Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

A festa da Polônia! Aeronave, kit e tintas Polonesas nesta montagem!

 

Este post celebra os 100 anos da Força Aérea da Polônia

O kit,

Não vou falar muito sobre o  kit do PZL P.11c  uma vez que já fiz o review dele recentemente aqui no Blog, então lá vai o link para a história da aeronave e o review do kit, clique aqui para ver.

Como este ano pretendo montar modelos poloneses para celebrar os 100 anos da Força Aérea, a ideia do post foi montar um kit de uma aeronave Polonesa, fabricado na Polônia e com tintas produzidas também na Polônia. E deu muito certo! Veja na montagem abaixo.

A montagem,

Esta foi uma montagem muito boa de se fazer, diversão do começo ao fim e concluída em apenas 3 finais de semana, isso sem dizer que o PZL P.11c é uma aeronave super charmosa! Comecei a montagem pela fuselagem e seu interior, para o interior usei a cor Silver (#90 Revell Acqua Color). Utilizei bronze da Ammo Mig para o escapamento do motor e as peças em photoetched receberam uma demão de primer preto da Gunze Sangyo.

O painel de instrumentos é fornecido no kit uma parte em photoetched e outra em acetato, para a parte de acetato pintei de branco a parte traseira para poder destacar melhor os mostradores dos instrumentos. Para cada mostrador na parte em photoetched usei uma gota de cera Future para destacar melhor.

A montagem do interior foi bem tranquila e simples, sem muitos problemas, apenas encontrei uma certa dificuldade para fechar a fuselagem com ele na posição, pois como o kit é short-run não há pinos ou encaixes para facilitarem este trabalho.

A fuselagem fechou muito bem, exceto por uma abertura na parte inferior onde se encaixam os tirantes do trem de pouso, tive que lixar um pouco ali para que o encaixe fosse melhor.

Testei bem o encaixe da asa e como vi que o encaixe era muito bom, decidi por pintar o kit com ela em separado, assim facilitaria o trabalho de pintura e weathering.

O kit foi pintado com uma demão fina de primer, nessa caso com Mr Surfacer 1200,  e o resultado final com o primer foi excelente.

Para a pintura utilizei duas cores da Hataka, ambas da série Blue Line.

  • A036 – Light Blue-Grey – para a parte inferior
  • A011 – Light Polish Khaki – para a fuselagem e partes superiores

O grande segredo das tintas Hataka, como todas as acrílicas é um só, Agitar, agitar muito bem o frasco. A Ludmila usa uma expressão que gosto: “agitar o pote de tinta como se não houvesse amanhã” (risos).

Após a pintura colei os profundores e notei que ficou um grande “gap” entre o espaço na fuselagem  para encaixe e a peça, para resolver este problema usei um pedaço de alumínio retirado da tampa de uma embalagem de iogurte. Depois de verificar as referências com a aeronave original pude ver que mesmo no real era feito desta forma.

O maior problema de toda a montagem foram com os decalques, eles são muito finos e uma camada de MicroDecal Film da Microscale é recomendada antes da montagem. Tive um acidente com um dos decalques da parte inferior da asa que literalmente desmanchou, mascarei e pintei resolvendo o problema, só não mascarei direito e tive que fazer alguns retoques na pintura (risos).

Para dar um pouco mais de realismo apliquei uma demão de verniz Smoke da Tamiya sobre o escapamento, e verniz fosco sobre os decalques para finalizar. 

As linhas de painel foram destacadas usando o Panel Liner da AMMO MIG #1614 – Neutral Brown, e pigmentos da Tamiya.

 

 

Para a base utilizei grama da woodland scenics, e um pedaço de madeira comprado em lojas de artesanato. Ainda vou adicionar uma figura para dar uma ideia de tamanho da aeronave, porém não encontrei uma que ficasse legal com a época.

Esta foi uma montagem muito tranquila e gostosa de fazer, o fechamento da fuselagem quase não precisou de putty e o encaixe foi bem tranquilo, o acabamento da tinta Hataka foi perfeito, tanto nas cores corretas quanto a cobertura da pintura.

 

 

Produtos altamente recomendados!

Onde comprar,

Kit PZL P.11c – Mirage Hobby – Polônia

Produtos AMMO MIG – AMMO Mig Brasil Brasil

Tintas HatakaPlastic Kits – Brasil

Meus mais sinceros agradecimentos à Mirage Hobby por fornecer este kit para review e ao meu cartão de crédito por ajudar a comprar o restante dos materiais para a montagem 🙂

Plastiabraços e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “A festa da Polônia! Aeronave, kit e tintas Polonesas nesta montagem!”

  1. Luiz Eduardo Barbaro

    Parabéns Lucas, ficou muito bonito e bem feito. E gostei como você superou as adversidades, excelente dica.

    1. Opa Luiz, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário!

      Pois é, o kit monta muito bem por ser um short-run

      Diversão garantida!

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.