Aviação Reviews 

Review: 1/32 A-29B Super Tucano – Cacciari Models

Seguindo a onda de lançamentos de modelos na escala 1/32, a empresa brasileira Cacciari Models está colocando no mercado um kit em resina do Embraer 314 Super Tucano.

O kit já vem sendo esperado pelos modelistas há algum tempo e finalmente recebi um deles para avaliação.

O kit vem embalado em uma caixa de papelão reforçado e plástico bolha para evitar que as peças se movimentem durante o transporte. Dentro da caixa estão 5 bags, com a peças bem separadas, inclusive a transparência.

O manual é impresso em tamanho A4, além de folhas em separado com as instruções de pintura e decalques. O manual faz referência as cores mais comuns no mercado: Mr Hobby, Vallejo, Model Master, Tamiya e Humbrol. Não existem referências em FS (Federal Standard) para as cores da FAB, mas isso não é muito complicado de conseguir.

A montagem se dá em apenas 6 passos, e tudo está bem explicado no manual, detalhe para a uma coisa muito importante, este kit é indicado para modelistas experientes, isso fica bem claro no tipo de montagem, e mesmo no manual que já traz isso logo no início. Para baixar o manual de montagem, clique aqui e aqui.

Os decalques são bem impressos, porém o verniz não está recortando cada peça, o modelista deverá portanto recortar bem as bordas das marcações para evitar o silvering. Outro detalhe que chama a atenção é a camada de verniz, ela está um pouco mais grossa do que o normal, portanto certamente será necessário um amaciante de decalques para aplicar. Nesta escala muitas vezes é até recomendável pintar as marcações ao invés de utilizar os decalques. Já falei com o Alessandro, ele me disse que já está negociando com uma empresa nacional de decalques para fornecer novos decalques.

Os decalques permitem 3 versões:

Esquema de pintura de demonstração da Embraer – 2013
USAF A-29B 15-2021- Versão temporária de transferência para a Força Aérea do Líbano
2º/3º GAv – Esquadrão Grifo – Base Aérea de Porto Velho/RO

Quanto às peças de resina, o kit possui 46 peças em resina, sendo uma delas em resina transparente. O kit já vem com uma camada de primer epóxi aplicado, o que facilita o trabalho do modelista que deverá apenas lixar e deixá-lo preparado para receber a tinta.

Notei que algumas peças precisam de acabamento antes de usar, portanto esteja preparado para usar lixa e paciência durante a montagem, e não se esqueça de usar equipamento de proteção individual, pois a resina é um produto tóxico e não devemos descuidar da nossa saúde nunca!

Gostei da solução que o fabricante usou para a fuselagem e asas, estas partes já vem prontas, ou seja, não será necessário juntar as metades de nada, e diedro da asa já está correto. Parabéns pela ideia, Alessandro.

As linhas de painel são em baixo relevo, e lembram um pouco as linhas dos kits moldes novos da Airfix, ou seja, em alguns pontos será necessário retrabalhá-las. O mesmo vale para o rebites, que me pareceram um pouco grandes demais em alguns locais.

O trem de pouso é bastante simples, e os modelistas mais exigentes deverão fazer um trabalho de scratch nestas partes. Uma outra alternativa é montar o modelo em posição de voo, com o trem de pouso recolhido.

O canopy é moldado em uma peça única em resina transparente. A transparência da peça é boa, mas ela me pareceu um pouco grossa para a escala, talvez uma peça em vaccum forming possa ajudar a resolver. O fabricante disse que devido as propriedades da resina, não há como fazer muito fino. Para quem pretende montar com o canopy aberto será necessário cortar a peça, e para tanto uma micro retífica será necessária, por estas e outras que este kit é indicado para modelistas que já tem experiência com kits em resina e scratch.

O interior é bastante simples, contendo o manche, assento e painel. Os instrumentos do painel são fornecidos em forma de decalque, e o restante deve ser pintado. Achei os detalhes do interior muito simples, porém existem aftermarkets disponíveis no mercado, especialmente para o assento.

O kit ainda contem dois tanques subalares, um tanque ventral e metralhadoras e algumas pequenas peças que são as dobradiças dos flaps.

