História & Modelismo Novidades Patrocinadores - Como Comprar Visitas 

Visita fábrica Kovozávody Prostějov e AZmodel

Nossa viagem para a fabrica da Kovozávody Prostějov e AZmodel começa na estação de metrô mais movimentada de Praga, a I.P. Pavlova, onde passam cerca de 120 mil pessoas por dia. De lá, partimos em direção a última estação da linha vermelha, a estação Háje.

Antigamente esta estação tinha o nome de Kosmonautů (estação dos cosmonautas). Inaugurada nos anos 80 a estação faz uma homenagem ao cosmonauta tcheco Vladimír Remek e ao russo Aleksei Gubarev. Como muitas estações de metrô, esta é uma das que mudaram de nome depois da queda do bloco soviético. Atualmente somente uma estátua e um mosaico continuam preservados nesta estação.

Na estação Háje nos encontramos com Mr Jan Polc, que é ilustrador na empresa e que também trabalha para a Guideline Publications e Avalon Decals e Mr. Petr Muzikant, proprietário da Kovozávody Prostějov. Eles nos levaram de carro até a fábrica que fica em uma área mais afastada da cidade muito bonita!

Fomos recebidos muito bem, com direito a até um café da manhã especialmente preparado para nós. Me senti bastante honrado em ter as portas de uma fábrica de modelismo abertas de forma tão agradável para mim e para a Ludmila.

Produção dos kits

Durante nossa conversa, Jan me explicou como é o processo de produção de um kit. Tudo começa com uma ideia e uma vontade, Petr tem em mente algumas ideias, e então eles fazem pesquisas para ver se o kit que se pretende produzir já está ou não disponível no mercado por meio de outro fabricante, ou por exemplo, se já existe um no mercado e o molde é muito antigo e merece um modelo com molde novo, etc. Depois de realizadas estas pesquisas e aprovada a viabilidade de se produzir um kit (afinal de contas o kit precisa ser vendido, pagar os custos de produção e gerar lucro) começa o processo de fabricação dos moldes, e é aqui que fiquei impressionado. Todos os moldes tem os masters feitos à mão pelo próprio Petr Muzikant! Visitamos a sala onde ele faz estes moldes, é simplesmente fantástico o trabalho dele.

Depois de prontos os moldes masters, eles enviam para a produção do molde e injeção, que é feito fora do prédio deles, pois sai mais em conta e aumentam a competitividade e a concentração do trabalho intelectual nos projetos, moldes e decalques. Jan me explicou que eles pretendiam fazer isso dentro da fábrica, mas acabaram decidindo por fazer fora para que o preço dos kits não aumentasse.

O restante é tudo produzido por lá mesmo: decalques, manuais, partes de resina e até mesmo as máscaras de pintura, tudo feito lá. Acredite, a Kovozávody Prostějov é composta por apenas 5 pessoas e juntos eles podem produzir mais de 1200 kits por dia!

A velocidade deles em produzir algo é tão grande, que eles fizeram um teste para saber em quanto tempo eles poderiam produzir um kit desde a sua ideia até estar pronto na caixa, e fizeram o Albatros C.III na 1/72 em apenas 12 dias! Trouxe este kit na bagagem e em breve vou mostrar ele aqui no Blog. Na média um novo kit leva entre um mês e um mês e meio para sair da ideia e ir parar na caixa pronto para ser vendido.

Portfólio

No geral eles lançam em média 10-12 kits novos por mês, tornando-os um dos fabricantes que mais tem novidades. Quanto a qualidade dos kits, depende da aeronave e da projeção de vendas, alguns kits eles acabam fazendo no estilo short run, como é o caso dos planadores, pois investir em um molde de metal para um kit tão simples talvez não seja uma boa ideia. Já para outros kits como no caso do Spitfire e do Me-109, eles produziram um molde de metal, então o nível de detalhes é um pouco maior, também trouxe estes kits para mostrar aqui no Blog.

