Aviação Reviews 

Review: 1/72 Mitsubishi T-2 Blue Impulse – Platz #AC-13

A aeronave,

O Mitsubishi T-2 teve seu início em 1962 quando a JASDF (Japan Air Self Defense Force – Força Aérea de Auto Defesa do Japão) decidiu desenvolver sua própria aeronave, em substituição ao seu caça principal, o F-140J, seria a primeira aeronave desenvolvida no país após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A semelhança da dupla T-2/F-1 com o Sepecat Jaguar não é por acaso, uma vez que foram baseados em seu desenho, inclusive seu motor TF40-801A é uma versão licenciada do Rolls-Royce Adour, o mesmo motor que equipa aeronaves como SEPECAT Jaguar e o BAe Hawk. O modelo fez seu primeiro voo em 1975 e tornou-se operacional em abril de 1977 sendo sua primeira base localizada em Misawa.

O  Mitsubishi T-2 possui 5 pontos de fixação de armamentos e das 90 unidades construídas 28 não eram armadas. O modelo ficou operacional até o ano de 2006 quando foram substituídas pelo Mitsubishi T-4.

O Mitsubishi T-2 foi a segunda geração de aeronaves utilizada pela esquadrilha acrobática Blue Impulse. O Blue Impulse foi fundado nos anos 60 e era equipado com o F-86 Sabre. O T-2 permaneceu em serviço por 13 anos no Blue Impulse, quando então foi substituído pelo T-4.

Fontes,

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.

O kit,

Para a montagem do Mitsubishi T-2 serão 140 peças divididas em 9 sprues, sendo 8 injetados em cinza e um para as transparências. Este é exatamente o mesmo kit do F-1 lançado pela Platz no início deste ano e que fiz review aqui no Blog, na época pelos sprues já era possível perceber que a empresa pretendia lançar o T-2.

O kit possui um baixo relevo muito fino, e considero ideal para a escala, as linhas de painel são bem demarcadas e comparando com alguns desenhos da aeronave real não pude perceber linhas inexistentes. Além das linhas de painel, também estão representados linhas de rebites, o que confere ao modelo um bom realismo. Como esta é a versão treinadora (T-2) o cockpit do segundo piloto está representado e algumas peças utilizadas na versão de ataque (F-1) não serão utilizadas. A peça de maior destaque a não ser utilizada

Os detalhes são bons, embora achei o cockpit faltando um pouco de detalhes, mas isso é resolvido com a folha de decalques que fornece detalhes para os instrumentos.

Sou um pouco suspeito para dar minha opinião, pois gosto muito desta marca devido aos excelentes kits que produzem na minha escala predileta (1/144) e posso afirmar sem sombra de dúvidas que a qualidade da injeção é excelente. Gostei dos detalhes dos porões das rodas, bem como das tampas e das rodas, os detalhes de todo o trem de pouso estão muito bem representados.

A fuselagem se fecha em 3 partes, duas laterais e uma inferior, o que irá fazer com o modelista tenha um pouco mais trabalho para fechá-la, entretanto em um teste à seco pude perceber que não haverá problemas nesta etapa.

Após a montagem do F-1 posso dizer que o kit possui dois grandes desafios: a aplicação de todos os stencils que são muitos e minúsculos  e montagem do trem de pouso que é bastante complexa. No restante a montagem do kit é extremamente fácil e sem maiores problemas.

As transparências são de excelente qualidade dispensando o uso de qualquer tipo de produto para melhorá-las, uma coisa que achei interessante é que o frame do canopy dianteiro vem separado, facilitando em muito a pintura e possibilitando um realismo mais adequado. Nas asas é possível montar o modelo com os slats estendidos, assim como também os freios aerodinâmicos dorsais

Os armamentos fornecidos neste kit incluem mísseis SideWinder, Tanques extras de 220 galões,  mísseis ASM-1, dispensers CBLS-200, além de racks duplos e quádruplos, assim o modelo pode ser equipado no mais variado tipo de missões, entretanto serão utilizados no kit somente os tanques externos e os misseis. O manual está em japonês e em Inglês, embora algumas instruções estejam apenas em japonês acredito que não haverá problemas no momento da montagem.

A folha de decalques é de excelente qualidade, impressa pela empresa italiana Cartograph, possui marcações para as 7 aeronaves do Blue Impulse 6 aeronaves e também inclui uma enorme quantidade de stencils, há decalques até mesmo para o porão de rodas e fitas “remove before flight”.

A PLATZ disponibilizou um link com fotos da aeronave real como referência, as fotos podem ser vistas neste link.

Aftermarkets,

Assim como para o F-1 a PLATZ lançou um set de Phototecheds para incrementar o modelo, os sets são produzidos pela Eduard e representam um para o interior, outro para os porões de rodas e ainda outro para o exterior, eles já estão disponíveis na loja da Platz. Para comprar clique aqui.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 3,024JPY cerca de 65Reais + Frete, para comprar clique aqui. Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.