Concursos & Eventos Opens 

XXII Open GPC de Plastimodelismo! Estivemos presentes!

Aconteceu no último final de semana, 17 e 18 de agosto, na cidade de Valinhos – SP a 22ª edição do tradicional Open GPC de plastimodelismo. O evento é promovido pelo Grupo de Plastimodelismo de Campinas (GPC) com o apoio da prefeitura municipal de Valinhos.

Vamos começar com os números oficiais do evento:

MODELOS
692 Modelos Inscritos (em 2017 foram 847 modelos)
• 441 Pré-inscritos
• 251 Inscritos no dia
• 182 Modelos pré-inscritos não vieram.
2 Modelos Exposição

MODELISTAS
145 Modelistas (em 2017 foram 163 modelistas)
• 97 Modelistas Pré-inscritos
• 47 Modelistas inscritos no dia
• 1 Modelistas exposição
• 14 Modelistas Pré-inscrições não vieram.

SPLITS
115 Splits (jogos de medalhas)
• 5 Naval
• 8 Figuras
• 9 Dioramas
• 15 Ficção
• 20 Autos
• 26 Militaria
• 32 Aviação

MODELOS POR MODALIDADE
Ficção – 71
Náutica – 29
Dioramas – 42
Figuras – 42
Autos – 153
Militaria – 144
Aviação – 211
Exposição – 2

• Não está computado na exposição o modelo de Congonhas.

Como se pode ver, em comparação ao ano passado a quantidade de modelistas inscritos foi maior em apenas 18 modelistas, ou seja, creio que porque o evento não ocorreu em 2016 o pessoal teve mais kits para trazer em 2017, ou o pessoal produziu menos mesmo, porque eu vi uma grande quantidade de kits repetidos (que já haviam participado do mesmo evento em outros anos) nas mesas.

Quanto ao público em geral, a concomitância com o Domingo Aéreo em Pirassununga pode ter atrapalhado, porém como este evento promovido pela AFA é uma incógnita, sem sabermos com muita antecedência se irá ocorrer e quando, o pessoal do GPC fica de mãos atadas para poder evitar que isso aconteça

O clima de descontração do evento é o ponto forte, sempre é muito bom rever os amigos, e olha este ano foi excelente, pois tive o prazer de ficar na casa do Sérgio meu grande amigo do plastimodelismo, eu e a Ludmila ficamos hospedados na casa dele, foi tudo de bom, teve até jantar com cerveja Tcheca e Cheese Cake de sobremesa! Muito obrigado Sergio e Laude pela acolhida!

No mais, os amigos malucos de sempre, não vou listar o nome de todos, porque se esquecer alguém vai ser injusto, além de que Lili Carabina tem ciúmes dos outros kkkkkk. Ah também teve muita gente que veio falar comigo sobre o Blog, dizendo que lê e assiste os vídeos, isso é demais, sempre me motiva a continuar, muito obrigado amigos.

Cheguei no sábado no evento e fui surpreendido por uma Milenium Falcon na 1/72 que tinha luzes e som, coisa linda! E foi a escolha do Best of Spruemaster 😛

O nível dos modelos estava bacana, apenas na parte de dioramas, achei alguns kits meio inconsistentes, o veículo estava com montagem perfeita, mas o cenário as figuras não estavam na mesma qualidade da montagem do veículo, isso reparei em diversos dioramas.

Na parte de naval, excelentes montagens, aliás, como no ano passado, esse ano o pessoal do Naval ganhou novamente o Best of Show. Parabéns!

Em aviação achei equilibrado, havia kits básicos, intermediários e avançados, mas no geral, haviam bons modelos nas mesas, e também kits recém lançados no mercado.

Muitos kits legais apareceram como os eggtanks, super divertidos, e a montagem dos personagens do Wallace & Gromit estavam sensacionais. E um kit polêmico ahaha achei muito divertido esse kit do Maia do Rio de Janeiro.  

Uma coisa muito chata aconteceu nesse evento MAIS UMA vez, o roubo de medalhas, vou falar sobre isso em um post daqui uns dias. Infelizmente isso ainda acontece em nosso meio 🙁

Quanto às lojas… Ah as lojas! cada coisa bacana, dá vontade de comprar tudo hehehe, pessoal de acessórios estava presente também, muitas opções argh!, e quanto ao preço, bom, a turma gosta de reclamar né? Afinal se não reclamar de quase tudo não é plastimodelista hahahah. Algumas lojas ofereciam ótimas barganhas, cheguei a ver kits Hasegawa na 1/48 por 120 reais, e claro, sumiram antes que eu pudesse voltar a loja e comprar (Ludmila curtiu isso).

