Concursos & Eventos Opens 

Visitando o E-day na República Tcheca

A 18ª edição do E-Day aconteceu na pequena cidade de Lisá nad Labem,  fundada no século XII que fica a apenas 40 minutos de trem de Praga, na República Tcheca. É uma cidade super charmosa, típica do interior Tcheco e com população de apenas 10 mil habitantes. Para ver algumas fotos dessa apaixonante cidade clique aqui.

O E-day é um evento de modelismo promovido pela Eduard que acontecia na cidade de Praga, mas devido ao seu tamanho acabou sendo necessário realocá-lo para um espaço maior,  no ano passado e esse ano foi escolhido um grande galpão localizado nesta cidade.

O evento cresceu de forma assustadora desde a última vez que o visitei em 2011, clique aqui para ver, quando chegamos por lá, eu a Ludmila levamos até um tempo para entender o que estava acontecendo.



Muito público, muitas lojas, kits expostos nas mesas, bate papo com os fabricantes, Mr. Vladmir Sulc mostrou detalhes do novo P-51, assim como Mr. Alfred Riedel da Special Hobby. Infelizmente o bate papo era somente em Tcheco, e eu não sou muito bom [ainda] para entender tcheco (risos). Tinham 1300 kits competindo e mais 700 em exibição pelos clubes… Somando 2000 mil kits!

Eu e Mr Vladmir Sulc, proprietário da EDUARD

Também aconteciam oficinas ao mesmo tempo, que ensinavam de tudo ao longo do evento. Muitos fabricantes demonstravam ali mesmo como utilizar seus produtos e tiravam as dúvidas dos compradores. Com alguns fabricantes, era perfeitamente possível bater um papo em Inglês, porém outros somente em Tcheco, como o pessoal da HPH por exemplo que tinha um maravilhoso B-52 na 1/48!. O evento está ficando internacional aos poucos.

O nível de montagem estava “padrão europa”, muitas montagens estavam em um padrão bem parecido com o daqui, especialmente os kits de aviação. No geral, era um trabalho mais lindo que o outro, com montagens de tirar o fôlego.

Particularmente gosto bem mais do estilo de montagem do pessoal de lá, do que do pessoal da Espanha por exemplo, acho o weathering dos espanhóis exagerado demais. Mas claro, gosto é gosto.

O maior problema que tivemos, se é que isso é um problema, foi que, com a multidão, muita, muita gente, ficou bem difícil para fotografar. Conseguimos fotografar alguma coisa, mas muitos kits que estavam nas mesas que sequer conseguimos chegar perto para ver. O pessoal da Eduard já prometeu encontrar um lugar maior para a o ano que vem, pois este já ficou apertado.

Passei um tempo muito agradável como todos por lá, revi alguns amigos, como o Radek da Miniwings, uma pessoa sensacional e um grande amigo. Também falei com o Mr. Petr “AZ” Muzikant, que aliás visitamos sua fábrica (AZ Model / Kovozávody Prostějov, assim como a fábrica da Special Hobby e da Plusmodel, postarei aqui em breve. Dei muitas risadas como ninguém menos que Mr David Francis editor da revista Scale Aviation Modeller, publicada na Inglaterra pela SAM Publications. Também fiz mais um amigo, o Martin Finger da Special Hobby, outra pessoa sensacional.

A HPH trouxe esse pequeno B-52 na 1/48

Minha maior surpresa foi encontrar um outro brazuca por lá, o Giulio Rocco de SP, que levou alguns modelos para o concurso e foi premiado! Fiz um novo amigo por lá! Ele e sua esposa Flávia são pessoas incríveis. Passamos um tempo ótimo em Praga, com muitas risadas  e até com um maluco bêbado saltando sem roupa no rio Moldava bem na nossa frente hauahuaha.

Uma das coisas bem bacanas do E-day é que eles sempre distribuem um kit de brinde, desta vez um kit de um P-51D Mustang na 1/144, um belo kit! Mas o que me surpreendeu mais foi a honestidade do pessoal de lá, horas depois que haviámos entrando no evento fui ao banheiro e me deparei com um kit destes esquecido por alguém lá, pois bem o kit ficou lá até a hora em que fomos embora. Curiosamente é um grande contraste com o que acontece nos eventos aqui no Brasil, onde o pessoal chega a roubar algumas medalhas das mesas 🙁

Quanto às lojas… Ah, as lojas. Aquilo era uma perdição estirênica! Tinha não só kits bem baratos, helicópteros na 1/72 (por exemplo) a 100 Coroas (equivalente a 20 Reais), mas também havia ótimos lançamentos. Comprei um Yak-23 da Special Hobby por 300 Coroas (60 Reais) e um Val na 1/48 da Wingsy por 30 Euros! (150 Reais), isso sem falar nas ferramentas, pincéis Kolinsky a 10 Reais e por aí vai, uma loucura! Até a Ludmila fez uma comprinha, de um EggTank 🙂 Só pra ter uma ideia, aqui neste link há uma lista de todas as lojas presentes no evento, diz aí se não é pra esvaziar a carteira e voltar pra casa a pé (risos)

Ah tem mais, crianças também tem vez no evento, eles não deixaram de ganhar suas medalhas! isso é o mais legal, incentivar as futuras gerações.

Enfim, chega de papo e vamos às fotos, na deixe de ler as legendas das fotos! (290 fotos)

 

É isso aí, espero que tenha gostado e até o ano que vem!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

20 Thoughts to “Visitando o E-day na República Tcheca”

  1. Ludmila H. Rizzi

    Obrigada pelo carinho de vcs! O Lucas ficou muito empolgado de poder fazer a cobertura do evento e dos passeios. Eu e meu cartão de crédito ficamos cheios de compras. Muitos kits, pinceis e etc…….

