Acessórios e Pintura Montagens & Tutoriais Reviews Tutoriais 

PINTANDO COM TINTAS HATAKA!



 

Algumas notas importantes sobre o vídeo.

Sobre o solvente, testei todos os que tenho disponível aqui, e os únicos que deram resultados satisfatórios foram:

  • HATAKA Acrylic Thinner
  • Gunze Hobby Color Thinner
  • Tamiya X-20A Thinner
  • X-20A “caseiro”
  • Álcool Isopropílico

Abaixo estão todos os solventes que testei

 Quanto a pintura, sempre espere a tinta secar, ao aplicar a impressão que se tem é que o acabamento irá ficar “grosso”, porém depois de bem seca (em torno de 24h) a tinta fica com acabamento tão fino quanto uma Tamiya ou similar.
 

Fórmula do X-20A caseiro

  • 55ml álcool isopropílico (ou álcool de cereais)
  • 5ml de água (no máximo)
  • 1ml de Acrylic Flow Improver da Winsor & Newton
  • 1ml de retardador de preferência Paint Retarder da Tamiya, caso não seja possível pode-se utilizar Fluid Retarded da Winsor & Newton, ou então retardador para laca/acrílica (cod. 00451 da Sherwin Williams)

Dica: A função do Flow Improver é quebrar a tensão superficial e melhorara fluidez da tinta, este não é um componente totalmente necessário, pode-se fazer sem ele. Não utilize sabão, como Veja Vidrex e semelhantes para essa função, pois eles reagem com a tinta e vão entupir seu aerógrafo.

Esta é a “minha” fórmula de X-20A, já vi várias outras em sites da Internet, e no modelismo não existe certo e errado e sim experimentação e adaptação, você pode usar essa receita como ponto de partida e fazer a sua fórmula da maneira que achar mais conveniente, mas lembre-se que, obviamente, nenhuma fórmula irá produzir o mesmo resultado que o X-20A da Tamiya ou o Acrylic Thinner da Hataka. Como sempre digo, o melhor solvente é aquele produzido pelo fabricante da tinta.

LIMPEZA

Evite utilizar produtos de limpeza como o Veja Vidrex ou semelhantes, pois eles reagem com a tinta e vão entupir completamente seu aerógrafo, sendo necessário desmontá-lo para limpeza, algo que eu nunca recomendo. (se você ainda não viu, ai vai um link com tutorial de limpeza de aerógrafos, para ver clique aqui.). Esta é uma característica específica desta tinta.

Para limpar utilize álcool isopropílico ou de álcool de cereais. Outro detalhe importante, depois de seca ela não se desmancha como outras tintas quando em contato com o solvente, então sempre que terminar de usar, limpe bem seu aerógrafo assim que possível.

 

DETALHES DOS SETS DE TINTA

 

DETALHES DAS PEÇAS PINTADAS NO VÍDEO

mais informações nas legendas das fotos

 

É isso ai, agradeço pela visita e também à HATAKA por ter enviado estes sets para review! 

E até a próxima!

Obrigado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

14 Thoughts to “PINTANDO COM TINTAS HATAKA!”

  1. Maurício

    Lucas, boa noite. Parabéns pela matéria.
    Na Convenção de Santa Maria, o fabricante K4 do Chile propôs uma fórmula de Thinner que inclui Álcool Isopropílico, Água e Acetona. Ele dilui bem, mas em lugares com clima quente a tinta acrílica ainda teima a secar na ponta da agulha muito rapidamente.
    20% acetona
    50% álcool isopropílico
    30% água destilada

    Vou testar a fórmula com esse retardador da Sherwin.

    Obrigado.

    Maurício

    1. Oi Maurício,

      Obrigado pela dica desta outra fórmula, depois vou testar para ver se ela funciona com a Hataka.

      Plastiabraços!

  2. Andre Ferro

    Grande Lucas!
    Parabéns pelo excelente vídeo! Eu andava ‘cabreiro’ em comprar essas tintas, mas seu vídeo me fez ter a confiança de já encomendar no Gaspar algumas cores, e o diluente Hakata. Vamos ver em qual kit me aventuro a usar!
    Uma vez mais parabéns pelo seu blog que ajudar a difundir e divulgar nosso amado hobby !
    Abraço
    André Ferro (Sid)./Santos-SP

    1. Obrigado André!

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.

