Aviação Reviews 

Review: D.H. 106 Comet-4B 1/144 Amodel #1449

A aeronave,

O De Havilland Comet foi a primeira aeronave comercial com motores à jato. Realizou seu primeiro voo em 27 de Julho de 1949. O primeiro modelo era impulsionado por motores de Havilland Ghost, os mesmos utilizados em aeronaves militares como o Sea Venon e Saab Tunnan. O modelo trazia mais uma inovação para a época: uma cabibe pressurizada, possibilitando voos em maiores altitudes e consequentemente maiores velocidades de cruzeiro.

Como os motores não eram muito eficientes com relação ao consumo o modelo não era capaz de voos transatlânticos. Um ano após sua entrada em serviço três acidentes mudaram o rumo do modelo para sempre. Todos foram muitos cobertos pela mídia e a reputação da aeronave foi afetada.

Um dos mas incríveis testes de resistência que conheço até hoje foi realizado em uma aeronave para determinar qual seria a causa da fadiga do material e consequentemente sua queda. Uma aeronave foi cheia de água para simular a pressão e pistões hidráulicos simulavam o movimento das asas até que fosse possível encontrar o que estava causando a falha.

Com o teste descobriram que as janelas quadradas eram uma parte do problema causado pela pressurização, então no modelo seguinte as janelas foram trocadas pela forma oval, o problema resolvido a lição aprendida e copiada pelos outros fabricantes de aeronaves. Entretanto já era tarde demais para recuperar as vendas do modelo, mesmo com a sua modernização com os modelos, 1, 2, 3 e 4.

O modelo 4 inclusive foi utilizado como base para o avião de patrulha Marítma Hawker Siddley Nimrood , que permaneceram ativos até o ano de 2010.

O modelo D.H. 106 Comet 4 foi uma encomenda da empresa BOAC para uma aeronave maior (2m mais comprida) e com mais capacidade. Foram então, instalados motores Avon (os mesmo utilizados no Sud Caravelle, Hawker Hunter, EE Camberra entre outros). Os motores e o novo desenho permitiram que o modelo tivesse seu alcance aumentado permitindo voos pela costa do Atlântico e África.

Walkarounds:

Scalemodels.ru

Taringa.net

Prime Portal

O kit,

Como de costume da marca, esta é um kit short-run, ou seja não é muito indicado para iniciantes, e composto por apenas 3 sprues injetados em cinza. No total o kit possui poucas peças (78), sendo 1 delas a transparência frontal e as 4 saídas das turbinas em resina. Devido a pouca quantidade de peças, acredito que a montagem não deve ser muito complicada.

A montagem se dá em apenas 9 passos, e o nível de detalhamento do kit é básico, as linhas de painel são em baixo relevo porém bem finas, um cuidado extra deverá ser tomado para que elas não sejam apagadas ao lixar alguma área do kit durante a montagem do kit.

Um detalhe que gostei foi como fizeram o estabilizador horizontal, pois no modelo original ela possui um diedro bem acentuado e fazer isso com partes em separado seria um pouco complicado, porém o fabricante resolveu este problema fazendo ela em uma única peça, ponto positivo.

Percebi algumas falhas de injeção em um dos lados da fuselagem, mas acredito que possa ter sido algo no momento da injeção, porém nada que não possa ser resolvido com um pouquinho de lixa. Não há qualquer detalhamento de cabina, mas isso já é normal em aeronaves comerciais principalmente nesta escala. O manual não indica a necessidade de peso frontal, mas eu colocaria somente por precaução.

Os detalhes do trem de pouso são bons, com todas as peças originais presentes, porém acredito que não demora para algum fabricante lançar algum aftermarket para ampliar os detalhes.

Os decalques apresentam uma única versão para a empresa Olympic Airways, matrícula SX-DAN (cn 06440) veja aqui uma foto da aeronave real.

Infelizmente não tenho em mãos o kit da Airfix da mesma aeronave para comparar, vou ficar devendo esta para vocês.

Depois de montado o kit terá 125mm de envergadura por 83mm de comprimento.

Onde comprar,

Este kit custa penas US$19,70  + frete (cerca de 75Reais – cotação setembro/2015). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este set para review,

Até a próxima!


   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: D.H. 106 Comet-4B 1/144 Amodel #1449”

  1. Marcelo Albuquerque

    lindinho

  2. Fabricio C. Leite

    Show de bola Lucas, lembro de ter assistido sobre o avião no tanque. Muito interessante as soluções encontradas antigamente para achar os problemas. Show de bola.

  3. Ronaldo Magalhaães

    Lucas, mais um review de qualidade. Será que testando o modelo no dry fit não dá para ter uma ideia do equilíbrio do modelo?

    Uma curiosidade da versão: a Olimpic Airways pertenceu ao magnata grego Aristoteles Onassis.

    1. Obrigado Ronaldo,, fico contente que tenha gostado do review.

      Eu já fui enganado uma vez tentando o equilíbrio pelo dry-fit, mas foi erro meu, esqueci de colocar as turbinas no modelo rsrssr, eu acredito que não haverá necessidade de colocar o peso, mas vou colocar quando montar o modelo apenas por precaução.

      Muito bem lembrado quando ao Magnata Aristoteles Onassis! Acabei me esquecendo de mencionar sobre ele no review.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.