Tive a oporunidade de conversar com muitos lojistas, e praticamente todos estão trazendo novidades por aí, isso é muito bom!

Conheci um fabricante nacional de acessórios para veículos super bacana, a empresa se chama Mr. Model, em breve farei um post falando sobre eles aqui no Blog.

Quanto a premiação o pessoal fez uma coisa que gostei bastante, cada modelo vencedor de sua categoria teve seu troféu colocado ao lado do mesmo, assim não tomou tempo com premiação, pois a turma tem que pegar horas de rodovia na volta pra casa, e evita o “estrelismo” do pessoal, que sabemos que sempre gera falatório, afinal se não reclamar de tudo não é plastimodelista (risos). Ótima ideia pessoal, que aliás deveria ser copiada por outros grupos.

Eventos paralelos aconteceram juntamente com o Open, como a exposição de carros antigos, apresentação de um grupo de violeiros, e a feirinha de artesanato.

Bom creio que seja isso! A OSPREY voltou a patrocinar o Blog e já levei uns livros para sorteio! Obrigado pessoal do GPC por mais esse evento!

Vamos as fotos:

Best of Show

FUSO 1/350 – Fujimi

[Not a valid template]

 

Eventos paralelos

[Not a valid template]

 

Lojas

Achei muito bacana o quanto o Dryco cresceu com as tintas! Parabéns Dryco!

[Not a valid template]

 

Miniatura do Aeroporto de Congonhas

Sensacional essa miniatura de Congonhas na década de 80!

[Not a valid template]

 

Publico

Aquele momento que juntamos os amigos para tirar um retrato!

[Not a valid template]

 

Geral

As fotos que todo mundo espera pra ver (227 fotos) e antes que o pessoal reclame, não, eu não faço fotos de tudo, só fotografo o que consegui ver, pois não dá pra ver tudo, e achei interessante :p

[Not a valid template]

 

Sorteados com prêmios da Osprey Publishing e Steula

[Not a valid template]

 

Melhor kit escolhido pelo Spruemaster

Milenium Falcon 1/72 – AMT

[Not a valid template]

 

Bom pessoal, é isso, as fotos são minhas e da Ludmila, e nos vemos no ano que vem!

Plastiabraço

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

9 Thoughts to “XXII Open GPC de Plastimodelismo! Estivemos presentes!”

  1. Sergio

    Boa tarde Lucas. Que bom que nossa acolhida agradou a vocês. Mas cerveja tcheca foi você que levou e o cheese cake meu filho quem fez. rsrs
    Na próxima vez que hospedarmos vocês terei que caprichar.
    Abração no querido casal

  2. ricardo pinto da rocha

    Lucas, muito bacana a cobertura fotografica. parabéns.
    preciso saber qual o nome da loja que aparece na foto 3 da categoria “Lojas” .
    Obrigado pela ajuda
    Ricardo

    1. Oi Ricardo,

      Que bom que gostou, creio que o contato da loja seja este:

      Hilton Mazur
      HR Aviation
      [email protected]

      Infelizmente não tenho o telefone deles.

      Plastiabraço!

  3. MARCELO ALBUQUERQUE

    Parabéns pela matéria e ao modelista vencedor do best of show ! Finslmente vejo um navio levar o prêmio.

    1. Pois é Marcelo!!

      Ano passado também foi!

      Plastiabraço!

  4. Paulo Prado

    Lucas parabéns pela matéria.
    Realmente o evento estava muito bom este ano, é corrido mas é muito bom poder rever os amigos e ver grandes kits.

    1. Isso mesmo!

      Infelizmente não dá pra falar com tudo mundo, mas é bom demais!

      Plastiabraços!

  5. Muito obrigado por ter escolhido minha MF como melhor kit nesse ano. Como sempre, a opinião sincera de um modelista com seu gabarito vale ouro! Grande e fraterno abraço!

    1. Obrigado Ney,

      Não tenho tanto conhecimento e nem experiência quanto aos juízes dos eventos, que aliás só recebem críticas, a turma não faz ideia de como é difícil julgar tantos kits e em pouco espaço de tempo.

      Mas nos eventos eu sempre faço minha escolha, e nesse ano foi o seu kit que estava sensacional! Parabéns!

      Plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.