Aviação Reviews walkaround 

Review 1/48 F-4J Phantom II – Zoukei-Mura – SWS #4

A aeronave,

f-4jO F-4 Phantom II é um caça-bombardeiro de alto desempenho, capacitado para operar em todas as condições meteorológicas e de luminosidade. Desenvolvido originalmente durante a segunda metade da década de 1950 pela McDonell Douglas Corporation, mais tarde McDonnell Douglas e a atual Boeing, entrou ao serviço da Marinha dos Estados Unidos no final de 1960.

Inicialmente desenvolvido para uso a bordo dos porta-aviões, como interceptador de longo alcance, providenciando a defesa aérea da frota, veio a demonstrar uma grande flexibilidade de desempenho, sendo também adotado pela Força Aérea, pelo Corpo de Fuzileiros e ainda por uma dezena de países aliados, revelando-se uma aeronave capaz de executar uma ampla gama de funções, desde a interseção até ao bombardeamento, passando pelo reconhecimento e pela guerra eletrónica, para o que foram desenvolvidas versões especificas.

Em finais de 1979, quando a sua produção terminou, tinham sido construídos 5.195 exemplares de todas as variantes, das quais 2.874 para a USAF, 1.264 para a Marinha e Marines e 1.057 para exportação, mantendo-se na atualidade ainda em atividade em algumas nações, após uma extensiva atualização.

Algumas aeronaves são relembradas pela enorme quantidade de unidades construídas, outras pelo elevado tempo de utilização em serviço, outras ainda pela fiabilidade no cumprimentos das suas missões. Mas quando um avião é reconhecido e lidera as três categorias referidas destaca-se entre os seus pares.

Fonte: Wikipedia, clique aqui.

Walkaround.

Algumas fotos que fiz quando visitei o museu Kbely em Praga.

  • Royal Air Force McDonnell Douglas Phantom FGR.2 (F-4M) (s/n XT899/B) of No. 19 Squadron, RAF.

 

Leituras de referência:

 

O kit,

  • Sprues: 10
  • Peças: 338

Mais detalhes no vídeo e nas fotos abaixo:


 

 

Comparação com um kit Italeri F-4J Phantom II

 

 

Notas:

  • Conforme falei no vídeo, realmente o cinto de segurança não está presente no kit, acredito que a empresa deverá em breve lançar um set de photoetcheds para eles, ou caso o modelista deseje, já há disponível no mercado um set de cintos para p F-4J da Eduard para o kit da Academy, para comprar clique aqui.
  • A Zoukei-Mura, já anunciou um segundo set de decalques para o kit, para ver clique aqui.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente com a Zoukei-Mura e custa 75 Dólares  + frete  (cerca de 254Reais – cotação zoukeimura_logoNovembro/2016)  para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Quero agradecer ao pessoal da Zoukei-Mura por gentilmente ter enviado este kit para review.

MUITO OBRIGADO!

É isso aí pessoal e até a próxima,

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Review 1/48 F-4J Phantom II – Zoukei-Mura – SWS #4”

  1. Paulo Sergio Rodrigues da Silva

    Caro Lucas Rizzi, boa tarde!!!!
    Verifiquei sua postagem e venho muito respeitosamente apontar alguns detalhes ao qual discordo com você. As críticas apontadas por mim, visam ajudá-lo mediante o que conheço dos kits de Phantom II, em experiência por mim adquirido em montagens 1/72 e 1/48. O kit que você usou para comparação são de uma safra muito antiga, o molde do Kit Italeri vem de há muito do antigo molde da extinta Esci também italiana marca de plastimodelismo. O kit mais apropriado para comparação imparcial seria o F-4J Phantom II 1/48 da Academy. São safras mais próximas e mais adequadas para comparação neste momento. Olhei atentamente as fotos postadas para apreciação dos modelistas que o acompanham, os modelistas cadastrados no Blog Sprue Master.
    Por ocasião de conhecer o kit da Academy, não fiquei satisfeito com seu veridícto aclamando o kit da Zoukei-Mora com melhor kit 1/48 do F-4J Phantom II. Vou apontar alguns pontos que me ajudaram com este parecer.
    Decais de painéis com falta dos painéis lisos para sua aplicação.
    Superfícies moveis destacadas para serem fixadas em conformação padrão, nas asas. Faltou a opção baixadas na instrução e na montagem.
    As linhas de painéis dos instrumentos de vôo no cockpit, enxerguei com uma definição não muito boa, isto dificulta para quem vai pintá-las ao invés da utilização de decalques e photo-etcheds.
    O kit da Academy, tem acompanhamento de mais peças dando maior opção ao modelista. Exemplo: pilotos, armamentos, opção para duas aeronaves de mesmo esquadrão, opções para outras versões do Phantom II e é menos da metade do valor do kit da Zoukei-Mora.
    O Phantom II da Zoukei-Moura vem com algumas diferenciações no cockpit, frames de fixação dos canopys na base dos cockpits, motores, mas com um inconveniente , sem duplicações dos estágios das turbinas para deixá-los completos e com os motores destacados em estações de remoção, no caso os carros para repouso e retirada destes componentes. Pois os cavaletes são horríveis para a exposição dos mesmos.
    Enfim as fotos não me convenceram o suficiente, além do preço, muito fora do normal. Very expensive !!! Então em minha opinião pessoal o Kit da Academy é superior, comparando estes aspectos! Quanto ao restante nos kits verificamos muitas similaridades e peculiaridades conforme suas instruções de montagens e peças.
    Minha preferência e especialidade na aviação militar são os caças modernos com algumas ressalvas em WWII. Sou apaixonado por F-4 Phantom II.
    E caso necessite de ajuda nas análises dos kits em que me enquadro, estou a disposição para ajudá-lo no que for possível !!!
    Seu site é o que faltava para direcionar os modelistas !!! Um grande abraço!!!

    1. Oi Paulo,

      Obrigado pelo seu comentário e pelos elogios ao Blog. Suas observações certamente serão valiosas para os leitores. Infelizmente não consegui o Academy para comparar, este que usei peguei emprestado com um amigo meu que mora em outra cidade, infelizmente não tenho tantos kits para fazer comparações, especialmente porque minha escala de montagem é a 1/144 😀

      Quanto aos detalhes como piloto, e outras coisas, a Zoukei-Mura irá lançar sets de detalhamentos extras para o modelo em breve, assim como fizeram com os outros lançamentos. As folhas de decalques extras já estão à venda como mostrei no review 😀

      Plastiabraço e boas montagens!

  2. wilson " shepard "

    aguardando sua montagem desse phantom…com certeza mais um espetáculo!

  3. Anderson Luiz

    grandes e esperados lançamentos….

    …. e crise pra fazer a gente chorar sem poder gastar………

    1. Pois é Anderson, por outro lado, acho difícil sair algum kit do F-4 melhor do que este.

      Plastiabraços!

  4. Marcelo Albuquerque

    Lindo modelo, pena que que a crise tá braba !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.