Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review – 1/144 Let L-410M/MU Turbolet – Amodel #146701

A aeronave,

O Let L-410 é uma aeronave de transporte leve de curto alcance, fabricada pela empresa Tcheca Let. O modelo começou a ser produzido em 1969 e até o momento cerca de 1100 unidades foram construídas. A sua versão inicial de produção foi a Let L-410M/MU

O projeto data do início da década de 60 quando a fabricante da Tchecoslováquia Let Kunovice iniciou os estudos de projeto e construiu o primeiro protótipo voou com turbinas PT6, mais tarde substituídas por turbinas Walter M601 (L-410M). O modelo final de produção foi  construído para a Aeroflot, possuía maior área alar e de cauda, permitindo pousos mais curtos (STOL), entretanto devido ao aumento do peso (tanques foram adicionados nas pontas das asas) ele teve sua capacidade de passageiros reduzida de 19 para 15 passageiros, essa versão ficou conhecida como L-410UVP e atualmente é mais utilizada ao redor do mundo.

Atualmente cerca de 500 unidades ainda estão em serviço, algumas inclusive voam no Brasil. Para companhias como a NHT e a Noar, além de terem operado para a Cruiser e algumas outras. Por aqui o modelo usado é o L-410UVP, que também já tem kit lançado. Para ver os reviews, clique aqui.

A aeronave não tem pressurização, portanto o seu teto operacional é limitado.


A montagem,

Let L-410 - 083

Como já fiz o review deste kit (link no texto acima) vou me limitar apenas a falar da montagem. Este kit é um short-run “puro sangue” portanto apresenta todos os problemas que este tipo de kit pode apresentar, encaixes deficientes, peças que não se alinham, etc. Escolhi para a pintura uma da Aeroflot da década de 70, e de longe foi uma das pinturas mais difíceis que já realizei na 1/144.

Nesta montagem utilizei:

  • Primer: Mr. Base White
  • Tintas: Gunze Sangyo Acrílicas
  • Verniz: Gunze Sangyo Acrílico
  • Aerógrafo: IWATA Revolution CR (0,5mm)
  • Base: Descanso de copo de madeira (encontrado facilmente em lojas de artesanato), colei uma gravura impressa à laser disponível na seção de donwloads do Blog para fazer o Tarmac.

Iniciei a montagem colocando pesos de chumbo no nariz, usei cola PVA para segura no lugar os pequenos pesos, daqueles utilizados para pesca. Em seguida uni as metades da fuselagem e percebi que a união não seria nada fácil, dessa forma utilizei uma lixa e deixei os dois lados uniformes economizando tempo e putty. A união da parte traseira do cockpit também ficou faltando um espaço para ser preenchido, utilizei putty da Tamiya para fazer o trabalho.

A asa vem em uma peça única porém seu encaixe com a fuselagem não é muito preciso e foi preciso um pouco de putty para resolver o problema. Algumas peças como os estabilizadores possuem um pouco de rebarbas, que foram elimanadas utilizando uma lixa 1000.

Praticamente em todos os encaixes foi necessário utilizar um pouco de putty, o encaixe dos motores especialmente exigiu um bom trabalho. As rodas vieram um pouco fora do formato e utilizei uma Dremel e lixa para deixá-las mais corretas.

Depois de tudo acertado apliquei uma camada de primer, que me possibilitou ver mais pontos necessários de putty e parti para a pintura. O maior trabalho na pintura foi realizar a faixa branca entre o vermelho e o cinza (não veio em decalque), para isso utilizei uma fita de 0,4mm, fiz uma fotocópia dos decalques e utilizei como guia para a aplicação da faixa.
Depois de tudo pintado, parti para a aplicação dos decalques, que embora bem finos não apresentaram problemas para aplicação. Selei tudo com a aplicação de verniz brilhante Gunze Sangyo.

Para a base utilizei um porta copos de madeira, e para fazer o Tarmac imprimi em impressora à laser um dos templates que tenho aqui na seção de downloads do blog.

Aqui as fotos do modelo finalizado:

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Martola Model Shop por apenas 11.71 Euros (cerca de 45Reais + frete – cotação junho/16), para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar na Martola clique neste link e veja um tutorial. Curta a página da Martola no facebook clicando aqui.

Martola_logoPara fazer compras no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Muito obrigado ao pessoal da Martola Model Shop por enviar estes kit para review,

Até a próxima!


 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Build Review – 1/144 Let L-410M/MU Turbolet – Amodel #146701”

  1. Esses kits da A-model fazem a gente suar. hehehe
    Ficou muito legal! Parabéns!
    Abraços

    1. Pois é Glehn, pior que os tipos de aviões que eu gosto praticamente só ela tem rsrsrs

      Plastiabraços!

  2. Anthony

    Muito bom!
    Belo passo a passo e apresentação.

    1. Muito obrigado Anthony!

      Um elogio vindo de um mestre como você me deixa muito feliz

      Plastiabraços!

  3. Marcelo Albuquerque

    Muito bom o resultado !

  4. Wilson " shepard "

    Perfeito… kit interessante.. nessa escala o resultado foi ótimo

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.