O molde de um kit short-run permite produzir em média 5 mil kits, enquanto um de metal produz muito mais e com um nível maior de detalhes, porém com custo bem mais alto. Atualmente o catálogo de kits produzidos pela Kovozávody Prostějov e Az Model é de aproximadamente 300 modelos diferentes. Eles também tem uma parceria com a empresa francesa Heller, nessa parceria eles reembalam alguns kits, com novos decais e algumas vezes com sprues extras para novas versões ou armamento, como é o caso do helicóptero Alouette III nas escala 1/72.

Quanto a acuracidade dos modelos, tudo é feito baseado na maior quantidade de informações possíveis, como por exemplo, o kit do helicóptero Cobra, um amigo do Petr tem este helicóptero e obviamente ficou bem mais fácil de tirar as medidas. Algumas vezes eles recorrem a plantas originais como no caso do Hurricane e do Me-109. Sim eles tem plantas originais destes aviões! Quando não, vão até Museus para tirar as medidas, usam fotos e acervos particulares de modelistas, para conseguir a maior fidelidade possível.

Em alguns casos a produção começa melhorando um kit que eles já possuíam, mas que o molde tinha algo de errado ou era antigo demais. Muitos modelos tanto da AZ Model como da Kovozávody Prostějov foram premiados em diversas feiras, fiz algumas fotos mostrando os prêmios.

Notamos uma grande preocupação na fidelidade da reprodução. Detalhes no mínimo ajuste da impressão do decalque (que é feito por eles), o molde, a injeção e todo o cuidado da equipe no manuseio e montagem do projeto e das caixas, já com o kit pronto, ficou visível o cuidado o carinho, e porque não o amor, com que fazem este trabalho.

História da Kovozávody Prostějov

Uma coisa importante que preciso contar é a história da empresa, a KP (Kovozávody Prostějov) é a mais antiga empresa a produzir kits na República Tcheca. Ela era uma empresa estatal (como todas na era do comunismo) fundada em 1968. Na década de 90 foi vendida para mãos particulares, porém, na época, foi comprado [por terceiro] somente o maquinário e os moldes (o nome era muito caro para ser comprado na época). Uma pessoa os comprou e injetou os mesmos kits por cerca de 20 anos sob o nome de KOPRO. Cerca de 7 anos atrás, Petr Muzikant comprou o direito de uso do nome, e assim começou a fabricar os kits com o nome da antiga empresa, mantendo atualmente as duas marcas em atividade AZ Model e Kovozávody Prostějov, mas que pretende aos poucos ir deixando a AZ e ficar somente com o nome Kovozávody Prostějov.

Ele me contou que o seu principal objetivo é manter a tradição da empresa, em respeito aos seus fundadores, e nunca manchar a imagem do que eles criaram. Acho incrível esse respeito pelo que foi construído, me tornei um grande admirador do Mr Muzikant, ele realmente ama o plastimodelismo. A propósito, percebi um excelente clima de união e respeito entre todos os funcionários e pessoas que de alguma forma colaboram com eles. Isso é realmente admirável, e a dedicação do Sr. Petr Muzikant a tudo isso é incrível.

Surpresa!

Agora o que nos deixou realmente surpresos foi ele ter dado de presente para a Ludmila a ilustração original da caixa do kit do Junkers EF 128E/N-1. Isso mesmo, ela ganhou a aviation art original da caixa, feita à mão! Não poderia ter um presente melhor.

E eu também ganhei presente, Mr Mizikant me deu um livro fantástico que conta os 100 anos de história da aviação Tcheca! Aliás a publicação teve o patrocínio da Kovozávody Prostějov, fiquei muito feliz com o presente! (agora eu tenho mais um motivo para melhorar o meu aprendizado em Tcheco).

O livro é incrível e prova mais uma vez como eles tem uma enorme tradição ligada a aviação, que faz a Republica Tcheca ser referência no assunto em todo o mundo. O livro se chama Malé nahlédnutí do století československého letectví (Pequena visão de um século de aviação da Tchecoslováquia), se você quiser comprá-lo, clique aqui.

