Aviação Reviews walkaround 

Review 1/144 B.534 late Series – Eduard #4452

A aeronave,

O Avia B-534 foi desenvolvido em 1934 como uma evolução do caça B-34. Durante o seu desenvolvimento houveram diversas tentativas de melhorias de performance, como por exemplo o B-234 que utiliza um motor Hispano Suiza 12 no lugar o Avia R-29). Após o modelo final a força aérea da Checoslováquia realizou um pedido de 34 unidades iniciais, entretanto ao todo foram construídas 568 unidas em diversas configurações.

O modelo chegou a ser utilizado em combate, inclusive contra as B-24 nos bombardeios a Ploesti, porém foi renegado a usos secundários, como foi desenvolvido em um período entre guerras, seu desempenho durante a segunda guerra mundial perante os caças da época não era muito favorável. A Alemanha quando invadiu a Checoslováquia acabou por utilizá-los como treinadores avançados.

Infelizmente nenhuma aeronave sobreviveu e hoje se encontram em todo o mundo duas réplicas apenas, construídas a partir de peças originais, uma está no museu Kbely em Praga (fotos abaixo) e outra no museu Košice na Eslováquia.

Material de referência:

Avia B-534 – Photo Hobby Manual #1001 – CMK

O kit,

Eu diria que esta é uma pequena joia produzida pela Eduard, a linha “Qattro Combo” permiter construir 4 modelos! ou seja em uma caixa são 4 kits completos. O kit em si é muito bom linhas de painel ultra finas em baixo relevo, asas simulando a entelagem e uma injeção pra lá de primorosa, o kit é simples, com apenas dois sprues, um para as peças e outro para as transparências. Embora seja pequeno possui 53 peças, e embora a caixa seja do modelo “late” é possível montar o modelo “early” faltando apenas os decalaques.

Para quem tem a intenção de montar direto da caixa, não faltam detalhes, mas se quiser um pouco mais de detalhamento existem os aftermarkets abaixo para dar um plus na montagem, especialmente pra quem pretende montá-lo de canopy aberto.

O modelo é bem penqueno por ser um biplano que já tem pequenas dimensões em sua natureza, cerca de 6cm de envergadura e comprimento, e neste ponto fazer os esteios das asas será um desafio (recomendo comprar em photoetched)

É preciso prestar atenção no momento da montagem pois embora pareçam iguais as árvores possuem uma diferença crucial na fuselagem, algumas versões possuíam metralhadoras ao lado da fuselagem enquanto outras não, o manual diz exatamente qual usar, be careful boys!

O set de decalques permite construir 8 aeronaves diferentes sendo elas, clique nos nomes para ver as fotos.

Afetermarkets:
Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14,20 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 52,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review 1/144 B.534 late Series – Eduard #4452”

  1. Paulo Prado

    Lucas boa tarde, parabens pelo review.
    Cara que escala é esta 1/144, sei que você esta agora montado nesta escala minúscula.
    Que kit maravilhoso, a Eduard faz uns kits muito bons, pelo manual de montagem da pra ver o nível de detalhes, espetacular.
    Gosto muito deste avião, tem uma aparência muito agressiva, quem sabe um dia eu não monto um, só que nesta escala eu não tenho mais olhos pra montar, dá-lhe lupa.

    1. Paulo, faz uma busca pelo termo 1/144 e você vai ver alguns trabalhos que tenho realizado nesta escala, eu particularmente sou muito fã dela, abandonei as outras já faz muitos anos, aqui no Brasil o pessoal tem um pouco de preconceito com ela, mas lá fora, tem cada trabalho que acho particularmente espetacular.

  2. Sergio

    Tenho dois modelos da Eduard na escala 1/48, um Spit IX e um Tempest. Nos dois tive dificuldade na montagem dos conjuntos das asas com a fuselagem, será que com mais de cinquenta anos de hobby estou esquecendo como fazer? 50 anos, de hobby! como estou velho! KKKK Mas apesar do trabalho o resultado foi bom. Tirando esses senões os kits são bem detalhados e valem a pena, tanto pela qualidade quanto pelo custo. Como quase todo plastimodelista estou com vários kits na espera para a montagem. Assim que montá-los vou comprar alguma coisa da Eduard. Ou algumas Pilsner Urquell
    Plastiabraços

    1. Oi Sérgio,

      Eu aprovo e muito a ideia de compra a Pilsner Urquell, pois ela é minha preferida hahaha

      Plastiabraços e boas montagens

  3. Ronaldo Magalhães

    Lucas,

    Mais um bom review sobre outro modelo bem interessante. A Eduard vem se firmando cada vez mais no mercado com ótimos produtos.

    Só uma observação: Na primeira linha, acredito que a data que você quis indicar seja 1934 e 1954 como saiu. Um detalhe menor que não tira a qualidade da postagem.

    Parabéns e um abraço.

    1. Ótima observação Ronaldo!, muito obrigado __/|\__

      Quanto à Eduard, eles tem cada vez mais melhorado a qualidade dos seus kits, e com certeza já faz parte do ranking das melhores do mercado.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.