      Precisando é só chamar

  3. Jose Luiz Dalmiglio

    Oi Lucas,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog!!! Muito legal!!!
    Sobre o Thinner caseiro, tenho a mesma opinião do amigo, que é sempre usar o do Fabricante. Também uso essa mesma fórmula, que aprendi em um site inglês, mais precisamente no genessis-models.co.uk
    Comprei no GPC 2 sets de hataka sem o thinner, mas antes de usar as tintas vou testar com o thinner da Vallejo.
    Como meu estúdio é dentro de casa, só uso tintas acrílicas; Vallejo, Revell, Tamiya, Citadel e agora testaremos as Hatakas.
    Forte abraço
    Jose Luiz/Guarujá

    1. Opa José Luiz,

      Obrigado pelos elogios, comentários como o seu me motivam a continuar com o trabalho do blog. Sobre a fórmula eu já em vários sites também, na essência elas são muito parecidas.

      Quanto ao thinner da Vallejo eu não tenho ele por isso não testei com as Hataka, mas acredito que ele talvez não funcione com eles, pois a Vallejo tem uma fóruma diferente da Hataka. O thinner da AK e da AMMOO creio que funcionam bem com as Hataka pois as fórmulas destas tintas já é um pouco mais parecida, mas só testando também para saber.

      Posta aqui depois o seu resultado.

      Plastiabraço e boas montagens!

  4. Rafael

    Ola Lucas!
    Existe primer da Hataka? Pode aplicar a Hataka direto no kit?
    Abraco

    1. Oi Rafael,

      Conforme você viu no vídeo não é necessário primer, pode aplicar direto no kit se quiser. A Hataka ainda não possui primer.

      Plastiabraço e boas montagens!

  5. Eduardo Brettas

    Já tinha visto antes um set “Late Luftwaffe paint set” deles, mas até o seu review eu não tinha visto nada sobre essa tinta, porém não tive uma boa impressão depois do seu vídeo. Esse acúmulo de tinta foi constante, não sei se daria para trabalhar detalhes das camuflagens alemãs.

    1. Bom dia Brettas,

      Sim pra fazer aquelas “manchinhas” dos bf-centoealvo (brincadeira :() realmente ela não vai bem, talvez com um pouco de prática na escala 1/32 seja possível. Se você já usou as tintas acrílicas da AK ou da Ammo MIG o comportamento dela é muito parecido com o delas.

      Eles tem 3 linhas de tinta, uma para pincel (blue line) para aerógrafo red line (acrílicas) e orange line (lacquer), eu comprei dois sets dessa lacquer para testar, vamos ver se ela é mais fácil de usar.

      Quando receber posto aqui o teste. Sei que todos os sets serão lançados nas três linhas, quem sabe na Orange Line da pra fazer.

      Plastiabraço e obrigado pelo comentário!

      1. Eduardo Brettas

        kkkkk o certo é Bf centanoalvo! 😀
        Como você disse no vídeo, tem modelistas que se adaptam bem com acrilex e esse é meu caso. São ótimas! Mas andei experimentando outras e recentemente comprei a Ammo Mig, mas ainda não testei. Hoje mesmo vou ver isso aqui.
        Fico aguardando o teste da Orange line.
        Um abraço

        1. hauhauahauhauhauaha boa!

          Sim, tinta é adaptação não tem jeito. Eu não consigo usar acrilex nem a pau e olha que já tentei muitas vezes rsrsr até hoje apanho um pouco das Vallejo :p

          Beleza meu amigo, quando chegarem por aqui eu faço um novo vídeo!

          Plastiabraço!

  6. henrique maximiano

    Lucas aqui no Brasil onde encontro o acrylic flow improver e o fluid retarded da winson & newton?

    Max

    1. Bom dia Henrique,

      Em lojas que vendem materiais para artistas você encontra para comprar, os meus eu comprei de uma loja no sul, mas faz tanto tempo que não me lembro mais onde foi rsrsrs

      Um grande plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.