Na bancada ! Naval Reviews 

Build Review 1/350 Submarine Project 673 – Micro-Mir #350-023

O submarino,

O projeto 673 foi desenvolvido durante a Guerra Fria pela união Soviética e tinha como objetivo determinar a possibilidade de criar um submarino pequeno com deslocamento de até 1500 toneladas e movido a energia nuclear.

O estudo estava dividido em três áreas, criação de um submarino que deslocasse até 1500 toneladas (tipo M, versão 4), com uma leve variação de deslocamento (tipo B – 8 versões) e com alta velocidade de cruzeiro (40 nós). Na elaboração do deslocamento, conseguiu-se algo em torno de 1500 a 2450 toneladas, velocidade, totalmente submergido, entre 35 e 40 nós e capacidade de força entre 2500 e 40000hp.

Sete versões do SSN foram estudadas, todas sem vela, parte comum em submarinos, uma versão com dois eixos também foi proposta. O estudo também apresentou diversas soluções de design. Todo o material do projeto 673 foi transferido em 1961 para o SKB-143 para ser usado em trabalhos de outros projetos. Em particular, os  estudos de desenvolvimento do projeto 673 foram usados no design do submarino autônomo de alta velocidade projeto 705 “Alfa”.

O kit,

Composto de apenas 19 peças sendo 14 peças injetadas e uma pequena folha de acetato, o kit é o que há de mais simples em termos de montagem. Injetado com tecnologia short-run (não indicado para iniciantes) este é certamente um projeto muito prazeroso de montar em um único final de semana.

O casco é dividido em duas partes, e o resto das partes se cola externamente, portanto não há muito como que se preocupar. A hélice é composta de parte em plástico e photoetched.

O manual de montagem consiste em uma folha A4 impressa dos dois lados, contento histórico, diagrama de montagem e ilustração colorida de montagem. Não há indicação de tintas para nenhuma marca, apenas os nomes da cores.

 

 

A montagem,

Iniciei a montagem lixando as duas partes do casco para que o encaixe ficasse melhor e mais fácil. Também removi algumas rebarbas na parte superior do casco. Utilizei uma broca para melhorar o detalhamento de duas peças que vão na parte inferior do casco, creio que eram algum tipo de entrada de água para resfriamento.

Após colar as duas partes do casco, lixei e apliquei putty, o encaixe não é muito perfeito, portanto um pouco de putty foi necessário para melhorá-lo. O mesmo se deu com os estabilizadores na parte traseira do casco.

A peça mais difícil de toda a montagem foi, sem sombra de dúvidas, a hélice, que é montada com sua parte central em plástico e as pás em phototeched. Colar estas peças minúsculas de forma que ficassem de maneira apresentável foi um grande desafio. O fabricante poderia ter feito a hélice toda em photoetched e somente o cone central em resina ou plástico, facilitaria um bocado na hora da montagem.

Os mastros, respiradores, e outros refiz utilizando sprue esticado ou pedaços de plástico de 0,5mm.

Para a pintura utilizei Primer da Vallejo na cor German Red Brown e depois pintei com a cor H-33 Russet da Gunze Sangyo. O preto do casco foi pintado utilizando a cor Night Black da Hataka (A041). Para realçar os detalhes do casco usei Panel Liner da Ammo MIG.

Para a hélice pintei de dourado com a Liquid Gold da Vallejo. Esta foi a única peça que não ficou do meu agrado em toda a montagem, mas infelizmente não consegui fazer melhor.

O kit inclui uma folha de acetato para ser colocada em uma janela na parte superior do casco, preferi não usar esta peça, e fiz as transparências usando cera Future.

 

 

Onde comprar,

Este kit custa penas US$17,60+ frete (cerca de 66 Reais – cotação maio/2018). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 180,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Build Review 1/350 Submarine Project 673 – Micro-Mir #350-023”

  1. Ronaldo

    Oi, Lucas.

    Bem diferente esse modelo. Eu não compreendi muito bem a parte que você fala que descartou o acetato e fez as transparências usando cera furure. Havia uma peça transparente?
    Um detalhe, faltou citar o país responsável pelo projeto (URSS?).

    Fora isso, mais um excelente review.

    1. Oi Ronaldo,

      Ninguém melhor que os leitores pra ver quando esqueço de algo! hahah Já corrigi o texto, muito obrigado!

      Plastiabraço e boas montagens

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.