Em contato com o Alessandro da Cacciari Models, ele me disse que a intenção do modelo é ser um modelo simples e relativamente fácil de montar, embora seja necessário ajustes das peças. Quando falei com ele sobre alguns pontos em que o modelo poderia ser mais detalhado, ele disse que a intenção é que o kit seja uma base para que os modelistas fãs de scratch possam fazer o seu trabalho.

Assim, este definitivamente não é um kit para modelistas inexperientes pois bastante trabalho de scratch e ajustes serão  necessários.

Publiquei aqui no Blog algumas referências para o Tucano, um Walkaround do A-29 e também um livro sensacional sobre ele.

Como comprar.

Este kit custa R$650,00 e pode ser comprado diretamente com o Alessandro da Cacciari Models pelo e-mail ou pelo telefone (011) 963 422 701.

O Alessandro me disse  que já vendeu para Israel, Arábia Saudita, Rep, Tcheca, Alemanha e muitos outros países, muito legal!

Fica aqui meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da Studio Cacciari por gentilmente enviar este kit para review e meus parabéns pela iniciativa!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

23 Thoughts to “Review: 1/32 A-29B Super Tucano – Cacciari Models”

  1. Alessandro Cacciari

    Boa tarde Val; Sim, nosso parecer em relação a todos os comentários até o presente concordamos que poderíamos ter dado uma atenção maior aos assentos ejetáveis. Tivemos uma grande preocupação em fazer um modelo de fuselagem e asas em peça única de forma à evitar montagens distorcidas e diedros incorretos tanto das asas quanto dos estabilizadores ( horizontal e vertical), levando em consideração as técnicas de montagem dos kits de resina e suas dificuldades que são diferentes dos kits de injeção plástica, como pôr exemplo o lixamento para acertos de ângulos e encaixes das peças. Esse fato tomou mais do nosso tempo e tirou nossa atenção dos assentos. Obrigado pelo seu comentário e vamos levar em consideração nos projetos futuros.

  2. Alessandro Cacciari

    Boa tarde Val; Sim, nosso parecer em relação a todos os comentários lidos até o presente concordamos que poderíamos ter dar dado uma atenção maior aos assentos ejetáveis. Tivemos uma grande preocupação em fazer um modelo de fuselagem e asas em peça única de forma a evitar montagens distorcidas e diedros incorretos tanto das asas quanto dos estabilizadores (horizontal e vertical) levando em consideração as técnicas de montagem dos kits de resina e suas dificuldades que são diferentes dos kits de injeção plástica, como pôr exemplo o lixamento para acertos de ângulos e encaixes das peças. Esse facto tomou mais do nosso tempo e tirou nossa atenção dos assentos. Obrigado pelo seu comentário e vamos levar em consideração nos projetos futuros.

  3. Rafael Loose Ferreira

    Lucas!
    As fotos no macro não ajudam nesse caso, mas funciona muito bem para “informar” o modelista do que ele pode encontrar, por isso se faz os reviews. Se destaca os pontos fortes e fracos de cada produto.
    Nesse caso, se eu fosse montar esse kit já saberia que a parte da massa e lixa seria bem longa e importante. Mas ao meu ver, embora o produtor tenha méritos no ineditismo do kit o resultado do produção deixa a desejar.
    Abs

    1. Obrigado por comentar aqui no Blog Rafael!

      As fotos em macro não são exclusividade desse post, elas são padrão do Blog, e servem justamente para isso que você disse! Um bom review é aquele que fornece as informações necessárias para o leitor decidir se ele vai querer comprar aquele produto ou não. No modelismo, envolvemos muito os gostos pessoais, e nesse caso, o que pode ser bom para um pode não ser para outro. Por isso sou da opinião que quem deve decidir é o leitor.

      Plastiabraços!!

      1. val

        pelas fotos em macro o produto foi depreciado, resina não é lisa igual plástico , logo , fotos em macro só servem para mostrar coisas que a olho nu não existem!

  4. Pierre

    Bom dia,

    Na minha opinião teria sido uma boa iniciativa se o material utilizado, no caso aqui a resina, fosse de boa qualidade mas pelas fotos o que eu percebi que não é o caso desse exemplar. Com uma resina dessas sem chances do kit ser aceito com força no mercado. O kit merecia complementos em PE pra enriquecer o interior et porões, trem de pouso,etc…pelo preço que está na boa não compro nem a pau….seria jogar dinheiro fora ao invés de comprar um bom kit Tamiya por exemplo.