Fiquei extremamente feliz por ser recebido de uma forma tão agradável e de conhecer como funciona uma fábrica de kits que tem toda uma história e tradição para contar. Compartilhar isso com os leitores do Blog é ainda melhor.

Deixo meus mais sinceros agradecimento ao Mr Mizikant por nos receber em sua fábrica, e espero em breve poder nos encontrar novamente para tomarmos um belo copo de cerveja! Na Zdraví!

É isso caro leito, espero que tenha gostado da matéria e até a próxima!

Ah! e se você ficou interessado em comprar os kits da marca, basta no clicar no logo! E se você for lojista e tiver interesse em representar a marca no Brasil, por favor entre em contato comigo, faço questão de colocá-lo em contato com Mr Muzikant.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

15 Thoughts to “Visita fábrica Kovozávody Prostějov e AZmodel”

  1. André Luiz

    Parabéns pela ótima reportagem, deu água na boca dos novos modelos …
    Já estão na lista de compras….

    1. Oi André, obrigado por deixar seu comentário aqui no Blog.

      São modelos bem diferentes do usual, fáceis de montar e baratos, não poderia ter combinação melhor.

      Plastiabraços!

  2. Alexandre Margonar

    Muito legal Lucas. Impressionante os números de produção de kits com um efetivo tão baixo. Eles estão num nível de excelência de produção invejável. Muito legal a foto com o molde e o sprue, isso dá uma ideia da complexidade de se projetar um kit, e fabricação do molde. Seguindo essa sua serie pela Republica Tcheca. Muito legal. Um forte abraço.

  3. Jose Luiz Dalmiglio

    Oi Lucas,
    Abençoado mesmo!!! Showzissimo!!!
    Obrigado por dividir com a gente!!!
    Forte abraço
    Jose Luiz

  4. sergio

    Oi, Lucas! Muito boa a matéria, imagino como foi a visita. Interessante ter informações mais detalhadas de como são feitos os kits de nosso querido hobby. E a Lud ganhou um presentão.
    Plastiabraços
    Sergio

  5. Luiz Eduardo Barbaro

    Ótima matéria, vocês estão de parabéns!!!

    Um grande Plastiabraço!!!

    1. Oi Luiz,

      Muito obrigado por deixar seu comentário! Fico contente em saber que gostou da matéria, tem mais vindo por aí.

      Plastiabraço!

  6. RONALDO MAGALHAES

    Lucas, parabéns pela matéria. Essa informação de que eles vão abandonar gradativamente a marca AZModel é importante, senão acabamos pensando que o fabricante encerrou as atividades.

    Eu fiquei com uma dúvida: no texto você fala em “molde de um kit short-run” e “molde de metal”. Qual o material do molde para o kit short-run?

    1. Oi Ronaldo, obrigado por deixar seu comentário!

      A diferença entre os moldes é principalmente a durabilidade, os moldes de metal injetam mais kits, ou seja, duram mais do que os moldes short-run. Outra coisa é o nível de detalhamento, com os moldes de metal você consegue injetar peças com mais detalhes.

  7. Ricardo Augusto

    Fantástica matéria Lucas. Fiquei admirado em ver além da cordialidade o carinho e a atenção aos detalhes para proporcionar ao modelista uma enorme satisfação.

    Valeu por nos expor tal conteúdo.

    1. Oi Ricardo, obrigado por deixar seu comentário.

      Fico contente em saber que gostou da matéria, e realmente a dedicação deles é sensacional.

      Boas montagens!

  8. Fabricio Cerqueira Leite

    Parabéns, muito legal mesmo. Achei interessante uma empresa estatal de miniaturas (da época da fundação). Como uma parte do mundo vê o hobby como educação e cultura.
    Valeu

    1. Obrigado pelo seu comentário Fabrício.

      Pois é, é uma visão bem diferente da nossa.

      Boas montagens!

  9. Rogerio 77

    Lucas, você aproveitou pra pedir um AMX e um Super Tucano na 1/72 ?

    1. Oi Rogerio, obrigado por deixar seu comentário!

      Sim, comentei sobre esses e mais alguns também, eles vão estudar a viabilidade 😉

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.