    Continuem acompanhando o Blog que jajá tem mais posts da viagem.

    #Melevadevolta!

    Plastiabraço kkkkkk

  2. Pavel

    Hi Lucas, this is the proud dad from the photo you took. I’m glad you enjoyed your stay here and made it home safe. Hope to see you guys next time in my country! Pavel

    1. Hi Pavel, thank you so much for leave your message 🙂

      It was glad to us meeting you and your son a E-day too. It is so nice to see kids making models, and making well!

      I love your country, and hope back soon.

      Best regards!

  3. Muito legal Lucas! Bela viagem e bela matéria!
    Abs

  4. Giulio Rocco

    Oi Lucas e Ludmila !
    O evento é espetacular em novidades, modelos, compras e sua matéria e fotos mais ainda!
    Parabéns pela cobertura e quem dera ter mais tempo por lá para ver os museus e fazer os passeios que vocês fizeram. Fica pra próxima…..
    Obrigado pela amizade e em prol do modelismo pode contar conosco!
    E vamos tomar uma Becherovka!
    Grande abraço.
    Giulio e Flávia

    1. Grande Giulio!

      Fico contente em saber que gostou da cobertura do evento, na próxima vez faremos os passeios juntos heheheh

      Precisando de algo é só chamar e vamos abrir essa garrafa de Becherovka!

      Na Zdraví!

  5. Jose Luiz Dalmiglio

    Oi Lucas,
    Parabens pela maravilhosa viagem!!!
    Muito obrigado por dividir tão bem suas experiências e as fotos, que estão excelentes!!!
    Tenho um desejo de ir a um Eday já não é de hoje, devo ir no próximo ano.
    Vou estar em SP no Pama 2019 e se o amigo tiver um tempinho sobrando, será um prazer bater um papo.
    Fortissimo abraço Guarujaense
    Jose Luiz Dalmiglio

    1. Oi José Luiz,

      Obrigado pelos elogios, sempre fico feliz quando algum leitor dedica um pouco do seu tempo para escrever para mim.

      Sobre ir ao E-day, esta é minha segunda vez por lá, e confesso que quero ir mais vezes hehehe, também está na minha lista Telford, que talvez seja o maior do mundo.

      Se eu estiver no PAMA pode me procurar que conversamos com certeza.

      Um grande plastiabraço!

  6. Horst A. H. Fuhrmann

    Lucas, parabéns pela reportagem e obrigado por compartilhar esta magnífica experiência com seus leitores.
    Realmente a europa é maravilhosa: a cultura, a educação e a determinação dos povos deveria ser um espelho para todos nós.
    Saudações,
    Horst

    1. Oi Horst!

      Obrigado por comentar aqui no Blog, sempre que alguém dedica um tempo para escrever umas linhas para mim fico feliz 🙂

      Você tem toda razão o velho mundo é fantástico e está centenas de anos a nossa frente como sociedade, é incrível ver o que eles conseguiram por lá somente com uma sociedade mais educada e consciente. Quem sabe daqui algumas centenas de anos também possamos estar como eles.

      Plastiabraço!

  7. Delzio Emidio Mata

    Olá, Lucas!
    Que viagem espetacular que foi, para novos conhecimentos do plasti!!!
    E, o mais importante, o passeio em família!!
    Estas notícias de preços nos deixa muito tristes qdo pesquisamos as lojas daqui pra comprar alguma coisa.
    E dá sim, medo de voltar à pé….kkkk
    Abraço!

    1. Oi Delzio, obrigado pelo seu comentário 🙂

      Fico contente que gostou do post, e poder trazer um pedacinho do que foi evento para vocês me deixa bastante feliz.

      Quanto aos preços realmente desanima, e eu fico me perguntando se para o plasti que de certa forma é algo supérfluo, imagine o quanto não poderia custar mais barato outras coisas essenciais como medicamentos por exemplo, pagamos um preço alto pela como nosso país é administrado, infelizmente.

      A Ludmila teve que me segurar para não voltarmos para casa a pé!haahah

      Plastiabraços!

  8. hahahaa vamos juntos da próxima vez Sérgio!

    Um grande plastiabraço!

  9. Luiz Eduardo Barbaro

    Fantástico!!!! Sem palavras!!!!

    1. Fala Luiz!

      Obrigado pelo seu comentário! Rapaz, esse evento é legal, agora tenho de ir a Telford que é o maior do mundo heheh

      Plastiabraço!

  10. Marcelo Albuquerque

    Beleza da viagem Lucas ! Mas cadê os navios ? só vi dois velereiros. Não tinha um modelo militar ?

    1. Oi Marcelo,

      Conforme expliquei no texto, estava tudo muito cheio de gente, mal conseguimos fotografar alguns kits, teve coisas que nem vi.

      Mas tinham navios sim rsrsrs

      Plastiabraço!

  11. Parabéns Lucas & Ludmila!
    Excelentes imagens e que delícia de viagem deve ter sido.

    Abraços

    Osmarjun

    1. Opa Osmar, que bom que gostou.

      A viagem foi ótima, o velho mundo é um lugar muito bonito, todo mundo deveria visitar uma vez na vida.

      Um grande plastiabraço!

  12. sergio

    Oi Lucas! No meu entender o E-Day só teve um problema, eu não estar lá! Fabuloso! quemsabe num próximo nos vemos por lã.
    Plastiabraços
    Sergio

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.