Aviação Reviews walkaround 

Review: 1/48 Brazilian EMB-314 Super Tucano

A aeronave,

O Embraer EMB-314 “Super Tucano” surgiu a partir da necessidade da FAB (Força Aérea Brasileira) de substituir suas aeronaves de treinamento e também o desenvolvimento de uma aeronave de caça leve, capaz de ser operada principalmente na Amazônia.

Com seu desenvolvimento tendo como base o Embraer EMB-312 “Tucano” o Super Tucano e embora tenham um toque de muita semelhança são aeronaves completamente diferentes.

Mais detalhes e informações sobre o Super Tucano podem ser obtidas a partir do site da Embraer, clique aqui

 



 

O kit,

Composto de cerca de 155 peças divididas em 6 sprues o kit representa muito bem as elegantes linhas do Super Tucano, aliás sempre achei ele meio com cara de caça da Segunda Guerra rsrsr.

Os detalhes são em baixo relevo, e em um teste à seco ao menos a fuselagem encaixou bem. Alguns detalhes chamam nem a atenção como o trem de pouso, os assentos e o cockpit, achei muito bons para a escala, mas claro podem ser melhorados com um aftermarket em photoetched para o interior.

O kit trás uma pequena folha de photoeched com os cintos de segurança e o visor HUD. Também estão inclusos uma vasta gama de armamentos, alguns não utilizados pela FAB. O painel de instrumentos por ser todo digital não tem muito detalhes e deve ser usado uma folha de decalques para detalhá-lo.

Os decalques permitem fazer três aeronaves uma Brasileira, uma Chilena e outra Colombiana, porém o manual não trás nenhum detalhe sobre nenhuma das pinturas, como esquadrão, data, local, etc.

As referências de cores para pintura são para pintas Mr. Hobby, Vallejo, Model Master, Tamiya e Humbrol.

 

 

O kit tem dois enganos que não posso deixar de comentar:

  • O dorso central da aeronave está incorreto, acredita-se que o pessoal da Hobbyboss utilizou como  material de referência a aeronave protótipo, e nela o dorso central (na raiz da asa) era diferente.
  • Os decalques possuem um erro de grafia no stencil FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ele  está escrito da seguinte maneira: FORCA AEREA BRASIL EIRA

Fora estes dois detalhes, o kit é justo, não é altamente detalhado, mas também não é “simples”.

Para corrigir o erro do dorso, o DUARTE lançou uma correção em resina, já fiz o review aqui no Spruemaster, para ver clique aqui.

Para os decalques, o FCM possui algumas folhas com melhore impressão e marcações corretas. o código da folha de decalques é #FCM48047, também já fiz o review dele aqui no Spruemaster, para ver clique aqui

Se você tem a intenção de montar um modelo da Esquadrilha da Fumaça, existe um set de decalques da Caracal Decals para a esquadrilha da fumaça, porém este set tem dois pequenos “problemas” falta o número das aeronaves, e o modelista tem que pintar um pequeno detalhe de verde, que ao meu ver, poderia ter sido feito em decalque. Já fiz o review dele também aqui no Blog, para ver clique aqui.

Enfim aguardamos nosso amigo FCM fazer os decalques para a Fumaça, até lá ai vão algumas fotos com detalhes do A-29 do EDA.

 

 

Se você quiser montar a versão da Força Aérea Brasileira, publiquei um Walkaround completo aqui no Blog, para ver clique aqui.

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Plastic Kits, para comprar entre em contato com a loja clicando aqui ou no logo ao lado.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Plastic kits por ter enviado este set para review.

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Review: 1/48 Brazilian EMB-314 Super Tucano”

  1. Ricardo jose de carvalho

    Olá! Tenho uma duvida! A pintura do A 29 camuflado, a cor verde foi xf26, mr hobby 302, ou humbrol 149 ? Teria que acrescentar um pouco de branco ao verde? Pois a cor dele é um pouco clara! Obrigado!

    1. Oi Ricardo tudo bem?

      Eu não sou entendo muito de FAB, mas segundo meus amigos que entendem do assunto o código Federal Standard para a cor do A-29 é FS 34092.

      Basta ver qual será equivalente ao FS. Um bom site para procurar é este aqui. http://paint4models.com/

      Plastiabraço e boas montagens!

  2. Horst A. H. Fuhrmann

    A partir de fevereiro deste ano, a Caracal está incluindo uma pequena folha com os números das aeronaves (de 1 ao 7) que faltaram no lote impresso anteriormante. Agora dá para exibir a Esquadrilha da Fumaça completa.

    1. Olá Horst,

      Obrigado pelo seu comentário e é uma excelente notícia!

      Um grande abraço,

  3. Ronaldo Magalhães

    Muito bom o review. Já tenho esse kit, mas ainda não montei. Felizmente temos itens nacionais disponíveis para aprimora-lo.
    Gostei muito da seção de fotos com enfase nos detalhes. As fotos dos escapamentos ficaram no ponto para tentar reproduzir o efeito de metal queimado.
    Parabens!

    1. Oi Ronaldo,

      A intenção das fotos era justamente esta, e perceba que ele tem a marca de solda no meio. Tem dois walkrounds do A-29 aqui no Blog espero que sejam úteis.

      Plastiabraços!!

  4. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Êta cabra bom da muléstia!!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.