Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews Tutoriais 

Build Review: 1/72 JAS-39 Gripen – Italeri #1306

A aeronave,

Projetado para substituir os caças da Força Aérea Sueca Viggen e Draken, o JAS-39 Gripen (Grifo) fez seu primeiro voo em dezembro de 1988 e possui as mais avançadas tecnologias aerodinâmicas de materiais e tecnológicas.

Embora com alguns problemas nos avionicos e a perda de um protótipo durante os testes o modelos e tornou operacional em 1997, em parceria com outras empresas a SAAB fez algumas campanas de marketing e consegiu vender o aparelho na Europa Central, Africa do Sul e Asia, cerca de 264 aparelhos haviam sido produzidos/encomendados até novembro de 2011.

Os sistemas integrados fly-by-wire, a adição de sistemas eletrônicos modernos como os radares Ericsson PS-05/A capaz de operar em qualquer tempo e a ergonomia do cockpit fazem do Gripen um dos caças no estado da arte atuais.  Outra característica do modelo é a capacidade de operação STOL, pouso e decolagens curtas, em espaços curtos para um caça de pequeno porte.

Capaz de voar a Mach 2, o Gripen tem concorrido ao redor do mundo para equipar algumas forças aéreas, ele foi o vencedor do projeto de modernização de caças da FAB (Força Aérea Brasileira), em pouco tempo poderemos vê-lo voando nos nossos céus. Para saber mais sobre os Gripens Brasileiros, leia aqui e aqui (Brazilian Gripen Official Website)

Versões:

JAS 39A – Primeira versão de caça a entrar em serviço na Força Aérea Sueca em 1997.Um programa de modernização transformou os cerca de 31 modelos para a versão C/D.

JAS 39B – Versão Biplace, este modelo é cerca de 60 centímetros maior no comprimento, o assento traseiro não possui HUD, a capacidade de combustível tambémm foi reduzida e não há armamento interno.

JAS 39C – Versão para a OTAN com capacidade de armemento melhoradas e probe de reabastecimento em voo

JAS 39D- Versão Biplace do modelo C.

Gripen Demo Versão Biplace de demonstração NG (Next Generation)

Gripen NG/IN(Next Generation) Nova Geração, equipada com novo motor, capacidade de combustível e de carga melhoradas, e avionicos melhorados.

Sea Gripen- Versão Naval do modelo NG, atualmente em desenvolvimento

Abaixo o vídeo promocional do modelo:

<param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/Y-3MACYJ5AI?version=3&hl=pt_BR” <param name=”allowFullScreen” value=”true” <param name=”allowscriptaccess” value=”always” <embed type=”application/x-shockwave-flash” width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/v/Y-3MACYJ5AI?version=3&hl=pt_BR” allowfullscreen=”allowfullscreen” allowscriptaccess=”always”

Para saber mais sobre o Gripen, viste o website da SAAB clicando aqui.

O kit,

SAAB GRIPEN  003sprues dois em cinza e um para a transparência o kit possui 88 peças no total e  me pareceu bem simples de montar e sem muitos problemas, o que é padrão para os modelos da Italeri. A qualidade da injeção é boa, embora tenha achado as linhas de baixo relevo um pouco grossas para a escala, mas nada que desabone a qualidade do kit.

Os armamentos presentes no kit são:

  • 2 x Sidewinder
  • 2 x Maverick
  • 2 x Misseis Antinavio
  • 1 x Pod Eletronico

Lembrando que para a versão Tcheca somente os Sidewinder podem ser usados, umas vez que a República Tcheca não utiliza os outros armamentos.

Os detalhes gerais do kit são bons, como no porão de rodas e pernas do trem de pouso. O interior é bem simples, mas garante um certo nível de detalhamento para a escala, se o modelista quiser um pouco mais de realismo, existem no mercado vários sets de detalhamento em resina e photoetched para o modelo. As transparências permitem montar o modelo com o canopy aberto ou fechado, entretanto não há nas instruções do kit como colar o canopy aberto. No caso do Gripen o canopy abre para a esquerda, bem diferente da maioria dos caças. Outro opcional do kit são os freios aerodiâmicos, que podem ser montados abertos ou fechados.

