Concursos & Eventos Opens 

XXII Open GPC de Plastimodelismo! Estivemos presentes!

Aconteceu no último final de semana, 17 e 18 de agosto, na cidade de Valinhos – SP a 22ª edição do tradicional Open GPC de plastimodelismo. O evento é promovido pelo Grupo de Plastimodelismo de Campinas (GPC) com o apoio da prefeitura municipal de Valinhos.

Vamos começar com os números oficiais do evento:

MODELOS
692 Modelos Inscritos (em 2017 foram 847 modelos)
• 441 Pré-inscritos
• 251 Inscritos no dia
• 182 Modelos pré-inscritos não vieram.
2 Modelos Exposição

MODELISTAS
145 Modelistas (em 2017 foram 163 modelistas)
• 97 Modelistas Pré-inscritos
• 47 Modelistas inscritos no dia
• 1 Modelistas exposição
• 14 Modelistas Pré-inscrições não vieram.

SPLITS
115 Splits (jogos de medalhas)
• 5 Naval
• 8 Figuras
• 9 Dioramas
• 15 Ficção
• 20 Autos
• 26 Militaria
• 32 Aviação

MODELOS POR MODALIDADE
Ficção – 71
Náutica – 29
Dioramas – 42
Figuras – 42
Autos – 153
Militaria – 144
Aviação – 211
Exposição – 2

• Não está computado na exposição o modelo de Congonhas.

Como se pode ver, em comparação ao ano passado a quantidade de modelistas inscritos foi maior em apenas 18 modelistas, ou seja, creio que porque o evento não ocorreu em 2016 o pessoal teve mais kits para trazer em 2017, ou o pessoal produziu menos mesmo, porque eu vi uma grande quantidade de kits repetidos (que já haviam participado do mesmo evento em outros anos) nas mesas.

Quanto ao público em geral, a concomitância com o Domingo Aéreo em Pirassununga pode ter atrapalhado, porém como este evento promovido pela AFA é uma incógnita, sem sabermos com muita antecedência se irá ocorrer e quando, o pessoal do GPC fica de mãos atadas para poder evitar que isso aconteça

O clima de descontração do evento é o ponto forte, sempre é muito bom rever os amigos, e olha este ano foi excelente, pois tive o prazer de ficar na casa do Sérgio meu grande amigo do plastimodelismo, eu e a Ludmila ficamos hospedados na casa dele, foi tudo de bom, teve até jantar com cerveja Tcheca e Cheese Cake de sobremesa! Muito obrigado Sergio e Laude pela acolhida!

No mais, os amigos malucos de sempre, não vou listar o nome de todos, porque se esquecer alguém vai ser injusto, além de que Lili Carabina tem ciúmes dos outros kkkkkk. Ah também teve muita gente que veio falar comigo sobre o Blog, dizendo que lê e assiste os vídeos, isso é demais, sempre me motiva a continuar, muito obrigado amigos.

Cheguei no sábado no evento e fui surpreendido por uma Milenium Falcon na 1/72 que tinha luzes e som, coisa linda! E foi a escolha do Best of Spruemaster 😛

O nível dos modelos estava bacana, apenas na parte de dioramas, achei alguns kits meio inconsistentes, o veículo estava com montagem perfeita, mas o cenário as figuras não estavam na mesma qualidade da montagem do veículo, isso reparei em diversos dioramas.

Na parte de naval, excelentes montagens, aliás, como no ano passado, esse ano o pessoal do Naval ganhou novamente o Best of Show. Parabéns!

Em aviação achei equilibrado, havia kits básicos, intermediários e avançados, mas no geral, haviam bons modelos nas mesas, e também kits recém lançados no mercado.

Muitos kits legais apareceram como os eggtanks, super divertidos, e a montagem dos personagens do Wallace & Gromit estavam sensacionais. E um kit polêmico ahaha achei muito divertido esse kit do Maia do Rio de Janeiro.  

Uma coisa muito chata aconteceu nesse evento MAIS UMA vez, o roubo de medalhas, vou falar sobre isso em um post daqui uns dias. Infelizmente isso ainda acontece em nosso meio 🙁

Quanto às lojas… Ah as lojas! cada coisa bacana, dá vontade de comprar tudo hehehe, pessoal de acessórios estava presente também, muitas opções argh!, e quanto ao preço, bom, a turma gosta de reclamar né? Afinal se não reclamar de quase tudo não é plastimodelista hahahah. Algumas lojas ofereciam ótimas barganhas, cheguei a ver kits Hasegawa na 1/48 por 120 reais, e claro, sumiram antes que eu pudesse voltar a loja e comprar (Ludmila curtiu isso).

