Aviação Build Review Reviews walkaround 

Build Review: 1/144 Mitsubishi MU-2 (MU-2A & LR-1) Platz #PF-22

A aeronave,

O trabalho de desenvolvimento do Mitsubishi Mu-2 iniciou-se em 1956 e foi o primeiro projeto desenvolvido no Japão no pós-guerra. O Modelo foi desenhado para uso civil e militar e possuía dois motores turbo hélices e asa alta. O primeiro voo do modelo se deu em 1963, os primeiros exemplares utilizavam turbinas Turbomeca Astazou.

Os modelos civis do MU-2 foram nomeados de MU-2B e eram motorizados com turbinas Garret.  O Japão é o único país a utilizar o modelo em sua força militar, sendo os modelos LR-1 utilizados nas missões de transporte e ligação e os modelo MU-2k utilizados em missões de busca e salvamento.

Fonte:

Taylor, John W.R. . Jane’s All The World’s Aircraft 1976-77. Jane’s Yearbooks.

Walkaround Mitsubishi MU-2B

Este é um modelo civil, que possui algumas características diferenciadas do modelo militar, porém vale o walkaround pela semelhança das aeronaves e para quem pretende montar o kit em sua versão civil.

O kit,

Mitsubishi Mu-2 39Este kit é uma parceria da PLATZ com a empresa Ftoys portanto estes kits não são exatamente plastimodelos, mas modelos de colecionismo, mas não deixam de ser belos modelos. Infelizmente o manual não está totalmente traduzido e muitas coisas estão apenas em Japonês, o que impede que eu possa traduzir exatamente sobre as versões disponíveis por exemplo.

A caixa vem com dois modelos e permitem fazer quatro versões:

  • MU-2B-20 Versão Civil – 1970
  • LR-1 – Versão Militar – 1697
  • MU-2A – Versão Militar – 1986
  • MU-2S – Versão Militar – 2014

o kit é composto por 3 sprues sendo dois injetados em cinza e um para as transparências, no total são apenas 35 peças para montar apenas um modelo (a caixa vem com dois modelos). A caixa também inclui um pedestal para montar o modelo em posição de voo. Dois tipos de nariz podem ser usados, um para versão civil e LR-1 e outro para a de busca e salvamento MU-2A e MU-2S.

Os decalques são completos para qualquer versão. A impressão é perfeita afinal os decalques foram produzidos pela já conhecida empresa italiana Cartograf. As indicações de cores estão para as tintas da marca Gunze Sangyo.

A montagem,

A montagem é extremamente simples, com apenas 4 passos. O kit monta muito fácil e sem problemas, foi necessário pouco putty/lixa para finalizar a fuselagem. O maior desafio do modelo é pintar a faixa amarela sobre a cor branca sem que a tinta faça alguma mancha. Este é realmente um kit verdadeiro 1/144 bem pequeno e um pouco complicado para trabalhar.

Devido a quantidade de cores necessárias para realizar a versão MU-2B Militar decidi montar o modelo com asas e estabilizadores separadores, facilitando assim a pintura em todas as etapas.

Para facilitar a aderência da tintas utilizei primer branco da Tamiya, sem seguida pintei de branco e depois amarelo. Todas as cores utilizadas nesta montagem foram da marca Gunze Sangyo Aqueous, clique aqui para ler um tutorial sobre elas. O vermelho fluorescente dos tip-tanks e outras extremidades é a cor Neon Red da Testors (esmalte)

Os decalques são perfeitos e dão um toque todo especial ao modelo, confesso que gostei muito do modelo pronto. Para a base utilizei uma base para copos de madeira e um template de solo de aeroporto impresso em papel fotográfico em impressora laser colorida. Aqui no blog existem vários templates disponíveis para download, para baixar clique aqui.

Aqui vai o resultado do modelo pronto:

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 2,160JPY cerca de 76Reais + Frete, para comprar clique aqui. Também pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ. Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima .

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Build Review: 1/144 Mitsubishi MU-2 (MU-2A & LR-1) Platz #PF-22”

  1. Legal, Lucas. Tenho esse em Gashapon. É impressão minha ou o encaixe do para-brisa deixa um pouco a desejar?

    Abraços,
    Glehn

    1. É igual aos Gashapon Glehn, o canopy dá um pouquinho de trabalho e fica sim uma frestinha na hora de fechar, mas nada que um pouquinho de putty diluída não resolva.

      Plastiabraços!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.