Aviação Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Montagem PLATZ 1/72 F-15J EAGLE – #AC-16 e review #AC-17

O kit,

É difícil falar deste kit sem tecer nenhum elogio para o pessoal da PLATZ que em minha opinião produziu um dos melhores kits do F-15J até hoje. Já fiz um review do modelo AC-16, e não vou escrever novamente sobre o kit, para saber mais sobre o kit basta clicar aqui.

A diferença entre os kits AC-16 e AC-17 está em um simples sprue a mais presente no kit AC-17 que permite construir duas versões diferentes do F-15J, nesse caso a versão Kai (modernizado) que externamente difere apenas em alguns sensores a mais no nariz  e cauda da aeronave e também nas tomadas de ar (veja fotos abaixo).

 

A montagem,

Para este kit utilizei:

Iniciei a montagem pelo cockpit, infelizmente o set de photoetched (ver review no começo do texto) não tem os painéis laterais, portanto tive de pintá-lo à mão, apenas o painel principal é representado em photoetched. No kit esta peça é muito bem injetada e pode ter os instrumentos pintados sem problemas. Alguns outros detalhes como o cinto de segurança no assento também vieram no photoetched.

Ao final da montagem do cockpit claramente se percebe que está por vir a versão DJ (biplace) do modelo, (talvez o #AC-18). No final da montagem desta parte preferi deixar o assento sem colar, para facilitar o mascaramento para a pintura.

Passei para o próximo passo, a montagem do interior das tomadas de ar, este é um detalhe que só será percebido por quem olhar bem o kit de frente, porém a ideia de já colocar o whell bay junto foi muito boa.

Como basicamente o kit é em dois tons de cinza e branco, usei Primer Branco Tamiya em todo o kit para realizar a pintura das partes. A fuselagem se divide em 4 partes, sendo as maiores a de cima e de baixo e depois dois pequenos painéis laterais, em um primeiro momento achei que fosse ser difícil fazer estas peças encaixarem, mas foi bem mais fácil do que imaginei. O encaixe foi tão bom que praticamente não foi necessário utilizar putty. Ponto pra PLATZ!!

A pintura da fuselagem foi bem tranquila no entanto acabei me esquecendo de fotografar as etapas, mas basicamente foi: Primer Branco Tamiya, Cinza Acrílico Gunze H307 e H307. Para facilitar o esquema de camuflagem utilizei Silly Putty para mascaramento. Nada muito fora do comum. As partes metalizadas foram pintadas utilizando as tintas Ak Xtreme metal e também Tamiya Weathering Set.

Uma característica que gosto bastante das tintas Gunze é o acabamento brilhante ou semi brilho que elas dão, praticamente dispensando a necessidade de aplicação de verniz antes dos decalques para evitar o silvering.

Neste caso não foi diferente, após a pintura veio a fase mais difícil de toda a montagem, aplicar as centenas de stencils da aeronave e pra complicar um pouco mais, os códigos de alguns decalques estavam errados! (isso foi corrigido no novo kit #AC-17) veja nas fotos.

Como detalhes extras o kit permite montar o freio aerodinâmico aberto, canopy aberto e as tomadas de ar do motor rebaixadas, um detalhe quase não visto em kits de outras escalas.

Cometi um erro na montagem, no manual não pede, mas como estou muito acostumado a sempre colocar peso no nariz, coloquei, o nariz ficou um pouco pesado de mais e o trem dianteiro ficou com a roda levemente torta devido ao peso, apenas um detalhe que se for mostrado será percebido, portanto se você for montar, não coloque peso no nariz não é necessário.

Outra reclamação constante minha, muitas instruções somente em Japonês, A Platz e a Zoukei-Mura fazem muito isso, deixam detalhes e algumas pequenas instruções somente em Japonês isso realmente atrapalha a montagem, pois você tem que parar para pesquisar o que é aquilo.

O maior desafio destes dois kits: O canopy, pois ele tem uma grande marca de injeção central, e será necessário realizar um polimento desta peça para que fique correta, utilizei lixas daquelas de unhas bem finas e depois um banho em cera Future para igualar o brilho, deu certo.

A finalização,

O modelo finalizado ficou assim, para a escala (1/72) tem detalhes que muitos na escala 1/48 não tem.

 

Onde comprar,

Para comprar o kit:

Modelo AC-16 (o da montagem) – 4,104JPY + frete (cerca de 125 Reais – cotação Novembro/2016) para comprar clique aqui.

platzModelo AC-17 (lançamento/Review) – 4,104JPY + frete (cerca de 125 Reais – cotação Novembro/2016) para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à PLATZ por ter enviado este kit para review, e já estou montando, em breve posto aqui para vocês.

Plastiabraços e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Montagem PLATZ 1/72 F-15J EAGLE – #AC-16 e review #AC-17”

  1. André Luiz Silva de Almeida

    Ótimo kit, excelente montagem!
    Foi para minha lista de desejos!

    1. Bom dia André!

      Muito obrigado pelos elogios, fico contente que tenha gostado. O kit é pra lá de sensacional, pode comprar sem medo!

      Um grande plastiabraço!

  2. Ronaldo Magalhães

    Pela escala, é muito bem detalhado. Tem até o braço do amortecedor da capota do cockpit.
    Parabéns pela montagem. Ficou “redondo”.

    1. Pois é Ronaldo, a PLATZ capricha muito nos kits que ela lança.

      Plastiabraço e obrigado!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.