Militaria Reviews 

Review: 1/35 Mk.A WHIPPET British Medium Tank – MENG #TS-021

O veículo,

Depois da explosão da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra que possuía uma indústria poderosa desenvolveu o Little Willie, o primeiro tank do mundo. Entretanto o Little Willie foi apenas para desenvolver a técnica de construção e o modelo foi abandonado antes de entrar em combate. Mais tarde o Big Willie Mk. I finalmente entrou em serviço, o monstro de aço contribuiu em muitos assaltos do exército Britânico nas linhas inimigas. O ponto negativo do modelo era sua velocidade impedindo sua utilização em ações mais rápidas, seu alto custo de produção também era um outro problema.

Com a experiência ganha no desenvolvimento dos dois modelos anteriores surgiu então o protótipo do Whippet no início de 1917, seu desenho era bem mais moderno que os modelos anteriores. O modelo foi testado em 3 de março de 1917 em Oldbury, sua velocidade alcançava 11,5km/h o dobro da velocidade do Big Willie. O grande trunfo do modelo foi seu custo, muito mais baixo, deixando os militares britânicos muito interessados. No dia seguinte de sua apresentação o exército britânico encomendou 200 unidades e os enviou para a França antes de julho de 1917, entretanto devido as limitações da indústria os modelos somente foram entregues em Outubro.

O modelo media 6,1m de comprimento, 2,6m de largura e pesava 14 toneladas, sua motorização consistia em dois motores Taylor JB4 de 45hp, cada motor movia uma  Tinha uma tripulação de 3 soldados,  sua torre em forma de polígono instalada na parte traseira do carro possuía 4 metralhadoras Hotckniss MGs uma de cada lado, frente, traseira e laterais. O modelo participou de diversos combates na Primeira Guerra, e ao final do conflito as 200 unidades encomendadas haviam sido produzidas. Com o fim da guerra as unidades foram abandonadas e apenas 5 sobreviveram, hoje elas estão no The Tank Museum na Inglaterra, no Royal Museum of the Armed Forces and Military History na Bélgica, Base Borden Military Museum no Canadá, United States Army Ordinance Museum nos Estados Unidos e no Army College na África do Sul.

Abaixo um vídeo do The Tank Museum falando do modelo:

O kit,

tank_museumPara a felicidade dos “contadores de rebites” os projetistas da MENG tiveram todo o suporte do The Tank Museum para que todas as medidas e detalhes do modelo original pudessem ser trazidas para o modelo em escala, portanto certamente o kit está praticamente livre de erros.

Nada menos do que 372 peças compõem o kit divididas em um total de 10 sprues, mais uma parte contendo o upper hull. Também está incluído um pedaço de linha para simular um cabo de aço. Curiosamente este kit não possuiu partes em photoetched.

A montagem se dá em 17 passos bem explicados no manual em formato de livreto, que trás também um bom histórico do modelo. A injeção é excelente, sem nenhuma marca ou rebarba, padrão dos kits da MENG, mesmo pequenos detalhes estão bem representados como as porcas que fechavam todo o modelo. Embora o kit tenha mais de 3 centenas de peças, olhando os sprues é possível perceber que sua montagem não será nada difícil.

As esteiras são no estilo LBL (link-by-link), removi algumas dos sprues e fiz uns encaixes somente para testes, encaixaram e se moveram melhor que algumas de metal que se encontram à venda no mercado, além de serem bem mais fáceis de montar, apenas um “click” em cada link e voilá sua esteira está pronta. Somente para as esteiras são 144 peças.

Quanto a pintura existem duas disponíveis:

Embora no manual tenha apenas estas duas pinturas, a folha de decalques acompanha algumas marcações, incluindo soviéticas e alemãs, um pouco de pesquisa será necessário caso o modelista deseje montar alguma versão que está na folha de decalques e não no manual, nem mesmo no site da MENG encontrei referências para estes decalques.  As indicações de cores do modelo são para a marca de tintas Vallejo. Após a montagem o modelo ficará com comprimento de 174mm por 74.8mm de largura.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por cerca de 20 Dólares ou  70,00Reais + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui. (cotação março/2016). É um preço bem baixo por um kit de tanta qualidade.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review: 1/35 Mk.A WHIPPET British Medium Tank – MENG #TS-021”

  1. Shepard

    Acho que vou voltar a boa e velha militaria…

  2. Shepard

    Muito bom.. dá vontade de comprar um…

    1. Oi Shepard,

      Pode comprar sem medo, vale cada centavo!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.