Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review: 1/144 MIG-15 Československé patnáctky – Eduard #4441

A aeronave,

O MIG-15 é uma aeronave desenvolvida a partir de aeronaves alemãs capturadas no fim da Segunda Guerra Mundial, os estudos com asas enflechadas a partir destas aeronaves resultou na forma básica do MIG-15. Sua motorização (RD-45) é baseada em uma cópia não autorizada do motor Rolls Royce NENE. O MIG-15 é o resultado de um projeto do fim da década de 40, que requeria uma aeronave interceptadora com a finalidade de abater bombardeiros pesados.

A experiência alemã na Segunda Guerra Mundial mostrou que para abater grandes bombardeiros, era necessário canhões com calibre maior do que 20mm. Baseado nisso, o MIG-15 foi equipado com dois canhões de 23mm e um de 37mm.

O primeiro vôo da aeronave ocorreu em Dezembro de 1947, mas o modelo só se tornou conhecido pelo ocidente nos anos 50, quando pilotos de P-51 Mustang reportaram ter sido alvejados por aeronaves à jato com asas enflechadas próximo ao rio Yalu na Manchria, o MIG-15 marcava sua estréia na Guerra na Coréia.

Depois dos primeiros encontros em combate com caças do ocidente, o MIG-15 bis apareceu no cenário, era uma aeronave melhorada, e equipada com motor VK-1 que possuía 450kg a mais de empuxo comparado ao seu motor anterior RD-45.

Mais tarde nos céus da Coréia vieram a acontecer os primeiros Dogfights entre caças puros, de um lado os jatos americanos F-86 Sabre, e de outros os MIG-15 Coreanos, o primeiro combate aconteceu em 17 de dezembro de 1950, quando 4 F-86 encontraram 4 MIG´s aos 25mil pés de altitude. Naquele dia um MIG foi abatido pelo Tenente Coronel Bruce H. Hinton.

Durante a Guerra da Coreia, os aliados da OTAN estavam desesperados para conseguir mais informações sobre a aeronave e chegaram a oferecer um prêmio de 100.000 USD para o piloto que desertasse e trouxesse consigo uma aeronave. Um piloto Norte Coreano chamado Ro Kun Suk desertou e levou a aeronave, ele não quis receber a recompensa, mas ela foi entregue a ele mesmo assim.

Conhecido pela OTAN como “Fagot” o MIG-15 ser tornou a aeronave padrão dos países participantes pacto de Varsóvia até o final dos anos 60 quando a aeronave foi redesignada para fins apenas de treinamento.

Cerca de 3000 unidades foram produzidas na União Soviética, Polônia e antiga Checoslováquia. Outras 5 mil unidades biplaces (MIG-15UTI) foram construídas para treinamento.

Estes kits representam aeronaves histórias para a Checoslováquia, neste país o modelo começou a ser construído no início dos anos 50, sendo exportado para países como a Bulgária e Romênia.

Os modelos produzidos na Checoslováquia receberam a designação S-103 (MIG-15) e CS-102 (MIG-15UTI), permaneceram em serviço até Abril de 1983.

[fvplayer src=”https://www.spruemaster.com/video/GreatPlanes_MiG-15.flv”] 

 O kit,

MIG-15_ 047review aqui). Seguindo os mesmos moldes do modelo anterior o kit vem com dois modelos na caixa porém são duas versões distintas, os sprues C e D representas os modelos ligeiramente diferentes, é preciso tomar cuidado no momento da montagem e decidir antes qual versão de pintura fazer. O sprue D faz o MIG-15 e o C o MIG-15bisSB.

 Cada  kit é composto de apenas 3 sprues, sendo dois para o kit e um para as transparências, no total são 53 peças. O kit ainda inclui máscaras de pintura, o que facilita muito o trabalho principalmente a pintura do canopy que é um grande desafio nesta escala. São disponíveis 3 tipos diferentes de tanques de combustível bem como bombas. Os detalhes são ultra finos, perfeitos para a escala, o interior é bem simples, mas inclui um decalque para os instrumentos. O canopy não vem aberto, portanto os detalhes internos não ficam muito visíveis.

