Aviação Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Montagem PLATZ 1/72 F-15J EAGLE – #AC-16 e review #AC-17

O kit,

É difícil falar deste kit sem tecer nenhum elogio para o pessoal da PLATZ que em minha opinião produziu um dos melhores kits do F-15J até hoje. Já fiz um review do modelo AC-16, e não vou escrever novamente sobre o kit, para saber mais sobre o kit basta clicar aqui.

A diferença entre os kits AC-16 e AC-17 está em um simples sprue a mais presente no kit AC-17 que permite construir duas versões diferentes do F-15J, nesse caso a versão Kai (modernizado) que externamente difere apenas em alguns sensores a mais no nariz  e cauda da aeronave e também nas tomadas de ar (veja fotos abaixo).

 

A montagem,

Para este kit utilizei:

Iniciei a montagem pelo cockpit, infelizmente o set de photoetched (ver review no começo do texto) não tem os painéis laterais, portanto tive de pintá-lo à mão, apenas o painel principal é representado em photoetched. No kit esta peça é muito bem injetada e pode ter os instrumentos pintados sem problemas. Alguns outros detalhes como o cinto de segurança no assento também vieram no photoetched.

Ao final da montagem do cockpit claramente se percebe que está por vir a versão DJ (biplace) do modelo, (talvez o #AC-18). No final da montagem desta parte preferi deixar o assento sem colar, para facilitar o mascaramento para a pintura.

Passei para o próximo passo, a montagem do interior das tomadas de ar, este é um detalhe que só será percebido por quem olhar bem o kit de frente, porém a ideia de já colocar o whell bay junto foi muito boa.

Como basicamente o kit é em dois tons de cinza e branco, usei Primer Branco Tamiya em todo o kit para realizar a pintura das partes. A fuselagem se divide em 4 partes, sendo as maiores a de cima e de baixo e depois dois pequenos painéis laterais, em um primeiro momento achei que fosse ser difícil fazer estas peças encaixarem, mas foi bem mais fácil do que imaginei. O encaixe foi tão bom que praticamente não foi necessário utilizar putty. Ponto pra PLATZ!!

A pintura da fuselagem foi bem tranquila no entanto acabei me esquecendo de fotografar as etapas, mas basicamente foi: Primer Branco Tamiya, Cinza Acrílico Gunze H307 e H307. Para facilitar o esquema de camuflagem utilizei Silly Putty para mascaramento. Nada muito fora do comum. As partes metalizadas foram pintadas utilizando as tintas Ak Xtreme metal e também Tamiya Weathering Set.

Uma característica que gosto bastante das tintas Gunze é o acabamento brilhante ou semi brilho que elas dão, praticamente dispensando a necessidade de aplicação de verniz antes dos decalques para evitar o silvering.

Neste caso não foi diferente, após a pintura veio a fase mais difícil de toda a montagem, aplicar as centenas de stencils da aeronave e pra complicar um pouco mais, os códigos de alguns decalques estavam errados! (isso foi corrigido no novo kit #AC-17) veja nas fotos.

Como detalhes extras o kit permite montar o freio aerodinâmico aberto, canopy aberto e as tomadas de ar do motor rebaixadas, um detalhe quase não visto em kits de outras escalas.

Cometi um erro na montagem, no manual não pede, mas como estou muito acostumado a sempre colocar peso no nariz, coloquei, o nariz ficou um pouco pesado de mais e o trem dianteiro ficou com a roda levemente torta devido ao peso, apenas um detalhe que se for mostrado será percebido, portanto se você for montar, não coloque peso no nariz não é necessário.

Outra reclamação constante minha, muitas instruções somente em Japonês, A Platz e a Zoukei-Mura fazem muito isso, deixam detalhes e algumas pequenas instruções somente em Japonês isso realmente atrapalha a montagem, pois você tem que parar para pesquisar o que é aquilo.

O maior desafio destes dois kits: O canopy, pois ele tem uma grande marca de injeção central, e será necessário realizar um polimento desta peça para que fique correta, utilizei lixas daquelas de unhas bem finas e depois um banho em cera Future para igualar o brilho, deu certo.

A finalização,

O modelo finalizado ficou assim, para a escala (1/72) tem detalhes que muitos na escala 1/48 não tem.

 

Onde comprar,

Para comprar o kit:

Modelo AC-16 (o da montagem) – 4,104JPY + frete (cerca de 125 Reais – cotação Novembro/2016) para comprar clique aqui.

platzModelo AC-17 (lançamento/Review) – 4,104JPY + frete (cerca de 125 Reais – cotação Novembro/2016) para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à PLATZ por ter enviado este kit para review, e já estou montando, em breve posto aqui para vocês.

Plastiabraços e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Montagem PLATZ 1/72 F-15J EAGLE – #AC-16 e review #AC-17”

  1. André Luiz Silva de Almeida

    Ótimo kit, excelente montagem!
    Foi para minha lista de desejos!

    1. Bom dia André!

      Muito obrigado pelos elogios, fico contente que tenha gostado. O kit é pra lá de sensacional, pode comprar sem medo!

      Um grande plastiabraço!

  2. Ronaldo Magalhães

    Pela escala, é muito bem detalhado. Tem até o braço do amortecedor da capota do cockpit.
    Parabéns pela montagem. Ficou “redondo”.

    1. Pois é Ronaldo, a PLATZ capricha muito nos kits que ela lança.

      Plastiabraço e obrigado!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.