Tive a oporunidade de conversar com muitos lojistas, e praticamente todos estão trazendo novidades por aí, isso é muito bom!

Conheci um fabricante nacional de acessórios para veículos super bacana, a empresa se chama Mr. Model, em breve farei um post falando sobre eles aqui no Blog.

Quanto a premiação o pessoal fez uma coisa que gostei bastante, cada modelo vencedor de sua categoria teve seu troféu colocado ao lado do mesmo, assim não tomou tempo com premiação, pois a turma tem que pegar horas de rodovia na volta pra casa, e evita o “estrelismo” do pessoal, que sabemos que sempre gera falatório, afinal se não reclamar de tudo não é plastimodelista (risos). Ótima ideia pessoal, que aliás deveria ser copiada por outros grupos.

Eventos paralelos aconteceram juntamente com o Open, como a exposição de carros antigos, apresentação de um grupo de violeiros, e a feirinha de artesanato.

Bom creio que seja isso! A OSPREY voltou a patrocinar o Blog e já levei uns livros para sorteio! Obrigado pessoal do GPC por mais esse evento!

Vamos as fotos:

Best of Show

FUSO 1/350 – Fujimi

 

Eventos paralelos

 

Lojas

Achei muito bacana o quanto o Dryco cresceu com as tintas! Parabéns Dryco!

 

Miniatura do Aeroporto de Congonhas

Sensacional essa miniatura de Congonhas na década de 80!

 

Publico

Aquele momento que juntamos os amigos para tirar um retrato!

 

Geral

As fotos que todo mundo espera pra ver (227 fotos) e antes que o pessoal reclame, não, eu não faço fotos de tudo, só fotografo o que consegui ver, pois não dá pra ver tudo, e achei interessante :p

 

Sorteados com prêmios da Osprey Publishing e Steula

 

Melhor kit escolhido pelo Spruemaster

Milenium Falcon 1/72 – AMT

 

Bom pessoal, é isso, as fotos são minhas e da Ludmila, e nos vemos no ano que vem!

Plastiabraço

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

9 Thoughts to “XXII Open GPC de Plastimodelismo! Estivemos presentes!”

  1. Sergio

    Boa tarde Lucas. Que bom que nossa acolhida agradou a vocês. Mas cerveja tcheca foi você que levou e o cheese cake meu filho quem fez. rsrs
    Na próxima vez que hospedarmos vocês terei que caprichar.
    Abração no querido casal

  2. ricardo pinto da rocha

    Lucas, muito bacana a cobertura fotografica. parabéns.
    preciso saber qual o nome da loja que aparece na foto 3 da categoria “Lojas” .
    Obrigado pela ajuda
    Ricardo

    1. Oi Ricardo,

      Que bom que gostou, creio que o contato da loja seja este:

      Hilton Mazur
      HR Aviation
      [email protected]

      Infelizmente não tenho o telefone deles.

      Plastiabraço!

  3. MARCELO ALBUQUERQUE

    Parabéns pela matéria e ao modelista vencedor do best of show ! Finslmente vejo um navio levar o prêmio.

    1. Pois é Marcelo!!

      Ano passado também foi!

      Plastiabraço!

  4. Paulo Prado

    Lucas parabéns pela matéria.
    Realmente o evento estava muito bom este ano, é corrido mas é muito bom poder rever os amigos e ver grandes kits.

    1. Isso mesmo!

      Infelizmente não dá pra falar com tudo mundo, mas é bom demais!

      Plastiabraços!

  5. Muito obrigado por ter escolhido minha MF como melhor kit nesse ano. Como sempre, a opinião sincera de um modelista com seu gabarito vale ouro! Grande e fraterno abraço!

    1. Obrigado Ney,

      Não tenho tanto conhecimento e nem experiência quanto aos juízes dos eventos, que aliás só recebem críticas, a turma não faz ideia de como é difícil julgar tantos kits e em pouco espaço de tempo.

      Mas nos eventos eu sempre faço minha escolha, e nesse ano foi o seu kit que estava sensacional! Parabéns!

      Plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.