Aviação Reviews 

Review: 1/72 Embraer EMB-121AN Xingu – Amodel #72364

A aeronave,

O Xingu foi a primeira aeronave pressurizada produzida pela Embraer,e serviu de base para a produção de todas as outras suas aeronaves de sucesso. O Xingu foi concebido para ser um bimotor executivo, mais ou menos na mesma série de aeronaves da Beechcraft, o primeiro protótipo (PP-ZCT) voou em 10 de outubro de 1976.O modelo podia ser configurado para dois tripulantes e seis ou sete passageiros.

O Xingu teve seu desenvolvido baseado no EMB-110 Bandeirante, pegando emprestado suas asas e motores.

Após a entrada em operação do Xingu I, a Embraer utilizou o conhecimento adquirido para desenvolver uma nova versão, a Xingu II, o modelo era idêntico ao anterior em dimensões, e configuração geral, porém possuía algumas características menores, como por exemplo a bequilha dianteira que possuía 2 rodas ao invés de uma do modelo anterior, aviônica, e claro, uma alteração nos motores.

A Embraer também ofereceu aos operadores do Xingu I a modernização para o Xingu II , dessa forma 18 aeronaves foram modificadas. Dessa versão surgiram também as versões EMB-121AA e EMB-121AN, destinadas a Força Aérea e Marinha Francesa respectivamente.

Protótipo do Embraer Xingu III – Museu Aeroespacial Brasileiro – São José dos Campos – SP

Em 2012, a Força Aérea Francesa lançou um programa de modernização para estender a vida operacional dos Xingus até 2025, atualizando os sistemas aviônicos. Isso manterá o Xingu em operação por 42 anos consecutivos, algo raro na indústria aeronáutica.

As características  modernizadas do Xingu juntamente com as qualidades de voo da aeronave original, permitem que os pilotos façam a transição entre o seu treino inicial e a operação em aeronaves militares mais modernas, como o A400M por exemplo. Atualmente a França mantém 43 Xingu em operação

A Embraer chegou a produzir uma terceira variante do modelo, o EMB-121B Xingu III (foto), porém as encomendas não foram satisfatórias,  uma característica desse modelo era a hélice quadripá, cabine mais espaçosa (até 9 passageiros), ausência da barbatana dorsal e o estabilizador horizontal com enflechamento. Quando visitei o Museu Aeroespacial Brasileiro em 2014, fiz uma foto do protótipo (PP-ZXI)

Uma curiosidade sobre o nome, Xingu significa “água boa, água limpa” na língua Indígena Kamayurá.

 

 

O kit,

Composto por 128 peças divididas em 7 sprues, o kit parece  simples de montar. As linhas são em baixo relevo e adequadas para a escala.  O kit não possui detalhamento para a cabine de passageiros, mas para a cabine de comando são fornecidos detalhes como assento, manche e painel de instrumentos.

O painel de instrumentos por sinal é fornecido em forma de decalque, bem impresso. Aliás a qualidade do decalque para este kit é superior a qualidade dos decalques que geralmente acompanham os kits da marca.

A qualidade da injeção é boa, são poucas rebarbas, e mesmo o kit sendo produzido com tecnologia short-run e em edição limitada (apenas 450 peças produzidas). Gostei dos detalhes do trem de pouso, até a parte interna das tempas do porão tem detalhes, parabéns para o fabricante

 

 

Além das peças injetadas o kit ainda acompanha uma folha de photoetched com pequenos detalhes para os motores e antenas. Neste ponto acredito que o fabricante poderia ter colocado os limpadores do para-brisas. 

As transparências fornecem o para-brisas, janelas laterais e luzes de navegação, não são exatamente muito claras, mas creio que com um pouco de future, o problema seja resolvido.

As instruções não mencionam a necessidade de colocar peso no nariz do modelo, mas por ele ser cauda em T, eu colocaria mesmo que por precaução, pois ele me parece ser um “tail sitter”.

O manual do kit é impresso em papel couché, e possui 6 páginas em tamanho A4, algo que também não é comum para a marca, bem como as instruções de montagem coloridas, as indicações de cores são para a marca Humbrol. A montagem de todo o kit se dá em apenas 12 passos.

Os decalques possibilitam produzir uma aeronave sendo uma aeronave da Marinha Francesa. Uma pintura que achei muito bonita.

Algumas peças no kit não serão usadas, como as hélices quadripás por exemplo,  isso se deve ao fato que a Amodel também lançou um kit para o Xingu II com esta configuração.

Certamente depois de montado este será um belíssimo kit, pois em minha opinião esta é uma das aeronaves mais bonitas que a Embraer já produziu. Essa cabine de jato dele é um charme 🙂

Onde comprar,

Este kit custa  US$29,80 + frete (cerca de 120Reais – cotação setembro/2018). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, para comprar clique aqui. Corra porque a edição é limitada! (apenas 450 peças)

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 250,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Review: 1/72 Embraer EMB-121AN Xingu – Amodel #72364”

  1. Ronaldo

    Lucas,
    Pena que sejam tão poucos. Com essa tiragem, acredito que nenhum fabricante de decais irá se interessar em produzir uma verão FAB ou civil. Esperamos que Amodel faça mais injeções.
    Certa vez eu li que a Embraer usou o conhecimento adquirido com o Xingu para desenvolver o Brasília. O Xingu seria a “versão encurtada” e preliminar do Brasília.

    1. Alexandre Margonar

      Ronaldo, você está certo. O nariz do Xingu, foi usado no Brasília, CBA-123 Vector e ERJ-145. Tive o prazer de trabalhar na montagem desses todos.

    2. OI Ronaldo,

      Isso mesmo, as lições aprendidas com ele foram utilizadas em outros projetos inclusive no Brasília.

      Plastiabraço!

  2. sergio

    Boa tarde, Lucas.
    Esse é daqueles kits que mexem com os brios da gente. Um excelente avião brasileiro, usado no exterior. Dá um certo orgulho.
    plastiabraço
    Sergio

    1. Com certeza Sérgio,

      Além de que é um belo avião, fica bonito em qualquer coleção 😀

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.