A folha de decalques é bem impressa e traz alguns stencils, mas não todos os presentes na aeronave. É possível construir 4 aeronaves sendo elas:

  • Czech Air Force, 211th Tatical Squadron, Čáslav, 2009
  • Royal Swedish Air Force, Blekinge Wing, F17, Kallinge 2004
  • Hungarian Air Force, 59th TFW, Kecskemet AFB, 2010
  • South African Air Force, 4th Squadron, AFB Waterkloof, 2010

A montagem do modelo se dá em apenas 8 passos, algo bem simples para um kit nesta escala tornando-o um ótimo modelo para iniciantes ou para quem gosta de aviação moderna na 1/72, particularmente acho as linhas do Gripen muito charmosas, é um belo caça e mal posso ver a hora de poder vê-lo voando nos céus do Brasil. Para saber quais armamentos o Gripen pode suportar, visite este link.

A montagem,

Como não podia deixar de ser, decidi fazer a versão Tcheca, afinal tenho uma grande relação de amor com este país. Decidi fazer a versão do 211th Tatical Squadron, baseado na cidade de Čáslav. Se quiser saber mais sobre o esquadrão, clique neste site aqui. A montagem não utilizou nenhum aftermarket, sendo esta realizada no estilo OOB (Out Of the Box – direto da caixa), uma vez que a intenção é demonstrar a montagem do kit e o uso das tintas da marca.

A aeronave da ilustração da caixa voou no NATO TigerMeet de 2009, e encontrei algumas fotos de referência na internet,

As fotos contestam um pouco a artbox do kit, que mostra dois Sidewinders nas pontas das asas e um tanque ventral. Todas as fotos que encontrei mostravam dois tanques subalares e dois pods de combate (EHUD/FPR – ACCMI Pod). Como o kit possui apenas um tanque, usei os Sidewinders para fazer os pods de combate e o único tanque fornecido no kit ficou na posição ventral.

Para a pintura utilizei as tintas da Italeri, fiz um review delas tempos atrás para ler clique aqui. Desta vez utilizei as tintas sobre primer branco, umas vez que as cores são bem claras e se destacariam melhor sobre esta cor de primer. Como primer utilizei o Mr White Base da Gunze Sangyo.

Toda a montagem do modelo foi realizada com as seguintes produtos da Italeri:

  • Flat Dark Ghost Gray (FS 35237) – Italeri 4761AP
  • Flat Light Ghost Gray  (FS 36300) – Italeri 4762AP
  • Flat Gun Metal – Italeri 4681AP
  • Flat Light Ghost Gray (FS 36300) Italeri 47462AP
  • Acrylic Thinner – Italei 5049AP

Toda a pintura foi realizada utilizando um aerógrafo de Ação Simples da IWATA modelo NEO TRN1. A pressão ideal para as tintas Italeri e este aerógrafo foi fde 18psi. Em breve vou publicar um review somente dele aqui no Blog.

A proporção de diluição da tinta foi de 6:1 (Thinner:Tinta) pois sempre gosto de trabalhar com a tinta mais fina, acho melhor aplicar várias camadas finas do que apenas uma grossa.

Comecei a montagem pelo interior e não encontrei problemas nestas partes exceto pela falta de detalhes mais “finos”, mas nada muito ruim também. Para os mais exigentes, certamente um set de photoetched para o interior resolverá o problema. A cor utilizada foi a especificada no manual – Flat Light Ghost Gray (FS 36300) Italeri 47462AP.O painel de instrumentos foi pintado com RLM Black Grey da Vallejo e depois alumínio e verniz transparente verde. O HUD foi pintado da mesma maneira com verniz transparente verde.