    Recomendo ao fabricante, se quiser ganhar mercado, melhorar a qualidade da resina e pensar em oferecer algo como PE pra detalhar o modelo.

    ABS

    1. Obrigado pelo seu comentário Pierre!

  5. Ruslan Segursky

    Quem não ouve criticas não aprende.

    A Eduard, um dos maiores e melhores fabricantes de plastimodelos, ouve seu mercado e se aprimora. Vejam o caso da serie do Me109 1/48 que lançaram, ouviram as criticas e refizeram o kit para solucionar os problemas apontados. Isso envolveu o re-projeto do produto e os moldes, caríssimo com certeza.

    A postura de “o projeto custou dinheiro para ser produzido, horas de trabalho e esforço” é uma arrogância sem tamanho, você não fez um favor Alessandro, você desenvolveu um produto, um produto para dar lucratividade para a sua empresa, viu um mercado e tentou atingi-lo, ótima iniciativa, porém analise o que seu mercado diz, veja como pode atender melhor a demanda ao invés de responder de forma infantil à pessoas como o Daniel Iscold.

  6. val

    O kit é muito bacana, e as pessoas que estão criticando não pegaram ele na mão, se baseiam em fotos tiradas em macro, que na minha opinião só servem para mostrar defeitos porque a olho nu não se enxerga assim, muitas ranhuras a olho nu são imperceptíveis. Se o intuito foi auxiliar nas vendas acho que deveria ter feito fotos sem tanto zoom, dá a impressão que quer mostrar somente defeitos, e com isso depreciar o modelo. também não houve no texto nenhuma fala a este respeito, dizendo se é áspero ou se é liso, se está ruim ou se está bom,!

    1. Oi Val tudo bem?

      Obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog. Sobre sua reclamação das fotos em macro, se você acompanha o meu trabalho aqui no Blog você já deve ter percebido que praticamente todas as fotos no Blog são em macro. Em nenhum momento as fotos ou textos tem a intenção de aclamar ou denegrir um produto ou fabricante, isso deve ser feito por vocês leitores e para isso as fotos são uma ótima ferramenta ;). Além do mais o próprio Alessandro adorou as fotos!

      Quanto ao acabamento das peças, que você disse que eu não mencionei, as fotos em macro são justamente para você ver por meio delas como está o acabamento do kit, mas no sétimo parágrafo do texto, eu falo sobre o primer que vem de fábrica e a necessidade de lixá-lo um pouquinho mais.

      Plastiabraço e boas montagens!

  7. Avaliando pelas excelentes fotos do Lucas, não me parece um produto de alta qualidade. É provável que fãs da FAB adquiram o kit, mas o trabalho necessário para trazê-lo à um alto nivel de detalhe e acabamento é gigantesco. A textura e os detalhes superficiais são inconsistentes, e os decais mostram marcas de impressão. No fim, cada modelista deverá avaliar a relação custo benefício.

    1. Obrigado pelo seu comentário Rato!! Mestre dos kits!!

  8. Marcos Bettinelli

    Alessandro, meu nobre.
    Uma coisa é fato. Se vc depende de um produto para gerar receita para os seus negócios, no mínimo o que o mercado e compradores exigem é que se tenha uma boa qualidade e um preço competitivo.
    Pois bem, sendo vc o vendedor deste produto, não é agindo desta forma que vc vai conquistar seus clientes aqui no BRASIL meu querido. O colega Daniel tem a opinião dele e não exatamente precisa montar ou ter o seu produto em mãos para tal comentário. Assim como eu, espero que no mínimo o fabricante tenha bons ouvidos para aceitar opiniões e críticas tanto boas ou más, sendo ambas para o seu crescimento e fortalecimento de sua marca. Um cliente que não compra o seu produto e por mais que não esteja na sua “lista” não significa nada.
    Atente para o seu “pós vendas” e espere por resultados. Se continuar com este seu pensamento “mostre o seu trabalho (modelo) aqui” … sinto muito, mas estará fadado ao fracasso.
    Boas vendas!

