadêmicos quando vemos a realidade ali na nossa frente é que temos ideia da verdeira proporção do sofrimento que as pessoas envolvidas na guerra passaram.

Fiquei bastante comovido com tudo o que vi naquele museu, e confesso que saí de lá com os olhos marejados. Comentei sobre isso com meu amigo Petr e ele me disse que era assim mesmo, mas que a pessoas precisam saber o que houve para não cometam essas atrocidades novamente… isso me fez lembrar de algumas pessoas que precisariam visitar esse museu… por esse motivo acabei não fazendo muitas fotos, e decidi publicar apenas fotos que não possam causar nenhum tipo de mal estar no leitor.

Inclusive vou tomar a liberdade para lembrar uma curiosidade que vi na República Checa, em muitos locais há placas de mármore com nomes e datas escritas, em muros, em frente de lojas, na rua em geral, e juntamente dessas placas há sempre uma flor e uma fita com as cores da bandeira da República Checa, perguntei para um de meus amigos de lá o que era, e ele me disse que eram placas em homenagem a algum soldado que tenha morrido em alguma condição “heróica” justamente naquele local, e aquilo é uma homenagem parar eles, afinal é o mínimo que eles podem fazer por quem deu a própria vida para que eles hoje fossem livres.

No mesmo dia presenciei uma cena que jamais esquecerei, uma senhora simplesmente trocando uma flor que estava murcha por uma nova em uma dessas placas. Foi uma das maiores lições de respeito que pude presenciar a partir de uma janela de um ônibus……

Voltando ao museu, olhando para o lado modelístico, é muito bom, uniformes, munições, armamentos, os amantes de militaria tem referência em abundância.

Visita totalmente recomendada!

 Fotos

 

Como chegar,

Army Museum Žižkov fica aberto de terça a domingo das 10h às 16h, a entrada é gratuita. E é aberto o ano todo.

Para chegar ao museu pegue os ônibus, 133, 207 ou 175. De metrô fica apenas 10 minutos da estação Florenc, ou então desça na estação U Památníku.  Para saber mais sobre o museu, clique aqui

Google:

 

Os museus em Praga,

Se você ainda não viu publiquei outros artigos sobre outros dois Museus em Praga:

Národini Techniké Muzem – Museu Técnico Nacional 

LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte II – Museu de Aviação

LETECKÉ MUZEUM KBELY – Parte I – Museu de Aviação

 

É isso aí e até a próxima!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “Visitando o Museu do Exército em Praga – Army Museum Žižkov”

  1. Wilson "Shepard"

    Tem razão….não deve ser nada fácil, pois a carga negativa deve ser brutal, apesar da visita valer a pena em todos os sentidos.
    A história,deve e precisa ser resgatada nas mais diversas formas, e o modelismo é uma delas…

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho ímpar que vc desenvolve em prol do plastimodelismo

    Shep

    1. Sim Shepard,

      Uma coisa é vermos em livros e filmes, e outra é ver “ao vivo”, ao mesmo tempo que é muito interessante, é algo que de certa forma nos emociona também. De qualquer forma vale a pena a visita.

      Plastiabraço!

  2. Lucas, que beleza de viagem.
    Grande acervo, muito bem cuidado e provavelmente deve ter bastante informações a respeito dos fatos históricos. Você viu se eles tinham uma biblioteca lá também?
    Obrigado por compartilhar.

    Abraços

    Art

    1. Arturius,

      Embora eu não tenha a visto, sim ela existe:D 😀 e qualquer um pode “alugar” os livros. O único problema é que provavelmente 90% ou mais do acervo estará em Checo, eu aprendi o básico da língua, e posso afirmar que não é muito fácil rsrsr

      Plastiabraço!

  3. Wolney

    Show de passeio!!!

    Eu quero um dia fazer um passeio desse tipo!! Estou programando!!

    Abs

    Wolney

    1. Não de planejar e fazer, são recordações para a vida toda…

      Plastiabraço,

  4. Nando

    Impressionante museu, impressionante acervo. Visita realmente emocionante. E já começa com um T-34 na porta…

    1. É isso aí Nando!! Essa nossa visita foi muito legal! Lembra das lembrancinhas que compramos por lá hehehehe

      Plastiabraço!

  5. Rogerio 77

    Parabéns, fantástico passeio. Quem for lá é só dizer que é amigo do Lucas que os cabras até batem continência 🙂

    1. hauhauahuahau um dia eu chego lá Rogério!! 😀 😀 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.