Aviação Reviews 

Review: 1/72 F-5E Tiger II Fighter – Hobbyboss #80207

A aeronave,

O F-5E TIger II venceu a concorrência da Indústria americana em novembro de 1970 para uma Aeronave de Caça Internacional continuada para substituir o F-5A.

A aeronave resultante foi equipada com motores mais potentes, trem de pouso maior, e nariz alongado, melhorando assim o desempenho em pistas mais curtas. Outras modificações incluem novas entradas de ar e também alargamento da fuselagem e asas.

O modelo começou a ser entregue em 1972, e a USAF utilizou o modelo no padrão “agressor” (para treinamento de combate aéreo). O modelo biplace recebeu a designação F-5F.

A Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou seu primeiro lote de 36 aparelhos (30 F-5E e 6 F-5F) no início da década de 70. Em 2010 o inventário da FAB contava com 59 F-5E sendo que 46 eram da versão F-5EM (versão modernizada pela Embraer).

As fotos abaixo mostram os modelos F-5EM, bem como algumas células recém adquiridas da Jordânia já em processo de modernização.

O kit,

Contando com apenas 3 sprues num total de de 80 peças, este kit foi lançado em 2011 e ainda encontra-se no mercado. A injeção é bem simples e possui algumas rebarbas aqui e ali, o nível de detalhamento é básico, os principais painéis estão representados em baixo relevo e há detalhes nos porões das rodas.

O cockpit tem detalhes em alto relevo nos painéis laterais e no frontal o kit inclui decalques para os instrumentos. Acompanha o kit dois tipos de tanques de combustível extra, bombas MK-82 e mísseis Sidewinder

As transparências incluem o canopy que vem separado podendo ser montado aberto ou fechado ponto positivo pra Hobbyboss porque é muito chato ter que cortar canopy pra poder montar aberto 😀 as luzes do trem de pouso também estão inclusas nas transparências.

Os decalques permitem a construção de quatro modelos sendo eles:

  • F-5E VCF-13
  • F-5E VMTF-401 Snipers June – 2006
  • F-5E 1º/1º Grupo de Caça – Santa Cruz – 1985
  • F-5E 19th Squadron Swiss Air Force J-30131 1980

O mais bacana deste kit é justamente incluir uma pintura de um avião da FAB por isso fiz questão de postar o Walkaround acima.

O manual inclui as descrições em cores e os códigos para tintas da Marca Gunze Sangyo, Vallejo, Testors. Tamiya e Humbrol.

Os decalques são bem impressos e incluem até alguns stencils, no geral o kit é bem simples, para iniciantes é uma pedida perfeita, para quem quer um nível de detalhamento um pouco melhor, alguns aftermarkets serão necessários. Após a montagem

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Special Forces por apenas R$44 + frete, para comprar clique aqui.

Lembrando que a loja fica no Brasil portanto nada de esperar muito tempo ou pagar imposto de importação para sua encomenda chegar. Para saber mais sobre a Special Forces clique aqui, também já visitei a loja, clique aqui para ver.

Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da Special Forces por enviar estes set de decalques para review.

É isso aí. plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Review: 1/72 F-5E Tiger II Fighter – Hobbyboss #80207”

  1. Ronaldo Freitas

    Show, vou começar minha montagem e as dicas e fotos aqui vao ser de grande ajuda! Valeu!
    Ps. To precisando de fotos detalhada do T27, vc tem?

    1. Obrigado Renato!

      Olha lá em cima no menu “Walkaround” tem muitas fotos de vários aviões por lá 😉

      Plastiabraços!

  2. Rafael Loose

    Lucas, bem legal o review!
    Só contribuindo quanto a questão da aleta do leme que o amigo Paulo comentou… os Tigers E da FAB do primeiro lote apresentam essa aleta. Já os outros Tigers, do segundo lote, que ficaram conhecidos como os agressores da FAB não apresentam a aleta.
    Abraços!

    1. Opa, muito obrigado pela informação Rafael, como eu disse não entendo muito de FAB (pois não são aviões que eu goste muito de montar 🙂 )

      Plastiabraços!

  3. paulo furbringer

    Lindo!!!! Kit.Excelente ,mas o piloto deixa muito a desejar. O piloto mais parece o Kiko do Chaves !!! kkkk não combina com o nivel desse lancamento. Uma bração e parabéns;

    1. Pois é Paulo, alguns detalhes deixam a desejar mesmo, felizmente o piloto é algo que a grande maioria dos modelistas acaba não usando hahaah

      Plastiabraços!

  4. Paulo

    Olá Lucas
    Esse kit é razoável. Estou na fase de pintura de um nesse momento.
    Ele tem alguns erros que precisam ser corrigidos. O principal é o trem de pouso dianteiro que está virado para trás a articulação do amortecedor e o correto é para frente.
    O kit não faz direto da caixa a opção do decalque brasileiro pois não tem a barbatana dorsal.
    No mais é um kit baixo relevo e uma opção mais fácil de comprar do que o da Italeri.
    Plastiabraços
    Paulo

    1. Oi Paulo,

      Obrigado pelo seu comentário! O detalhe do trem de pouso nem eu tinha percebido! hahaha valeu!

      Quanto a barbatana dorsal, não posso afirmar pois o modelo da caixa representa uma aeronave de 1982 e eu não entendo muito de aviões da FAB pra afirmar se naquela época ela já existia, por isso preferi nem comentar rsrs mesmo assim obrigado!

      Plastiabraço e boas montagens!

  5. MARCELO

    Parece incrível mas náo tenho nenhum F-5 no meu portfólio….preciso corrigir isso !

  6. Ronaldo Magalhães

    Excelente walking around para quem quer conhecer melhor ou montar o F-5! Muito bom os detalhes nas fotos.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.