Acessórios e Pintura Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Tutorial – Faça sua estante para tintas

De volta em 2016! e já com um tutorial.

Existem muitas formas de se fazer estantes para guardar tintas, esta foi a mais barata e simples que encontrei. Simplesmente mandei cortar as madeiras, colei e pintei, poucas horas de trabalho e super simples de fazer, um projeto para um final de semana praticamente.

Construí dois tipos de prateleiras:

  • Uma para tintas Gunze, Tamyia, Testors.
  • Uma para tintas Vallejo, Ak, MIG, Revell, Italeri

A diferença entre elas na verdade é a altura entre as prateleiras, devido ao tamanho dos potinhos de tinta, cada prateleira suporta mais de 150 potinhos de tinta e vão deixar sua bancada bem mais organizada. Quanto aos custos:

  • 40 Reais para cortar as madeiras em MDF (Medium Density Fiberboard) 10mm.
  • 50 Reais de tintas (branca para o fundo e verde para o acabamento final)
  • 30 Reais para a cola especial para MDF

Contando mais pequenas coisas, parafusos, fita, etc, o total para fazer as duas prateleiras saiu em torno de 75 Reais cada uma, uma pechincha!

As prateleiras prontas ficaram assim:

 

 
Como fazer:

Baixe as plantas para cada tipo de prateleira.

1º Passo: Use os gabaritos para riscar o local de cada prateleira, isso será importante nos dois próximos passos.

2º Passo: Fure a madeira para preparar para os parafusos, o MDF racha facilmente por isso é importante furar primeiro, com uma broca de 2mm fiz os furos onde serão colocados os parafusos de 15mm. (somente a cola já basta, mas coloquei alguns parafusos somente por segurança).  Para os parafuros não ficarem aparentes, fiz um pequeno furo na entrada de cada furo que já havia feito essa “entrada” fiz com uma broca de 5mm, assim eles ficaram “dentro” da madeira.

 

 

3º Passo: Passe fita crepe de 10mm de largura em todos os locais onde ficarão as prateleiras, isso é importante porque a cola especial para MDF age melhor quando é colada madeira com madeira, por isso a necessidade de mascarar.

 

 

4º Passo: Aplique camadas de tinta branca a base de água (acrílica), a primeira camada pode ser com a tinta diluída em água  (30%) para abrir os poros do MDF, as seguintes podem ser com a tinta sem diluir. Isso irá dar um isolamento para a madeira, e irá gastar muito menos tinta na cor que desejar pintar sua prateleira, pois o MDF absorve bastante tinta. A tinta branca que usei neste projeto foi acrílica marca Coral 3 em 1  Branco Fosco. Para o verde mandei fazer a cor mais ou menos militar, veja foto da lata na galeria no final do artigo. A pintura foi realizada utilizando um rolinho de pintura de 15cm de largura.

5º Passo: Após aguardar a secagem correta da tinta, de acordo com as instruções da lata, faça a aplicação da cor final, acho mais fácil pintar tudo separado que depois de montado.

6º Passo: Remova a fita crepe e cole as peças com a cola especial para MDF, neste caso utilizei a cola ALMASUPER Kit MDF,  é um kit produzido especialmente para colar MDF, pelo que pude perceber ele é basicamente cianocrilato + um tipo de acelerador de colagem. Também é possível utilizar cola PVA (a famosa cola branca), porém o processo ficará bem mais demorado pois esta cola demora algumas horas para secar. Cole primeiro as duas prateleiras (inferior e superior) e as laterais, em seguida comece a colar as prateleiras, você pode usar os gabaritos para garantir que tudo ficará alinhado. Colei cada estante em menos de 10 minutos.

7º Passo: Faça os retoques necessários na pintura, coloque os parafusos de reforço, cada prateleira terá três parafusos na parte de trás e um em cada lateral, e voilá tudo pronto!

 

 

8º Passo: Para fixar na parede você pode usar dois parafusos com bucha número 8, o peso da estante não é muito grande e eles aguentam sem problemas.

 

 

É importante ressaltar que a primeira e a última prateleira de cada estante são mais largas, justamente para poderem abrigar frascos maiores, como frascos de solventes por exemplo, ou tintas já diluídas. Mais detalhes da montagem e disposição dos frascos de tinta nas fotos abaixo.

 

 

Basicamente é isso pessoal, acho que deu pra entender como fazer sua estante para guardar e organizar suas tintas, agora é mãos à obra e vamos colar umas madeirinhas!

Plastiabraços e até próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Tutorial – Faça sua estante para tintas”

  1. Nilo Garcia

    Excelente, serve para acomodar não só tintas como tambem meus ferromodelos… é so adequar a altura das prateleiras… show!!!!

    1. Oi Nilo,

      E serve mesmo! e vai ficar muito legal!

      Obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog.

      Plastiabraço!

  2. Paulão

    Beleza de trabalho, Lucas. Aliás como sempre. Parabéns pela criação e pelo tutorial!
    Um abração. Paulão.

    1. Grande Paulão!

      Obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog.

      Plastiabraço!

  3. Ederson

    Ótimo tutorial.Estou precisando fazer uma estante dessas pra organizar as minhas tintas.Um abraço!!!

    1. Perfeito!

      Agora é só mandar cortar as madeirinhas e mãos à obra! é bem simples de fazer e funcional!

      Plastiabraços!

  4. Marcio Gama

    Ficou muito bom , melhor que as minhas.

  5. Boa Rizzi!
    Já estou faz tempo planejando uma estante dessas e não coloquei para andar ainda.
    Valeu pela ideia!

    1. hahahaha dei uma atualizada no projeto Marcio 😀

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.