  9. Daniel Iscold

    Prezado Alessandro podes encontrar alguns trabalhos aqui neste site (https://iscoldmodelingway.wordpress.com/). Não o tenho alimentado por absoluta falta de tempo tendo em vista os projetos que toco na minha bancada de modelismo (pessoais e para terceiros).
    Me desculpe se fui rude no comentário. Minha intenção não foi de denegrir o seu trabalho, mas sim de fazer uma análise sensata e moderada a respeito do produto que você colocou no mercado.
    Continuo achando sua iniciativa arrojada e necessária!!! Me coloco a sua disposição para lhe ajudar no que for necessário e estiver ao meu alcance.
    Finalmente, não acho que meus trabalhos estão acima da média pelo contrário, ainda tenho muito que aprender. Existem modelistas bem melhores e mais experientes que eu.

  10. Olá Sr. Daniel Iscold, estamos no lançamento e estou acompanhado os nomes de todos os compradores brasileiros e estrangeiros do A29B e para a minha surpresa vosso nome não consta em nenhuma lista, percebo que o Sr. não comprou nenhum kit e muito menos pegou um modelo nas mãos para poder classificar desta maneira taxativa.
    Deixe-me esclarecer o A29B não é apenas uma iniciativa, nosso modelo empregou horas a fio de trabalho, sucessivos testes, dinheiro e colaboradores. Quando projetamos desejamos proporcionar para todos os modelistas “experientes” os desafios do hobby. Desejamos também que os mesmos pudessem construir um modelo até então inexistente no mundo na escala 1/32 e 100% brasileiro. No “partido” do nosso projeto também incluí não só os “plastimodelistas”, mas todos os amantes da aviação poderem vir a ter uma réplica em escala do EMBRAER 314 A29 Super Tucano. Em virtude da sua experiência, por favor nos diga aonde podemos ver fotos dos seus modelos montados.

    1. val

      Indiferente das qualidades de seu kit, a falta de um assento e painel a altura foi o que achei mais falho, qual a lógica se usando resina em não detalhar o interior?? preguiça? Poxa, teria poupado dezenas de críticas se tivesse ao menos atentado melhor ao interior, afinal os acessórios que adquirimos são sempre em resina, então qual o motivo de não vir assentos e interior mais detalhados?

  11. Daniel Iscold

    Minha opinião. O produto produzido pelo Sr. Alessandro não tem a mesma qualidade que um kit produzido atualmente, ou seja definitivamente não é bom.
    Mas não se esqueçam das marcas de países do leste Europeu que antigamente produziam kits de baixa tiragem (Short Run) que tinham péssima qualidade de injeção e detalhes sofríveis. A própria EDUARD, marca aclamada mundialmente já produziu kits sofríveis antigamente. Um belo exemplo é o primeiro Tempest MkV produzidos por eles. Eu posso falar pois já montei um kit desses e outros kits de baixa tiragem. O modelo produzido pela Cacciari precisa de paciência e muita dedicação na montagem para se obter um modelo decente no final. Parabéns ao Alessandro pela iniciativa espero ver mais modelos seus no futuro. Tenha em mente que tens que melhorar o seu produto continuamente.

    1. Daniel,

      Sua colocação está perfeita!

      Plastiabraços!

  12. Rafael Loose Ferreira

    O fabricante acertou o kit e a escala, por esses dois pontos deverá vender muito! Agora, pelas fotos dá pra ver que o modelista vai ter muito trabalho. Inclusive a superfície da resina me pareceu bem áspera. Ou seria as fotos no macro?

    1. Rafael,

      A superfícia está lisa, o fabricante aplica uma camada de primer em todos os kits, porém vai ser necessário dar uma afinada a mais nesse acabamento antes da pintura.

      Plastiabraços!

  13. RICARDO AUGUSTO DOS SANTOS

    Valeu pelo Review.. de fato estava vendo o pessoal comentar sobre esse kit porém, sua análise sanou todas as minhas dúvidas.
    Excelente iniciativa de termos kit fabricados no Brasil, tomara que venham mais modelos e mais fabricantes.

    1. E virão Ricardo!

      O Alessandro já disse que está preparando novos kits, em até outras escalas inclusive.

      Plastiabraços!

    2. Obrigado pelo seu comentário Ricardo!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.