Aviação História & Modelismo Reviews 

Comparando os kits do Embraer XINGU na 1/72 – Amodel vs Duarte

Tenho recebido alguns pedidos dos leitores para que fizesse uma comparação dos kits do Embraer Xingu da Duarte e da Amodel. Particularmente não sou gosto muito de fazer comparações entre kits, pois muitas coisas estão envolvidas no processo de produção de um kit que vai desde a aquisição de plantas, processos de usinagem, produção, soluções de engenharia e por aí vai, tornando muito difícil de se comparar kits entre fabricantes diferentes. (Review do kit da Amodel aqui)

Também não pretendo entrar no mérito se este ou aquele kit tem suas dimensões corretas ou não, pois esse trabalho é para os contadores de rebites. A ideia deste post é apenas ajudar ao modelista decidir qual deles comprar.

De qualquer forma fiz algumas fotos dos modelos para que pudéssemos ver as soluções adotadas pelos fabricantes em questão. A primeira coisa que pude notar é o tamanho da fuselagem, pois o kit da Amodel é um pouco maior que o kit da Duarte.

Um outro detalhe é o formato das janelas, sendo as da Duarte um pouco maiores. Detalhes como linhas de painéis  achei os da Amodel um pouco mais delicados, especialmente para a escala (1/72).

Mais um detalhe que chama a atenção é o canopy, nesse caso os fabricantes tiveram soluções bem parecidas, porém o kit da Duarte tem uma peça um pouco maior, pois ao canopy está acrescentado uma parte da fuselagem, ficando com o acabamento entre o canopy e a fuselagem um pouco melhor, porém a peça é de vaccum forming, sendo mais difícil de se trabalhar.

Quanto as asas não encontrei diferenças muito significativas entre os modelos, exceto pelo fato que o kit da Duarte permite montar o modelo com os flaps baixados, e o mesmo vale para os profundores.

As naceles de motor estão bem reproduzidas e a falta de detalhamento na injeção do kit da Amodel é suprida com algumas pequenas peças que estão presentes na folha de photoetched que acompanha o kit.

Quanto ao trem de pouso, o kit da Duarte tem estas peças em metal, para que possam suportar o peso do kit de resina, porém um pouco de trabalho será necessário para que fiquem com um bom acabamento, já o kit da Amodel tem o trem de pouso simples, porém pronto para o uso.

Uma das coisas que chama atenção no kit da Duarte é a presença de rebites, principalmente no estabilizador horizontal, detalhe que não está presente no kit da Amodel, porém é algo relativamente fácil de se fazer caso o modelista sinta a necessidade de ter esse detalhamento no kit. O tamanho e o formato destas peças é muito semelhante entre os dois kits.

O estabilizador vertical tem exatamente o mesmo tamanho e formato exceto pelo fato que no kit da Amodel ele fica um pouco mais para trás devido a fuselagem ser um pouco mais comprida que o do kit da Duarte.

As hélices do kit da Duarte são mais delicadas que da Amodel, e outra vantagem do kit da Duarte é que ele tem interior e a porta pode ser montada aberta. Detalhes como rodas e escapamentos são normais e não encontrei nenhuma diferença significativa entre eles.

Em montagem à seco e colocados lado a lado praticamente não se vê muitas diferenças entre os modelos com relação a tamanho e formato,  o que demonstra não ser um grande um problema as diferenças entre eles.

Ao meu ver, cabe ao modelista escolher entre montar um kit de resina nacional, que é um pouco mais trabalho e requer mais experiência ou um modelo injetado short-run, que também exige um pouco de experiência, e edição limitada com apenas 450 unidades produzidas. Ambos são grandes modelos, representam muitíssimo bem o Embraer Xingu e vai ficar a cabo do modelista qual desafio pretende levar para bancada!

Onde comprar,

Amodel Embraer Xingu – Hobbyterra, – US$29,80 – Cerca de 11o Reais (cotação novembro/2018) Para comprar clique aqui.

Duarte Embraer XinguPlastic Kits – R$120,00 – Para comprar clique aqui

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Comparando os kits do Embraer XINGU na 1/72 – Amodel vs Duarte”

  1. Claudio

    Parabéns pela matéria que tratou o que foi proposto, sem delongas e sem viés do autor!

  2. Ronaldo

    Lucas, você saber responder se há algum distribuidor da Amodel nos Estados Unidos?

  3. Ronaldo

    Ótima matéria. Entendendo que são fabricantes e materiais diferentes, ficou uma boa comparação.
    Pena que o kit da Amodel tenha sido produzido em tão poucas unidades. O Duarte já teria quase tudo para adicionar o interior, além do conjunto de hélices.

  4. Ricardo Augusto

    Valeu Lucas… eu achei mais interesante o kit da Duarte. Valeu por trazer esse comparativo. Anseio ver esse kit na escala 1/48.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.