Gostei do modelo de montagem da fuselagem como se fosse um blindado (lower e upper hull) as asas já ficam prontas e alinhadas no momento da montagem.

Os decalques são bem impressos e certamente não haverá problemas no momento de utiliza-los. Decidir qual versão fazer é a parte mais difícil na minha opinião, pois são 7 versões de pintura disponíveis nos decalques, abaixo o profile de cada uma delas:

Aftermarkets,

A Eduard lançou um set para este kit, o nível de detalhamento é tão bom que não acho assim tão necessário, mas ele dá um acabamento mais fino especialmente nas portas do trem de pouso, para comprar, clique aqui.

Um outro acessório, neste caso necessário se quiser deixar o canopy aberto é o canopy em vaccum forming, a Brengun lançou especialmente para este kit, para comprar clique aqui.

A montagem,

Iniciei a montagem pelo cockpit, a engenharia da montagem é bem interessante pois neste estágio você já monta o porão de rodas dianteiro e o interior do nariz tudo ao mesmo tempo. Para o interior e alguns detalhes utilizei para pintura as tinta da Vallejo e para o exterior utilizei o Xtreme Metal da Ak-Interactive, fiz um review desta tinta dias aqui no blog, veja aqui.

Em seguida montei as duas partes da fuselagem, a junção é simples e o encaixe perfeito, porém foi necessário um pouco de lixa e bastante paciência até que a junção desaparecesse por completo e fosse possível continuar com a montagem. Escolhi a versão MIG-15bisSB do 30th Fighter Bomber Regiment, Hradec Kralove / Ceske Budejovice Air Bases nos anos 70, minha escolha por essa versão é por que eles voavam com 4 pilones sob as asas e todos armados com bombas, algo bastante incomum de se ver em um MIG-15. Uma curiosidade sobre este esquadrão é que uma das aeronaves dele forçou um Bell 204 Austríaco a pousar depois que ele invadiu o espaço aéreo da Checoslováquia.  Para a pintura das bombas utilizei tinta Gunze Sangyo fosca (H-81).

Como geralmente não gosto muito de montar kits com o canopy fechado, utilizei uma serrinha da JLC com lâminas 0,35mm da Brengun para fazer o corte que sai perfeito.

O acabamento do Xtreme Metal da AK-interactive é tão perfeito que se for deixado ao natural o kit fica brilhante demais, então utilizei um pouco de Dark Wash da MIG Productionse também um pouco de pigmento da MIG Productions também para dar um sujada. Os decalques receberam uma fina camada de verniz fosco para que o seu brilho não ficasse muito diferente do da pintura, em nenhum momento tive problemas com silvering.

Para a base utilizei um porta copos e a textura imprimi em impressora laser com papel fotográfico, você encontra esta textura e muitas outras na sessão de downloads do blog.

O acabamento final da montagem ficou assim:

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 11,80 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 46,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Build Review: 1/144 MIG-15 Československé patnáctky – Eduard #4441”

  1. Ronaldo Magalhaães

    Outro excelente kit e excelente montagem.

    Lembrei de um outro kit do MiG-17 da Atack que você montou com um set da Bregun. Faz um bom par com ele.

    1. Muito Obrigado Ronaldo!!

      Agora falta um MIG-19 pra completar o trio 😀

      Plastiabraços!!

  2. Boris

    Muito boa a montagem e o review!
    Interessante essa opção de prata. Depois do verniz há alguma alteração de brilho no prata?

    Fico impressionado com sua produtividade, de qualidade, Lucas.

    1. Boa noite Boris,

      Fico muito feliz sempre que alguém comenta no blog, obrigado pelo seu gentil comentário e pelos elogios.

      Quanto ao brilho após o verniz pra falar a verdade eu não sei dizer, pois não utilizei verniz nesta pintura! Somente passei um pouco de verniz fosco bem diluído por cima dos decalques para o brilho deles não ficar muito diferente do restante da pintura. No restante do modelo não apliquei nenhum verniz.

      O que eu percebi foi que depois de alguns dias ele ficou um pouco menos brilhante e mais natural ainda! Estas tintas são realmente muito boas.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.