Aviação Reviews 

Review: 1/144 An-225 MRIJA – Revell #04958

A Aeronave,

Myasishchev VM-T

O An-225 Mirya (Sonho/Inspiração) foi projetado na década de 80 como suporte para os projeto do ônibus espacial Buran e também transporte dos foguetes da série Energia. A intenção do projeto era substituir o Myasishchev VM-T que estava sendo usado para a função. A Amodel chegou a comercializar o modelo na escala 1/72, mas atualmente ele encontra-se indisponível no site.

O primeiro voo do modelo foi em Dezembro de 1988 e foram construídas duas unidades, mas apenas uma ficou pronta e operacional na época, a construção do segundo An-225 foi retomada e abandonada diversas vezes ao longo do tempo, acredita-se que ele estivesse em torno de 60-70% pronto em 2016, e um acordo entre a União Soviética e a China se propôs a colocar a aeronave em voo em 2019, porém até o momento nada mais foi comentado (não consegui encontrar fontes atualizadas sobre o assunto)

O desenho do An-225 partiu do seu irmão menor o An-124, basicamente ele é um An-124 com anabolizantes. A aeronave é a maior em operação no mundo, sendo aproximadamente 9 metros maior em envergadura que o Airbus A380. Possui seis motores Progress D-18T turbofans, com capacidade de gerar quase 230 kN de força cada.  Estes motores também equipam o An-124 Ruslan.

O An-225 detém os recordes de maior capacidade de carga e também de voo com maior peso já registrado (247 toneladas somente de carga).

Tudo no An-225 é imenso, seu compartimento de carga (pressurizado) tem 1300m3 de volume e mede 6,4 m de largura por 4,4m de altura e 43 m de comprimento, dizem que é mais longo que o  primeiro voo dos irmãos Wright. O compartimento de carga possui pontes rolantes para ajudar a colocação da carga em posição. Ele é capaz de decolar com até 250 toneladas de carga, mais ou menos uns 50 elefantes.

O trem de pouso é literalmente um trem com nada menos do que 32 rodas. Seu compartimento de cargas tem acesso pelo nariz e pela traseira, no nariz o trem de pouso tem a capacidade de descer bem próximo ao solo, facilitando o trabalho de carregamento pela rampa de carga frontal. Um fato curioso é que para abastecer a aeronave uma frota de caminhões é necessária e o processo de reabastecimento pode durar algumas horas, a título de curiosidade ele leva combustível suficiente para abastecer 14 Boeings 737.

Dependendo da configuração, ele pode precisar de mais de 3,5Km de pista para decolar.

Vale a pena assistir ao documentário abaixo.


 

O kit,

Como na vida real o An-225 é um gigante, o seu kit também não poderia deixar de ser imenso, começando pela caixa, somente a caixa do kit mede 42x60x11 cm. O kit possui até que poucas peças para o tamanho da aeronave, são 227 no total, o kit possui apenas 10 sprues, todos injetados em branco, com exceção de dois para as transparências.

Um 737-800 (Revell) na mesma escala. Comparado a uma única parte da asa é possível, ter uma ideia do quanto o An-225 é gigantesco.

Como a injeção do kit é em branco, facilitando muito a pintura, as fotos ficaram um pouco complicadas de fazer, devido ao excesso de luz, porém a Revell mandou muito bem nas linhas de painel, todas bem finas e aceitáveis para a escala, as asas em especial tem ótimos detalhes.

Um outro ponto que gostei do kit são os motores, o anel externo do motor, que antigamente vinha moldado em duas peças, agora veio em uma única peça, isso ajuda um bocado a dar um bom acabamento ao modelo. Também chama a atenção uma enorme peça para a longarina central, com um reforço extra, pois a extensão das asas é grande e o peso da peça certamente iria atrapalhar a montagem, foi uma sacada bem legal da Revell.

Um coisa curiosa é que a fuselagem se monta em 3 partes, laterais e parte superior, a parte superior compreende uma grande seção da asa e traseira da fuselagem, já me veio na cabeça cortar essa peça em duas e talvez deixar o compartimento de carga exposto por cima..

Falando em compartimento de carga, o kit trás o básico desta importante parte da aeronave, pude notar que faltam muitos detalhes, e alguns, como as escadas internas, não estão tão delicados como a escala exige, certamente alguém já está trabalhando um set de detalhamento em photoetched para esse kit.

O kit impressiona pelo tamanho, porém o único local que sobra para se fazer um trabalho de detalhamento é o compartimento de cargas, e é aqui que o modelista deverá dedicar o seu maior trabalho.

Modelo comparado a um Airbus A-380 (mesma escala)

O cockpit também é bem simples, apenas com os assentos da tripulação e um painel simples, nada de detalhes. O trem de pouso é um show à parte, gostei da forma como foi reproduzido, e certamente será uma das áreas mais trabalhosas da montagem, visto a quantidade de peças para se pintar.

O manual do kit é muito bom e claro com relação as instruções, aliás o modelo pode ser montado em 4 formas diferentes, ver foto. Se você quiser dar uma espiada no manual, faça o download dele aqui. A possibilidade de se montar o modelo com o compartimento de cargas aberto tanto no nariz quando na cauda, é um convite para a composição de dioramas, e inspiração não falta para isso.

Modelo comparado a um C-5 Galaxy (mesma escala)

Os decalques foram desenvolvidos pelo pessoal da DACO, e impressos na Itália, não há nenhuma menção nos mesmos, mas por serem Italianos e estarem bem impressos, acredito que foram produzidos pelo pessoal da Cartograph.

O modelo após montado terá as seguintes dimensões: 587mm de comprimento x 612mm de envergadura, um tamanho que impõe respeito e espaço em qualquer coleção.

 

Aftermarkets,

O kit ainda é bem recente, e poucos aftermarkets foram lançados para ele até o momento, porém a empresa Tcheca New Ware já lançou dois sets de máscaras para ele:

Definitivamente estes jogos de máscaras são mais do que necessários, pois ajudam a poupar um tempo enorme no processo de montagem, principalmente na pintura dos pneus.

Onde comprar,

Este kit poderia ser comprado na Plastic Kits, porém já se esgotou e no importador também 🙁 O pessoal da Plastic Kits disse que já encomendou mais unidades ao importador e esta esperando o novo pedido deles chegar.

Porém não deixa de visitar a seção de aeronaves civis da loja, eles tem modelos incríveis! Clique aqui para ver.

Você já visitou a Plastic Kits nas redes sociais? Se não, dá uma olhada vale a pena!

Plastic Kits no Facebook

– Plastic Kits no Instagram

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Plastic kits por gentilmente ter enviado este kit para review!!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review: 1/144 An-225 MRIJA – Revell #04958”

  1. Alexandre Galvani

    Parabéns Lucas pelo Review desta bela aeronave, gostei do comentário sobre o interior de cargas e sujestão de um diorama numa operação de carga, acredito que logo teremos um para a coleção.
    Abracossss

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.