Militaria Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Montagem: 1/35 Škoda PA-Turtle II – TAKOM #2024

Este é um daqueles projetos que a gente pega nas férias para poder montar e descansar um pouco a cabeça, pois foi bem isso que aconteceu nas minhas férias no ano passado.

Visitei um amigo que está vendendo algumas sobras do estoque dele e de outros amigos e vi este kit na prateleira, foi paixão à primeira vista, quem me conhece sabe que gosto de montar essas coisas meio diferentes.

Comprei o kit e fiquei esperando o momento certo para montar, e ele veio em Novembro/2018 em quinze dias de férias do trabalho.

O kit é bem simples, e acabei esquecendo de tirar algumas fotos dos sprues antes da montagem, a ideia nem era muito fazer um artigo sobre a montagem (pois é, nem tudo o que o monto vem pro Blog), mas ficou tão bacana que achei merecido. Se você quiser ver alguns reviews deste kit, sugiro visitar este link aqui.

A montagem

Iniciei a montagem pelo casco do modelo, ele não tem interior, então a montagem será simples e rápida. Os detalhes para o exterior são fantásticos, porém é importante tomar cuidado com algumas rebarbas quando tirar a peça do sprue (ver foto)

A montagem do para lamas foi um dos problemas, pois mesmo caprichando bem nos encaixes, ele deixa um gap bem grande na junção e foi necessário muita lixa e putty  para deixar o acabamento bacana naquele local.

Após dar um jeito nas frestas do para lamas, terminei a montagem externa e apliquei uma camada de primer, desta vez Mr Surfacer White.

Para a a pintura utilizei tintas da marca Mr Hobby Aqueous. O manual do kit trás as cores como referência para a marca AMMO MIG, e foi um pouco complicado encontrar os códigos equivalentes para elas.

  •  Sand Yellow – H403
  • Grey – H335
  • Green Khaki – H303
  • Brown – H406
  • Dark Green – H60

Inicei a pintura pela cor base, nesse caso Sand Yellow, para facilitar o trabalho de pintura, ampliei o manual de pintura em 33%, o que deu quase o tamanho de uma folha A3, e fui recortando as cores, pintava a base, recortava a cor e colava por cima, assim fiz com cada cor, foi a maneira mais fácil que encontrei para fazer esta pintura. Para fazer as máscaras utilizei o Masking Sheet da Tamiya.

Um dos maiores desafios deste kit é fazer a linha que fica entra as cores, alguns modelistas dizem que ela é marrom, outros que ela é preta, entretanto o problema é que praticamente não existe documentação disponível para sanar a dúvida. Optei por fazer em preto, pois quis utilizar caneta Nanquim nesse processo.

Não compre destas canetas!

Visitei a loja da Kalunga aqui na minha cidade e procurei por estas canetas Nanquim, atualmente praticamente não se encontra mais este tipo de caneta, pois é, também fiquei surpreso. Ao invés disso, eles vendem umas canetas que seriam genéricas, comprei duas para testar.
Foi literalmente um fracasso, embora esteja escrito nas canetas que a tinta é a prova d´água quando apliquei o verniz, elas simplesmente desmancharam!

Pois, bem fui eu tentar encontrar a verdadeira pena Nanquim, e me lembrei de uma escola de desenho técnico que tem aqui na cidade, aliás fui aluno deles de Desenho Técnico Mecânico, e voilá! eles tinham umas canetas destas sobrando por lá! Mais do que depressa comprei uma e também a tinta, sim, consegui encontrar a tinta também. A caneta é da marca Trident, veja aqui.

Com a pena nanquim verdadeira em mãos foi só desenhar as linhas, após isso, uma camada do verniz Gauzzy da Ak Interactive para selar a pintura e os decalques.

Para finalizar fiz um weathering utilizando pigmentos e a tinta Transparent Dust da Mission Models, que aliás é sensacional para essa finalidade. Um pouco de pigmento nos pneus e tudo pronto!

Esta montagem se deu em apenas 10 dias, trabalhando poucas horas por dia, mas foi muito prazerosa do jeito que o plastimodelismo deve ser. Afinal a finalidade de qualquer hobby é a diversão não é mesmo?

Aqui alguams fotos do modelo finalizado.

É isso aí! e até a próxima!

P.S. Este post foi patrocinado pelo meu cartão de crédito 🙂

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Montagem: 1/35 Škoda PA-Turtle II – TAKOM #2024”

  1. Anthony Bell

    Trabalho magnífico!!!

    1. Muito obrigado Bell!

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.