Para a montagem do restante do modelo não houve muitos problemas, apenas três pontos para frisar:

  • Os slats na parte inferior da asa ficaram com uma fenda um pouco grande, resolvi o problema utilizando um pouco de Gunze Mr Surfacer 1000 para preencher o espaço.
  • A junção da raiz da asa na parte superior da fuselagem, também ficou uma fresta um pouco grande, problema resolvido utilizando Gunze Mr Surfacer 1000 e lixando bem o bordo de ataque da peça inferior da asa (10A).
  • Existe um pequeno “triangulo” que faz a parte inicial da asa, bem na junção da fuselagem, este ponto foi complicado para lixar, foi necessário putty e lixa para que tudo ficasse com um bom acabamento. (ver fotos)

No restante não houve problemas maiores para a montagem, tudo se encaixa bem e sem maiores problemas. Para a pintura final utilizei Gunze Mr White Base como primer, facilitando a aplicação da tinta e a visualização de possíveis defeitos na pintura.

O mascaramento foi realizado utilizando máscara líquida e fita Tamiya, para mascarar a parte superior da fuselagem utilizei um gabarito de elipses para encontrar a que mais se enquadrava, depois recortei em fita e fiz o mascaramento.

Para fazer a pintura em formato de tigre do tanque ventral, primeiro pintei o tanque da cor base, depois utilizando um pincel da Italeri nº 5/0 fiz e tinta Vallejo RLM Black fiz à mão livre os desenhos no tanque, uma vez que este detalhe não é fornecido no kit em forma de decalque. Os pods de treinamento foram feitos a partir dos mísseis Sidwinder fornecidos no kit, apenas retirando as aletas.

Para a pintura da tubeira de saída utilizei a tinta – Flat Gun Metal – Italeri 4681AP, gostei bastante do aspecto final de acabamento desta tinta. Para os efeitos de fumaça utilizei tinta Tamiya Smoke.

A tinta dá um acabamento semi-brilho, então a aplicação dos decalques ocorreu normalmente sem a necessidade de se aplicar verniz brilhante para evitar o “silvering”. Fiz um pouco de wheatering utilizando os produtos da MIG Productions, e para finalizar apliquei uma camada de verniz semi-brilho em todo o modelo para proteger a pintura e selar os decalques.

O resultado Final:

Este é o resultado obtido nesta montagem, rápida e bastante divertida, sem stress do jeito que toda montagem deve ser.

Onde comprar?

No Brasil este kit pode ser encontrado nas lojas revendedoras da marca Italeri, a Officinalis e a PlasticKits que são patrocinadoras do Blog possuem todo este material aqui utilizado para venda.logo_italeri

Quero  agradecer ao representante oficial da Italeri no Brasil, o pessoal da BC Negócios. Meus mais sinceros agradecimentos pela gentileza de enviar o material para a produção deste review.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima!

 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Build Review: 1/72 JAS-39 Gripen – Italeri #1306”

  1. wilson "shepard"

    Como sempre um primor de montagem, qualidade no resultado OOB… Particularmente gosto muito da ITALERI principalmente em helicópteros.
    interessante o nível de detalhes nesta escala e, utilizando material próprio facilita muito a vida do modelista.Produto de qualidade é isso e sua montagem e didática sempre me ajudam muito!

    Um grande abraço e parabéns pela excelente montagem!

  2. Ronaldo

    Excelente montagem, Lucas e um ótimo kit.

  3. Renato Gambi Moreira

    Gostei muito do resultado final, fico excelente, considerando que foi montado a versão pura, como vem na caixa. Parabéns.
    Mas não posso deixar de ressaltar que também me agrada muito é a atenção que você da e nos concede colocando todos esses links para vídeos e matérias complementares que economizam um tempo valioso em buscas, ficando praticamente todo o necessário para a montagem em sua matéria.
    Novamente parabéns.
    Até breve
    Renato

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.